Como Criar Macros no Excel para Automatizar Tarefas Repetitivas

No dia a dia de quem trabalha com planilhas, muitas tarefas se repetem constantemente, consumindo tempo e aumentando a chance de erros.

Sendo assim, o Excel oferece uma solução poderosa para automatizar essas atividades: as macros.

Afinal, com elas, é possível gravar sequências de comandos, criar atalhos e executar processos complexos de forma automática, poupando tempo e aumentando a produtividade.

Portanto, neste guia, você vai aprender como criar macros no Excel e aplicar essa ferramenta para tornar seu trabalho mais ágil e eficiente.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Ativando a Guia de Desenvolvedor

Se você trabalha diariamente com planilhas grandes, como listas de vendas, pagamentos ou controle de estoque, sabe como tarefas repetitivas podem consumir tempo e aumentar a chance de erros.

No entanto, o Excel possui uma ferramenta incrível chamada Macro, que permite automatizar qualquer sequência de comandos e processos.

Primeiramente, precisamos ativar a guia de Desenvolvedor no seu Excel para utilizarmos a ferramenta de macro.

Sendo assim, vá em Arquivo e em Opções:

Ativando a Aba Desenvolvedor no Excel
Ativando a Aba Desenvolvedor no Excel

Ao abrir uma janela para configuração, clique em Personalizar Faixa de Opções e marque a opção de Desenvolvedor:

Ativando a Aba Desenvolvedor no Excel
Ativando a Aba Desenvolvedor no Excel

Após confirmar com OK, a guia ficará disponível:

Ativando a Aba Desenvolvedor no Excel
Ativando a Aba Desenvolvedor no Excel

Automatizando Configurações no Excel

Observe que, temos a base de dados abaixo contendo o registro de uma loja em um determinado período.

Imagina que essas informações são retiradas do sistema da empresa:

Tabela com o Registro de Vendas no Excel
Tabela com o Registro de Vendas no Excel

No caso, precisamos extrair essas informações todos os meses para criar um relatório de vendas para análise, e configurar e organizar os dados constantemente pode ser bastante cansativo.

No entanto, vamos utilizar a opção de macro para facilitar esse processo.

Então, vá até a guia Desenvolvedor e clique na opção de Gravar Macro:

Gravando Macro no Excel
Gravando Macro no Excel

Depois, dê um nome para sua macro, por exemplo: ConfigTabela:

Gravando Macro no Excel
Gravando Macro no Excel

Agora, tudo o que você fizer em sua base de dados será registrado para aplicação posterior, portanto é fundamental que você tenha atenção a cada alteração.

Primeiramente, selecione a base de dados, vá em Página Inicial, clique em Formatar como Tabela e escolha um modelo:

Formatando Dados Como Tabela no Excel
Formatando Dados Como Tabela no Excel

Após confirmar a ação com OK, em Design de Tabela, desmarque o botão de Filtro:

Desmarcando Filtro da Tabela no Excel
Desmarcando Filtro da Tabela no Excel

Posteriormente, selecione os valores da coluna de Valor Unitário e Valor Total, vá em Página Inicial e formate como Contábil:

Formatando Valores como Contábil no Excel
Formatando Valores como Contábil no Excel

Por fim, selecione toda a tabela e ainda em Página Inicial, vá em Alinhamento e selecione as opções de Centralizar e Alinha ao Meio:

Alinhando Dados da Tabela no Excel
Alinhando Dados da Tabela no Excel

Criando Ações Automáticas no Excel

Agora que configuramos a tabela, podemos fazer algumas ações para deixá-las automáticas, visto que são ações de rotina.

Então, selecione a coluna de Status, vá em Formatação Condicional, clique nas opções de Regras de Realce das Células e É Igual a:

Formatação Condicional no Excel
Formatação Condicional no Excel

Ao abrir uma janela, escreva Atrasado e mantenha como vermelho:

Formatação Condicional no Excel
Formatação Condicional no Excel

Posteriormente, faça o mesmo para os Pendentes, mas com amarelo:

Formatação Condicional no Excel
Formatação Condicional no Excel

Após confirmar a ação, teremos o destaque dos pagamentos atrasados e pendentes:

Destaques de Vendas no Excel
Destaques de Vendas no Excel

Não se esqueça de configurar o campo de Data em Página Inicial:

Formatando Valores como Data no Excel
Formatando Valores como Data no Excel

Finalizando e Testando Macro no Excel

Por fim, volte até a guia de Desenvolvedor e clique em Parar Gravação:

Parando Gravação de Macro no Excel
Parando Gravação de Macro no Excel

Assim, você poderá executar sua macro sempre que gerar o resumo mensal das vendas.

Basta selecionar a base de dados, ir até a guia de Desenvolvedor e clicar em Macro:

Executando Macro no Excel
Executando Macro no Excel

Assim que ela aparecer, clique em Executar:

Executando Macro no Excel
Executando Macro no Excel

Com isso, todos os dados serão devidamente configurados.

Dica Extra Ninja: Para deixar o uso das macros ainda mais prático, você pode criar botões na própria planilha e atribuir suas macros a eles, facilitando a execução com apenas um clique.

Vale lembrar que macros gravadas executam exatamente as ações feitas no momento da gravação; por isso, se a base de dados tiver alterações no número de linhas ou colunas, pode ser necessário recorrer ao VBA para tornar sua macro mais flexível e adaptável.

Portanto, sempre que precisar organizar seus relatórios de vendas, você não terá que repetir todas as etapas manualmente. Basta rodar a macro e o Excel fará todo o trabalho por você, economizando tempo e reduzindo erros.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

?>

Faça Download da planilha abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *