BYROW Excel: Automatize Fórmulas SEM Copiar e Colar

Você já se pegou copiando e colando fórmulas no Excel várias vezes só para aplicá-las em diferentes linhas?

Pois é, além de ser trabalhoso, esse processo aumenta as chances de erro e deixa sua planilha nada prática.

Mas a boa notícia é que existe uma solução: a função BYROW.

Com ela, você consegue automatizar fórmulas linha a linha sem precisar repetir comandos manualmente.

Ou seja, basta escrever uma vez e o Excel faz o trabalho pesado para você. Isso significa mais produtividade, menos erros e uma planilha muito mais inteligente.

Vamos colocar em prática!

BASE DE DADOS

Aplicando a Função BYROW

Observe que, temos uma tabela no Excel, contendo os produtos e os seus respectivos valores em cada loja:

Tabela de Preços no Excel
Tabela de Preços no Excel

No caso, gostaríamos de saber o valor total, maior valor e menor valor de cada produto.

Sendo assim, podemos aplicar a função SOMA e arrastar a fórmula para as demais células, por exemplo:

=SOMA(C3:G3)

Aplicando Função SOMA no Excel
Aplicando Função SOMA no Excel

Contudo, aplicamos a função SOMA em cada linha, percorrendo toda a base de dados.

Então, podemos usar a função BYROW, responsável por aplicar automaticamente uma fórmula em cada linha de um intervalo, sem a necessidade de copiar e colar manualmente.

Portanto, aplique a função BYROW, selecione a matriz com os valores e aplique a função SOMA:

=BYROW(C3:G17;SOMA)

BYROW com SOMA no Excel
BYROW com SOMA no Excel

Assim, ao pressionar ENTER, a função BYROW aplica automaticamente o cálculo em cada linha, exibindo o total de forma leve e sem sobrecarregar sua tabela.

BYROW com SOMA no Excel
BYROW com SOMA no Excel

Neste caso, você pode combinar a função BYROW com a função MÁXIMO para identificar automaticamente o maior preço dentro da sequência de valores de cada produto, conforme o exemplo abaixo:

BYROW com MÁXIMO no Excel
BYROW com MÁXIMO no Excel

Isso serve com a função MÍNIMO, que juntamente com a BYROW trás os menores valores dos produtos da tabela:

=BYROW(C3:G17;MÍNIMO)

BYROW com MÍNIMO no Excel
BYROW com MÍNIMO no Excel

Dica Ninja: Sem Células em Branco com BYROW

Lembrando que, se você quiser, pode selecionar uma matriz maior, inclusive com células em branco, prevendo que, conforme for acrescentando novos produtos, as funções realizarão os cálculos automaticamente.

=BYROW(C3:G87;SOMA)

Selecionando Intervalo Maior com BYROW no Excel
Selecionando Intervalo Maior com BYROW no Excel

Contudo, após os dois pontos “:” coloque um ponto “.”, para que não apresente o valor 0 nas linhas vazias:

=BYROW(C3:.G87;SOMA)

Dica Ninja ao Selecionar Intervalos no Excel
Dica Ninja ao Selecionar Intervalos no Excel

BYROW com LAMBDA e PROCX

Ainda com a base de dados apresentada, gostaríamos de saber qual empresa trás o menor valor do produto.

Sendo assim, aplique a função BYROW, selecione a matriz com os valores, selecione a função LAMBDA.

=BYROW(C3:G17;LAMBDA(

BYROW com LAMBDA no Excel
BYROW com LAMBDA no Excel

Posteriormente, coloque o parâmetro como “precos”, aplique o PROCX, função MÍNIMO e selecione o argumento de “precos”.

Por fim, chame novamente o argumento de “precos”, selecione o nome das empresas e fixe eles com F4:

=BYROW(C3:G17;LAMBDA(precos;PROCX(MÍNIMO(precos);precos;$C$2:$G$2)))

BYROW com LAMBDA e PROCX no Excel
BYROW com LAMBDA e PROCX no Excel

Após fechar todos os parênteses, temos o resultado abaixo:

Resultado do BYROW com LAMBDA e PROCX no Excel
Resultado do BYROW com LAMBDA e PROCX no Excel

Portanto, com as dicas acima, você saberá utilizar a função BYROW na sua base de dados no Excel.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: