Como Criar um Dashboard de PDI no Excel

O Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI, é uma ferramenta estratégica usada para monitorar e impulsionar o crescimento profissional de colaboradores.

Contudo, no Excel, é possível transformar dados de metas, progresso e status em um Dashboard PDI interativo que facilita a análise, identifica gargalos e permite um acompanhamento visual do desenvolvimento.

Com um dashboard bem elaborado, é possível:

  • Visualizar rapidamente o progresso de cada competência.
  • Comparar metas x resultados.
  • Monitorar status de conclusão.
  • Identificar colaboradores que precisam de atenção.

Portanto, considerando o nosso modelo de base de dados vamos te ensinar a criar visuais para o seu dashboard de PDI.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Definindo os 5 Componentes Essenciais do Dashboard PDI

Observe que, temos a base de dados abaixo, contendo todas as informações relevantes para um plano de desenvolvimento individual.

É importante verificar que, cada colaborador tem várias competências para desenvolver no PDI e cada linha representa uma competência que ele está desenvolvendo.

Base de Dados para o PDI no Excel
Base de Dados para o PDI no Excel

Além disso, aplicamos uma formatação condicional destacando os status concluídos e atrasados, facilitando na hora de verificar as informações.

Após observar os dados, precisamos identificar os elementos essenciais para criar o nosso dashboard, como:

  1. Indicador de Progresso Geral do PDI: Comparação da média de Progresso Atual (%) com a média de Meta (%).
  2. Ranking de Colaboradores mais avançados: lista dos colaboradores com maior média de progresso nas competências.
  3. Distribuição de Status: Gráfico com o total e/ou percentual de Concluído, Em Progresso e Atrasado.
  4. Cumprimento de Prazos: Gráfico mostrando datas previstas x datas concluídas.
  5. Mapa de Competências: comparação visual da média de progresso por competência.

Criando Cálculos com Tabela Dinâmica

Sendo assim, vamos criar os visuais de acordo com as necessidades apontadas acima.

Primeiramente, selecione a base de dados, vá em Inserir e clique em Tabela Dinâmica:

Criando Tabela Dinâmica no Excel
Criando Tabela Dinâmica no Excel

Após confirmar a ação, vamos fazer o cálculo do progresso geral.

Então, arraste os campos de Progresso Atual (%) e Meta (%) para Valores na tabela dinâmica:

Calculando o Progresso Geral com Tabela Dinâmica no Excel
Calculando o Progresso Geral com Tabela Dinâmica no Excel

Depois, clique nos Valores e vá em Configurações do Campo Valor:

Configurando o Campo Valor na Tabela Dinâmica no Excel
Configurando o Campo Valor na Tabela Dinâmica no Excel

Ao abrir uma janela, selecione a opção de Média e confirme com OK:

Configurando o Campo Valor na Tabela Dinâmica no Excel
Configurando o Campo Valor na Tabela Dinâmica no Excel

Assim, após fazer isso nos dois valores, temos o cálculo correto do progresso geral:

Progresso Geral com Tabela Dinâmica no Excel
Progresso Geral com Tabela Dinâmica no Excel

Para o saber o ranking de colaboradores, crie uma tabela dinâmica arrastando o campo de Colaboradores em Linhas e Progresso Atual em Valores.

Lembre-se de alterar o valor para Média.

Calculando o Progresso dos Colaboradores no Excel
Calculando o Progresso dos Colaboradores no Excel

Agora, para a distribuição de status, coloque o Status em Linhas e Competência em Valores em uma nova tabela:

Calculando o Total de Competências no Excel
Calculando o Total de Competências no Excel

Seguidamente, para visualizar o cumprimento de prazos, arraste os campos de Data Término Prevista e Data de Conclusão em valores e Data Término Prevista em Linhas.

Deixe apenas os meses no campo de linhas, para facilitar na visualizar dos dados:

Comparação de Datas no Excel
Comparação de Datas no Excel

Por fim, para obtermos o mapa de competências, em uma tabela dinâmica, arraste o campo de Competência em linhas e Progresso Atual em Valores.

Lembre-se de manter o valor como Média:

Análise de Competências no Excel
Análise de Competências no Excel

Com isso, teremos todos os cálculos necessários para o dashboard.

Criando Visuais para o Dashboard de PDI

Como temos todos os cálculos, podemos criar os visuais.

Então, para o progresso geral, selecione a tabela, vá em Inserir e selecione o Gráfico de Colunas:

Criando Gráfico de Colunas no Excel
Criando Gráfico de Colunas no Excel

Depois, desabilite os botões em Análise de Gráfico Dinâmico:

Desabilitando Botões do Gráfico Dinâmico no Excel
Desabilitando Botões do Gráfico Dinâmico no Excel

Seguindo mesmo passo, crie um Gráfico de Barras para o ranking de colaboradores:

Gráfico de Barras no Excel
Gráfico de Barras no Excel

Contudo, lembre-se de selecionar o filtro do rótulo e clicar em Mais Opções de Classificação:

Classificando Dados do Gráfico de Barras no Excel
Classificando Dados do Gráfico de Barras no Excel

Ao abrir uma janela, clique na opção de Crescente e selecione a Média do Progresso:

Classificando Dados do Gráfico de Barras no Excel
Classificando Dados do Gráfico de Barras no Excel

Após conforme com OK, temos o gráfico de barras devidamente na ordem, trazendo os valores do maior para o menor:

Gráfico de Barras Classificado no Excel
Gráfico de Barras Classificado no Excel

Para a distribuição de status, crie um gráfico de rosca, conforme o exemplo:

Criando Gráfico de Rosca no Excel
Criando Gráfico de Rosca no Excel

Para comparar datas previstas x datas concluídas, crie um gráfico de linhas:

Gráfico de Linhas no Excel
Gráfico de Linhas no Excel

Por fim, faça um gráfico de barras para comparar a média por competência.

Lembre-se de classificar os valores, conforme fizemos nos exemplos anteriores:

Gráfico de Barras no Excel
Gráfico de Barras no Excel

Segmentação de Dados

Assim, após personalizar os visuais de acordo com a sua necessidade, monte seu dashboard e obtenha o resultado abaixo:

Dashboard de PDI no Excel
Dashboard de PDI no Excel

Observe que, para melhorar a visualização, alteramos o Ranking de Colaboradores para um gráfico de colunas:

Dashboard de PDI no Excel
Dashboard de PDI no Excel

Contudo, ainda precisamos criar algumas segmentações de dados, para filtrar as informações de acordo com colaborador e competência.

Sendo assim, clique em um dos gráficos e em Inserir, vá em Segmentação de Dados:

Criando Segmentação de Dados no Excel
Criando Segmentação de Dados no Excel

Posteriormente, selecione os campos de colaborador e competência:

Criando Segmentação de Dados no Excel
Criando Segmentação de Dados no Excel

Por fim, selecione o filtro, vá até a guia Segmentação e clique em Conexões de Relatórios:

Conectando Relatórios na Segmentação de Dados do Excel
Conectando Relatórios na Segmentação de Dados do Excel

Com isso, selecione todas as tabelas e confirme com OK:

Conectando Relatórios na Segmentação de Dados do Excel
Conectando Relatórios na Segmentação de Dados do Excel

Então, após fazer este processo em todas as segmentações e personalizar ela de acordo com o que você precisa, temos o resultado abaixo.

No caso, você poderá filtrar todos os visuais de acordo com os filtros que selecionar:

Resultado de Dashboard de PDI no Excel
Resultado de Dashboard de PDI no Excel

Portanto, com as dicas acima, você será capaz de criar seu dashboard de PDI no Excel, trazendo os resultados desejados de forma simples e eficiente.

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