Aprenda a Usar a Função SUMX no Power BI

A função SUMX no Power BI é muito legal e se assemelha muito a SOMAPRODUTO do Excel, mas como ela funciona e qual o seu objetivo? Essas são respostas que você descobrirá aqui neste incrível tutorial.

A função SUMX no Power BI soma valores no Power BI, mas diferente da SUM ela nos permite fazer mais algum cálculo como, por exemplo, fazer uma multiplicação dos valores e tendo este resultado fazer, em seguida e de forma automática, a soma.

Veja que em nossa tabela de exemplo temos várias colunas, mas trabalharemos com o total dos valores e para isso teremos que multiplicar a Quantidade pelo Preço e ao final somar os valores encontrados:

Colunas usadas para realizar a função SUMX no Power BI

Clique em Modelagem, Nova Medida e em seguida dê um nome a ela e já chame a função SUMX:

Abrindo função SUMX no Power BI Veja que o primeiro argumento que a função SUMX no Power BI nos pede é a tabela na qual queremos extrair a informação e ao informar a tabela devemos agora fazer nossa “continha” que neste caso será uma multiplicação:

Cálculo da função SUMX no Power BI

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receba Aulas Gratuitas de Power BI

Preencha abaixo para receber conteúdos gratuitos de Power BI!

Seu email está SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Afinal, o que fizemos?

Primeiro o Power BI multiplicou linha por linha e após ter todos os resultados, ele somou todos os valores.

Para sabemos qual foi o resultado final do nosso cálculo podemos inserir um cartão e em Campos inserirmos nossa medida e pronto:

Resultado de função SUMX no Power BI

Enfim, simples, né?

A função SUMX no Power BI é muito legal e não necessariamente, você deve utilizar só a multiplicação. Fique à vontade para fazer testes e usar com outras opções.

Quer aprender Power BI e se tornar um Expert no assunto? Clique na imagem abaixo:

Curso online de Power Bi - Ninja do Excel

Posts Relacionados: