Como Criar Cadastro Sem Repetição no Excel [Dica Ninja]

Como Criar Cadastro Sem Repetição no Excel [Dica Ninja]

O Microsoft Excel, conhecido por sua ampla utilização em tarefas de organização e análise de dados, é uma ferramenta poderosa e versátil. Com sua interface intuitiva e recursos robustos, o Excel se tornou indispensável no mundo dos negócios, finanças e até mesmo em projetos pessoais.

Neste guia, iremos te ensinar uma funcionalidade crucial: como criar um cadastro sem repetição no Excel. Aprenderemos a bloquear a inserção de dados duplicados em uma coluna específica, por meio de uma função simples na validação de dados do Excel.

Aprenda Como Criar Cadastro Sem Repetição no Excel

Antes de mais nada, ao bloquear a entrada de valores duplicados, você evita erros e inconsistências, garantindo a integridade dos seus dados.

Aprender como implementar essa funcionalidade no Excel permitirá que você otimize seu trabalho, economize tempo e tenha informações confiáveis à sua disposição.

Além disso, com esse conhecimento você poderá elevar sua habilidade no Excel a um novo nível, garantindo dados consistentes e confiáveis em suas planilhas.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Criar Cadastro Sem Repetição no Excel [Dica Ninja]

O objetivo da coluna abaixo é bem simples. Evitaremos que usuários cadastrem dados duplicados nessa coluna:

Como Criar Cadastro

Veja que na coluna, existem alguns valores duplicados e eles não poderiam ser inseridos.

Antes de aplicar a validação de dados, devemos limpar todos os números da coluna e depois selecionar todo o intervalo referente a coluna:

Como Criar Cadastro, selecionar intervalo

Agora, clique na guia Dados >> Validação de dados:

Como Criar Cadastro, guia dados

Após a janela aberta, clique na Guia Configurações, e no campo “Permitir” escolha a opção “Personalizado”:

Cadastro sem repetição excel

No campo “Fórmula”, devemos digitar a seguinte função:

=CONT.SE($C$3:$C$19;$C3)=1

Cadastro sem repetição excelCaso os intervalos da sua planilha sejam diferentes, preste atenção nos intervalos selecionados dentro da função CONT.SE e insira ( = 1) no final dela. Não se esqueça de fixar($) corretamente as células!

Essa função irá contar todos os valores da coluna, e se a quantidade de algum deles for igual a 1, então a validação de dados irá permitir a inserção dessa nova informação.

Contudo, caso a contagem diferir de 1, então uma mensagem de erro será exibida.

Em seguida, clique na guia Alerta de erro e no campo “Título” insira qualquer informação para adicionar no título da caixa de alerta.

Já no campo “Mensagem de erro” informe a mensagem que será exibida, caso seja cadastrado dados duplicados na coluna:

Cadastro sem repetição excel

E por fim, pressione o botão “OK” para confirmar as alterações.

No entanto, perceba que ao tentar inserir algum valor duplicado na coluna a mensagem de erro será visualizada:

Como Criar Cadastro, resultado da mensagem


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados Ao Excel: