O Power BI é uma das ferramentas mais poderosas para visualização e análise de dados, oferecendo funcionalidades que permitem transformar informações complexas em relatórios interativos e gráficos fáceis de entender. Com algumas dicas inteligentes no Power BI, você pode elevar ainda mais a qualidade dos seus projetos e análises.
Contudo, para maximizar a eficiência no uso do Power BI, é importante conhecer algumas dessas dicas que podem otimizar seu fluxo de trabalho e a qualidade de suas análises, tornando o processo mais rápido e assertivo.
Vamos ver algumas delas!
Dica 01: Use uma Tela de Perguntas e Respostas (Q&A)
O recurso de Q&A no Power BI permite que você faça perguntas sobre seus dados e receber respostas instantâneas em formato de gráficos.
Ou seja, isso pode acelerar análises simples sem a necessidade de criar relatórios manuais.
Então, para utilizar esse recurso, vá até painel do Power BI, selecione a opção de Inserir, depois, clique no ícone de Perguntas e Respostas (Q&A ou P e R) e digite perguntas como “Qual foi o total de vendas em 2023?” ou “Exibir vendas por mês”.
Dica 02: Explore Gráficos Personalizados no Microsoft AppSource
O Power BI oferece uma vasta galeria de gráficos personalizados disponíveis no AppSource, permitindo que você adicione novos tipos de visualização ao seu relatório.
Sendo assim, para acessar essa opção, vá até a guia de Visualizações, posteriormente, clique nos três pontos “…” e em Obter mais visuais.
Assim, ao abrir uma janela de opções, procure os gráficos que desejar e adicione-os ao seu relatório.
Dica: 03 Atalhos para Agilizar a Navegação
Conhecer os atalhos do teclado do Power BI pode economizar muito tempo durante a criação e edição de relatórios.
Sendo assim, segue os principais atalho do Power BI:
- Ctrl + C e Ctrl + V: Copiar e colar visualizações ou elementos.
- Alt + Shift + seta: Mover visualizações com precisão.
- Ctrl + G: Agrupar visualizações, facilitando a organização de objetos no relatório.
Dica 04: Otimize o Desempenho com Modelagem de Dados
Por fim, entendemos que o Power BI pode trabalhar com grandes volumes de dados, mas o desempenho pode ser afetado se o modelo de dados não for bem otimizado. Algumas dicas incluem:
- Reduzir colunas e linhas desnecessárias;
- Ativar agregações quando possível, para resumir dados de grandes tabelas;
- Evite colunas calculadas e prefira medidas;
- Use variáveis no DAX para ajudar a melhorar o desempenho, especialmente em fórmulas complexas;
- Remover tabelas e colunas que não serão utilizadas em relatórios ou dashboards;
- Carregue apenas dados necessários;
- Use relacionamentos de um para muitos sempre que possível, evitando relacionamentos complexos como muitos para muitos, que exigem mais processamento.
Portanto, aplicando essas dicas inteligentes no Power BI, você poderá construir análises mais rápidas, precisas e visualmente impactantes.
Curso de Power BI Completo:
Este é o curso que vai te transformar em NINJA no Microsoft Power BI. Curso do ZERO ao Avançado em videoaulas passo a passo. Carga horária +20 horas (e crescendo com aulas novas).
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!