Função TOPN no Power BI – Aprenda Como Criar Ranking

Função TOPN no Power BI – Aprenda Como Criar Ranking

A Função TOPN no Power BI é uma função incrível e que normalmente utilizamos juntamente com outra função para termos como resultado um ranking.

É verdade, você pode fazer um ranking no Power BI de maneira bem simples com um recurso de filtro do próprio programa.

Contudo, você sempre pode modificar esse contexto utilizamos a Função (DAX) CALCULATE e nesse momento juntamente com a Função (DAX) TOPN.

Videoaula: Como Criar Ranking no Power BI – TOP 5 no Power BI

Duas alternativas incrivelmente práticas (Sem Usar a Função RANKX)

Aprenda a Criar Ranking no Power BI com Função (DAX) TOPN 

Antes de mais nada, vamos criar um visual onde vamos mostrar os produtos e o Faturamento (a soma de todas as vendas que estão na coluna Valor):

Visual para Função TOPN no Power BI

Nosso visual ficou superinteressante, porém, ele nos mostra muitos produtos quando nós desejamos ver os 5 primeiros. Sendo assim, é justamente nesse momento que entra a Função TOPN.

Como usar a Função TOPN no Power BI – Passo a Passo

Neste momento vamos criar uma medida e darmos um o nome a ela de Top 5 e imediatamente chamamos a Função (DAX) CALCULATE, e em seguida, iremos informar a expressão que será o Faturamento:

Aprender Power BI Agora sim vamos chamar nossa Função TOPN. Ela nos pede alguns argumentos. O primeiro é a quantidade de linhas que desejamos mostrar.

Nesse caso vamos digitar o valor 5, pois queremos um top 5.

Agora precisamos indicar uma tabela e fazemos isso a partir da Função (DAX) ALL já queremos que a análise seja feita com todos os produtos sem filtro.

Para finalizar esta etapa, como orderBy_expression chame novamente a medida de Faturamento para logo em seguida fechar esta função:

Curso de Power BI

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receba Aulas Gratuitas de Power BI

Preencha abaixo para receber conteúdos gratuitos de Power BI!

Seu email está SEGURO conosco!

 É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Finalizaremos usando a Função (DAX) VALUES para analisar os produtos e fecharemos a Função CALCULTE:

Values para Função TOPN no Power BI

Finalmente vamos colocar a Função TOPN dentro de um visual substituindo a nossa medida de faturamento. Pronto usamos a função TOPN no Power BI para criar um ranking:

Inserindo Função TOPN no Power BI

Curso de Power BI para Iniciantes

Por fim, se você está querendo aprender Power BI do Zero, temos uma ótima notícia! Pois, este curso foi desenvolvido totalmente para você absolutamente do zero no Power BI. Com ele, você terá uma base realmente sólida para poder dominar a ferramenta, então clique no link abaixo e conheça mais.

curso-power-pi

Veja aulas demonstrativas do Curso de Power BI ➜

Aprenda mais sobre o Power BI: