As formas de se trabalhar evoluíram muito ao longo dos anos, hoje profissões que não existiam existem, profissões que existiam foram extintas, e o método de trabalho foi expandindo, hoje podendo escolher entre CLT, freelancer ou prolancer.
Você provavelmente pode não conhecer todos os 3, ou pelo menos não conhecer a fundo todos eles, mas seja CLT, freelancer ou prolancer, algum deles é perfeito para você, e se você é empresário, algum deles é perfeito para o cargo que você está atrás.
Tudo o que você precisa fazer é entender a função de cada um, entender o que exatamente a sua empresa precisa naquela vaga específica, e a partir daí, considerar qual você contratará.
CLT, Freelancer ou Prolancer? Entenda:
Para poder resolver essa questão, a principal questão que você precisa entender é exatamente o que cada um desses regimes é, só assim você entenderá se é de um deles que você precisa para a vaga que você tem disponível.
Falaremos primeiro então da CLT. Ela é o regime mais comum entre CLT, freelancer ou prolancer, se a sua empresa não é uma MEI, e se você tem um tempo de estrada é certeza que você sabe do que estamos falando.
Um regime CLT, é um regime de trabalho fixo, de forma contratual, que diz respeito à forma mais comum de se empregar no Brasil.
Também conhecido como Consolidação das leis de trabalho, a CLT é a forma de um empregado contratar um funcionário de maneira formal, seguindo todas as normas e direitos trabalhistas que nosso país exige.
Quando você contrata um funcionário nesse regime, ele terá um vínculo trabalhista com você até que uma das partes decida encerrar o vínculo, pode ser o empregado pedindo demissão ou você demitindo.
Existe ainda a justa causa, que é quando você demite por um motivo que atrapalhava a empresa de alguma coisa.
E aí existem todos os encargos trabalhistas que você precisa arcar, todos os gastos que você precisa ter, desde a legitimidade dele quanto funcionário, até alguns impostos, pagar o FGTS, futuramente o décimo terceiro, férias remuneradas e tudo mais.
Dentre CLT, freelancer ou prolancer, CLT é o mais burocrático, mas é o que garante que aquele funcionário vai dar prioridade para a sua empresa.
Freelancer
Agora falaremos do freelancer provavelmente o mais livre dentre os funcionários que trabalham em CLT, freelancer ou prolancer.
O freelancer é a pessoa que tem uma mão de obra e vende ela para empresas ou pessoas limitadamente, sem um vínculo empregatício permanente.
Ele, na verdade faz contratos que são por trabalho, ou seja, assim que ele termina de prestar aquele serviço, o seu vínculo se encerra aumenta mente até que ele resolva fazer outro.
Pensando em CLT, freelancer ou prolancer, esse tipo de contrato é o menos burocrático possível, e não existem encargos praticamente para serem pagos pelo contratado, tornando um tipo de vínculo bem vantajoso do ponto de vista financeiro, isso para os dois lados.
Se dá para apontar um problema, é que o freelancer não é seu funcionário, ele só trabalhará para você se ele quiser e tiver disponibilidade, e se vocês conseguirem chegar a um acordo financeiro.
Então se ele for realmente muito talentoso, ele está à mercê do mercado, e pode não trabalhar para você.
Prolancer
Entre CLT, freelancer ou prolancer esse provavelmente é o menos conhecido, basicamente por ser uma modalidade recente de se trabalhar, algo que veio para transformar a vida do freelancer em algo mais seguro e até mais profissional, mas mantendo a liberdade que ele tanto presa.
Para quem não sabe, o prolancer é a forma profissional de um freelancer trabalhar. Basicamente, o prolancer se inscreve em alguma empresa que trabalha para ligar a ele a um possível contratante.
A ideia é simples, uma das desvantagens de ser freelancer é que você tem que se promover, tem que procurar por clientes, e isso pode ser um tanto quanto desgastante, e fará com que entre dinheiro na conta.
Mas, se o freelancer se cadastrar em uma plataforma, os clientes vão procurar por ele, e isso faz com que ele não tenha que se desgastar sendo visto. Dentre CLT, freelancer ou prolancer, essa é uma das formas mais inteligentes de se trabalhar.
E daí vem o nome prolancer, que faz com que o trabalho de freelancer seja mais profissional, tendo a plataforma como intermediário. Existem vários tipos de plataformas que prestam esse tipo de serviço, e aí depende do freelancer encontrar a melhor para si.
Qual é a melhor para sua empresa?
Agora que você já sabe o que é CLT, freelancer ou prolancer, é a hora de entender qual pode funcionar melhor para a sua empresa, o que não é muito difícil, é só você pensar o que você quer desse funcionário.
Se você precisa de alguém para uma vaga que exercerá um papel importante e prolongado na sua empresa, e você não quer perder a chance de contar com um bom profissional esse tempo todo, você precisa de um regime CLT.
Ele é mais caro, com mais encargos, mas garantirá que aquele funcionário trabalhe para você pelo tempo que você precisar.
Se você precisa apenas de um trabalho avulso, algo que é exclusivo para essa situação, você pode tanto optar pelo freelancer quanto pelo prolancer.
A diferença dos dois é a plataforma que intermediá a negociação de vocês, o que pode transformar a situação em algo ainda mais simples.
Muitas pessoas preferem sempre optar por um prolancer em cima de um freelancer, por assim ter a certeza de que vão contratar alguém que passou por uma triagem para estar na plataforma.
Claro, se você já souber de alguém para aquela área, fica mais fácil escolher entre CLT, freelancer ou prolancer, porque aí se você conhece aquela pessoa, seu intermediador, e nesse caso o freelancer simples pode servir seu propósito.
Então analise a sua vaga, entenda do que a sua empresa precisa e quanto ela pode gastar no momento, e faça a escolha certa entre CLT, freelancer ou prolancer.
E agora que você já sabe tudo sobre essas 3 formas de se trabalhar, será que você sabe como usar a função IMLN no Google Planilhas? Descubra aqui e pare de quebrar a cabeça com isso de vez.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou deste artigo, se esclareceu sua dúvida e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!