Geração Z: Aprenda Como Motivar Profissionais Em Sua Empresa

Geração Z: Aprenda Como Motivar Profissionais Em Sua Empresa

Nos dias de hoje, as empresas não contam mais com profissionais de apenas uma ou duas gerações, na verdade, a mistura de gerações em uma empresa é o que mais vemos atualmente, o que é ótimo. Pois, a geração Z, por exemplo, pode trocar experiências com a geração x, o que é ótimo para o crescimento profissional de ambos.

Isso porque a troca de experiências e de conhecimento entre gerações é algo que beneficia não somente os colaboradores, mas também toda a empresa, melhorando também o clima organizacional e mostrando que a empresa promove a diversidade de gerações, o que é muito importante atualmente.

O que são pessoas da Geração Z?

Geração Z são pessoas que nasceram na primeira década do século XXI, privilegiadas por nascerem na imergida no universo da tecnologia digital.

No entanto, ainda que a diversidade de gerações esteja muito presente em todas as empresas presentemente, é fato que a geração que mais domina o mercado é a geração Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010, os quais possuem cerca de 10 a 25 anos, mais ou menos.

Essa geração, juntamente com os millennials (geração Y) e alguns da geração X (nascidos entre 1960 e 1980), conseguem ter ideias incríveis para as organizações das quais fazem parte quando atuam juntos e compartilham dos mesmos valores que a empresa, por isso, é muito importante investir nessa diversidade de gerações. 

Porém, precisamos ressaltar que a geração Z possui seus próprios ideais quando o assunto é fidelidade ao mercado de trabalho, pois eles não se apegam facilmente a um emprego, visto que estão sempre buscando novas oportunidades e formas de crescer profissionalmente.

Isso quer dizer que para conseguir reter esses profissionais na empresa, é necessário investir em boas estratégias que os façam querer ficar, especialmente se você tiver talentos que sejam dessa geração. 

Para te ajudar com isso, preparamos este artigo completo onde daremos algumas dicas do que você pode fazer para motivar os profissionais que sejam da geração Z a permanecer na sua empresa, então continue lendo até o final, e confira tudo que você precisa fazer para conseguir isso.

Geração Z

4 dicas para motivar os profissionais da geração Z

Antes de falarmos sobre as dicas que vão te ajudar a manter a geração Z motivada e incentivada a permanecer em sua empresa, precisamos falar que essa geração de profissionais tem sido o maior desafio das empresas atualmente. 

Por conta disso, conferir as dicas que separamos abaixo para saber como manter seus colaboradores da geração Z interessados e retidos na empresa, é tão importante. Veja a seguir algumas estratégias que você pode utilizar.

Ao invés de apenas falar, ouça o que eles têm a dizer

A geração Z valoriza muito as pessoas que sabem ouvir o que ela tem a dizer, portanto, ao invés de apenas falar sobre a empresa, sobre os resultados, metas e qualquer outro assunto, aprenda a ouvir o que eles têm a dizer sobre estes e outros assuntos que sejam relevantes para a empresa. Quando eles são ouvidos se sentem muito mais motivados e acolhidos, o que fará com que eles sintam que realmente são importantes para a organização.

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Estabeleça metas para um mesmo objetivo

Quando você define as metas que cada um precisa alcançar, os colaboradores sabem exatamente onde precisam chegar, e por conta da sua ânsia em crescer rapidamente, a geração Z faz o que for preciso para bater as metas estabelecidas.

Então, não esqueça de deixar claro qual é o papel de cada um deles dentro da sua organização. Para fazer isso de forma mais interessante, converse com cada um individualmente para compreender onde cada um deles quer chegar, e então vocês conseguirão estabelecer, juntos, algumas metas importantes para eles, e também para a organização.

Personalize um plano de carreira para cada um deles

Ter um plano de carreira personalizado é muito importante para os profissionais da geração Z, pois ao perceberem que possuem oportunidades reais de crescimento. 

Eles se sentirão importantes e motivados a dar o seu melhor para crescer na empresa, portanto, estabeleça um plano de carreira para cada um deles individualmente, considerando as habilidades e particularidades de cada um.

Os feedbacks são importantes

Por fim, mas tão importante quanto as demais estratégias, precisamos falar o quão importante são os feedbacks em uma empresa não somente para a geração Z, mas para colaboradores de toda e qualquer geração.

Afinal, é através deles que os colaboradores conseguem melhorar suas habilidades e também saber se o seu desempenho está bom, e no que podem melhorar. Eles consideram isso muito importante, pois querem crescer logo, então, não deixe de dar um feedback sempre que eles pedirem, e também de forma espontânea com certa frequência.

Para entender melhor como os feedback são importantes para a geração Z, e para as demais gerações, confira este artigo sobre a importância da cultura do feedback para a empresa, e veja como aplicar isso melhor em sua organização.