Como definir os Indicadores Estratégicos da Empresa

Como definir os Indicadores Estratégicos da Empresa

O desempenho e os indicadores estratégicos são algumas das métricas e informações mais importantes para qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena e o que mais complica toda a situação e modelo de gestão é que mesmo o mais bem sucedido plano de uma corporação pode falhar se aplicado em outra.

Tanto as atitudes quanto, indicadores estratégicos eles podem sim, servir como inspiração sendo incorporados e adaptados, porém, de forma alguma vão surtir o mesmo efeito, por isso, o primeiro passo para defini-los e  monitorar a fundo é entender as especificidades de seu negócio.

Em algum momento, todos já ouviram ou vão ouvir falar de indicadores estratégicos, KPIs e muitos outros termos que servem para designar a mesma coisa, que é analisar e mensurar o desempenho de performance de diversos setores, áreas, e até mesmo ações dentro de uma empresa.

Com isso a importância de saber o que é e como medir os indicadores (Key Performance Indicator) fica ainda mais claro. Todo bom gestor compreende que a gestão e tomadas de atitudes devem sempre ser baseadas em análises de dados, tanto das informações atuais da corporação como as que almejam ser alcançadas. Sendo assim, a importância de possuir bom manejo de indicadores fica ainda mais visível, afinal, eles que vão lhe fornecer as informações sobre como anda a empresa de forma detalhada e precisa.

Porém, a tarefa não termina por aí, mesmo utilizando indicadores e tomando atitudes baseadas neles, não é sinônimo de sucesso no empreendimento, é preciso fazer a análise de dados correta. 

Como se não fosse o suficiente, ainda assim, não é garantia de sucesso, pois, como já foi citado, para que as ações sejam corretas, além da análise de dados é preciso que os indicadores estratégicos sejam escolhidos da forma correta. 

Isso ocorre, pois, existem diversos KPIs, sendo aplicados para qualquer coisa, ou seja, alguns se aplicam para o seu nicho de atuação mas outros não, da mesma forma que podem ou não te ajudar  a chegar na raiz do problema e elaborar a solução.

Sabendo de toda a importância dos indicadores e que determinar um que não se encaixe em seu nicho, modelo de negócio ou até mesmo em suas especificidades pode te custar muito tempo e dinheiro, fica simples compreender a importância da análise para determinar os seus indicadores estratégicos. Por esta razão, todo este artigo foi elaborado, para que consiga identificar e utilizar os que mais vão ser benéficos para você.

Porque escolher os melhores indicadores estratégicos

Indicadores são as informações que guiam o gerenciamento de sua empresa, por esta razão, vamos a um rápido exemplo de seus benefícios:

  • Mensurar, detalhar e compreender a evolução e progresso da empresa;
  • Facilita visualização dos processos internos e melhora a tomada de decisão;
  • Reúne em um só lugar diversas variáveis;
  • Indica qual o problema e como pode ser resolvido;
  • Monitora constantemente os resultados de todos os processos internos de uma empresa.

O que deve ser levado em consideração na hora de escolher o indicador

Como tudo na vida, antes de mais nada é necessário saber qual o objetivo de sua gestão, e quais são os pontos fortes e fracos de sua empresa, determinar os KPIs é uma tarefa que deve ser feita com muito cuidado, por esta razão, preste muita atenção nos próximos tópicos, pois, eles indicam a você tudo o que deve ser analisado na hora de determinar suas avaliações.

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Defina o seu objetivo

Esse ponto não se aplica somente aos indicadores estratégicos, mas também em diversas outras áreas da vida, para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Sendo assim, a primeira coisa é compreender onde deseja que sua empresa chegue.

Entenda as suas necessidades

Entendendo qual é o seu objetivo principal, agora é o momento que o conhecimento de seus processos se faz necessário, pois, vai precisar avaliar quais são seus pontos fortes e deficiências para só então escolher os indicadores estratégicos que mais se encaixam em seu negócio.

Com base nos seus objetivos e no ponto de partida, você definirá seus indicadores, os que mais se encaixam no foco.

Compreenda as informações que vão retornar

Todas as atitudes tomadas com base em indicadores têm o potencial de fazer com que ocorram muitas melhorias e evolução, porém, para que isso aconteça é necessário que a escolha de seus indicadores estratégicos seja feita com muito fundamento e utilizando o seu objetivo final como um “norte”.

Gere uma cultura sobre os indicadores estratégicos

Criação de KPIs é apenas o primeiro passo, ainda há muito trabalho, primeiro por conta que dados e informações por si só não servem de nada.

Indicadores estratégicos devem sempre ser muito bem analisados, religiosamente monitorados e interpretados.

Primeiro pois, as informações apenas indicam, e muitos dos gestores sequer conferem os KPIs com frequência. E ainda por cima, a interpretação é a parte mais importante do processo, por isso, a análise deve ser constante para identificar melhorias e quedas de rendimento.

Compreender os indicadores estratégicos é o primeiro passo, por isso, não deixe de conferir este outro artigo que contém os indicadores mais utilizados do mercado no ano de 2022.