Aprenda Como Usar a Função DISTINCT no Power BI

Aprenda Como Usar a Função DISTINCT no Power BI

Se você está iniciando sua jornada no Microsoft Power BI e deseja aprender a usar a função DISTINCT no Power BI, você veio ao lugar certo.

Neste guia, exploraremos uma ferramenta poderosa para gerar colunas com dados distintos e sem duplicidade. A função DISTINCT permite filtrar e analisar informações eficientemente, facilitando a visualização e compreensão dos seus dados.

No mundo dos negócios e análise de dados, identificar informações exclusivas é essencial para tomar decisões informadas. Com o Power BI, uma das principais ferramentas de análise de dados, a função DISTINCT desempenha um papel fundamental.

Além disso, ao aprender a usar essa função, você poderá gerar uma coluna com valores únicos, eliminando a duplicidade e simplificando o processo de análise de dados.

Seja você um profissional de marketing, estudante ou empreendedor, este guia fornecerá os fundamentos necessários para aproveitar ao máximo o Power BI e a função DISTINCT, ajudando-o a transformar seus dados brutos em informações valiosas.



Aprenda Como Usar a Função DISTINCT no Power BI

Abaixo temos uma tabela com alguns dados de vendedores:

Função DISTINCT

Nossa intenção é criar uma nova coluna sem a duplicidade dos vendedores. Até porque na coluna “Vendedor” existem diversos nomes repetidos.

Acessando a exibição de dados, clique na guia Ferramentas da tabela >> Nova tabela:

Função DISTINCT, nova tabela

Em seguida, criaremos um nome para nossa tabela que se chamará “Vendedores únicos”, e depois inserir a função DISTINCT e mencionar o nome da tabela base e a coluna “Vendedor”:

Função DISTINCT, dados da função

E ao pressionar a tecla “Enter” para confirmar, teremos uma coluna com todos os nomes dos vendedores sem incluir duplicados:

Função DISTINCT, resultados únicos

Posteriormente, clique na seta localizada ao lado direito do título da coluna e selecione “Classificar em ordem crescente”:

Função DISTINCT, classificar

Vejamos o resultado:

Função DISTINCT, resultado da classificação

Logo após, contaremos o número de linhas ou de dados localizados na coluna do “Vendedor”.

Criando uma nova medida, informe o nome da medida e use as seguintes funções:

COUNTROWS(DISTINCT(Tabela1[Vendedor]))

Função DISTINCT, countrows

Finalizando, crie um cartão e insira a medida “Quant Vendedores” dentro do cartão. E por fim teremos o resultado:

criando cartão

 


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Power BI: