Para muitas pessoas, fazer uma apresentação faz parte do dia a dia, com dezenas de apresentações de alto impacto acontecendo quase que semanalmente, o que por outro lado não deixa de ser motivo de ansiedade e muito estudo, afinal de contas, não é todo mundo que possui a comunicação como o seu ponto forte.
Para essas pessoas, fica muito claro que a comunicação, mesmo com suas mudanças e dificuldades, é um pilar essencial para o sucesso pessoal, e até mesmo coletivo de uma empresa ou equipe, sendo essencial saber como realizar as apresentações de alto impacto e controlar todas as mudanças que envolvem esse tema.
O primeiro passo para conseguir realizar uma boa apresentação é este, compreender a importância dela, e que são muitas coisas que geram uma boa apresentação, mas sem dúvidas a mais relevante é a prática, pois a prática leva à perfeição. Se você está aqui, já deu o principal passo, que é entender que deve procurar por soluções e auxílio para fazer apresentações de alto impacto.
Sendo assim, este artigo tem o foco de te orientar completamente para que domine toda a parte prática e teórica de como se construir uma comunicação efetiva e completa a tal ponto que, as apresentações de alto impacto vão se tornar uma rotina para você.
A primeira coisa a se compreender é que uma comunicação de modo geral, não é nem nunca será uma ciência exata, como se você seguisse um script e tudo funcionasse perfeitamente e no final obtivesse sempre o mesmo resultado, se fosse assim seria ótimo, mas lidar de com pessoas e transmitir mensagens sempre tem eco, variáveis, dúvidas e pontos frágeis.
Entendendo isso, saiba que a forma que você se comunica em apresentação A pode ser completamente diferente da apresentação B e, mesmo assim, ambas funcionarem perfeitamente, sendo apresentações de alto impacto distintas, mas eficazes.
Entenda as engrenagens de uma apresentação
- O que é dito;
- Por que é dito;
- Postura;
- Forma com que se comunica;
- Para quem está se comunicando;
- O contexto.
Todas essas são variáveis que impactam diretamente em apresentações, indo muito além de simplesmente saber como lidar com pessoas e sua própria timidez. Sendo assim, o principal foco deve sempre ser lidar com todas as variáveis, compreender cada uma das especificidades para desenvolver uma comunicação assertiva e sem ruídos, gerando apresentações de alto impacto.
Pilares universais para boas apresentações de alto impacto
Por mais que existam variáveis e coisas que devem ser ajustadas para se encaixar em cada situação, todas as suas apresentações sempre terão a mesma base.
Uma apresentação é acompanhada e completada por um slideshow com informações relevantes e ilustrações do que está sendo dito, com isso, faça uso das ferramentas que mais te ajudarem.
Toda apresentação deve ter:
- Boa comunicação visual;
- Bom design;
- Comunicação verbal precisa;
- Conteúdo relevante e de impacto.
Esses são os pontos que fazem uma simples apresentação se tornar de alto impacto, gerando engajamento das pessoas que a acompanham, memorização e até mesmo interação.
Veja também:
- 7 Dicas de como ter uma COMUNICAÇÃO ASSERTIVA no Trabalho
- O que é comunicação interpessoal e como aplicá-la no trabalho
- Como as Pessoas se tornam LÍDERES? 10 dicas para se tornar LÍDER
Conteúdo relevante
Não é exagero afirmar que tudo começa pelo conteúdo, e isso o que vai determinar o quão impactante vai ser a apresentação.
O que vai ser comunicado e a forma deve estar diretamente ligado às pessoas que o assistem, nem mesmo a melhor apresentação consegue impactar e cativar um público se não for do interesse comum.
Um erro muito normal que mina todas as apresentações de alto impacto é não levar em conta o que as pessoas que o assistem realmente procuram, qualquer tipo de comunicação para obter sucesso deve ser planejada com base no que os espectadores procuram saber, não o contrário.
Apresentações de alto impacto se encaixam no público, não o contrário.
Dados x ponto de vista
Um dos pontos mais importantes da apresentação é a forma com que você é visto, ou seja, em outras palavras a autoridade que rodeia a sua imagem, deve-se sempre transmitir a ideia ou provar que você é experiente, compreende e sabe do que está falando.
Por isso, busque sempre por informações relevantes que corroboram com o que está buscando dizer como estudos acadêmicos, livros e trabalhos científicos. Por mais que, no fim das contas, as palavras não sejam suas, isso vai te conferir autoridade.
Postura
Tudo relacionado às informações vai passar necessariamente pela sua imagem, por mais que utilize estudos e trabalhos como base, ainda assim, o comunicador final é você, e todas as informações estarão ligadas a sua autoridade e postura.
Por isso, tudo o que está sendo dito é muito importante, mas você não deve de forma alguma ignorar ou deixar de lado a forma como se porta, postura, comunicação não verbal, linguagem corporal e tudo isso.
Para se desenvolver completamente no ramo da comunicação para conseguir fazer excelentes apresentações de alto impacto, veja este artigo que te mostra a importância e o impacto da imagem profissional na reputação.