Como Criar um RANKING Simples no Excel

Como Criar um RANKING Simples no Excel

Nesta aula você aprenderá como criar um Ranking Simples, bem passo a passo utilizando as funções MAIOR, ÍNDICE & CORRESP no Excel.

Aprender como criar um ranking simples é essencial para saber como classificar e destacar informações significativas em uma lista. Isso torna a análise de dados mais eficiente, ajuda na tomada de decisões, é útil em competições e premiações, e permite uma comparação contínua à medida que novos dados são adicionados, fornecendo insights ao longo do tempo.

Utilizar o ranking em planilhas, pode ser bem útil em situações como:

  • Classificar vendas;
  • Classificar vendedores;
  • Avaliar desempenho de funcionários;
  • Priorização de projetos;
  • Criar top melhores avaliações de produtos, dentre outras situações.

Enfim, é um recurso utilizado para destacar informações importantes em listas de dados.

Porém, a situação da aula hoje, é que temos uma planilha com nomes, e suas respectivas pontuações.

No entanto, o que precisamos fazer é uma seleção de TOP 10 nomes, ou seja, criaremos uma tabela com Ranking dos melhores 10 posicionados, em outras palavras, 10 nomes melhores posicionados.

Tutorial Aula em Vídeo: Como Criar um Ranking Simples no Excel


Como Criar um RANKING Simples no Excel – Passo a Passo:

Antes de mais nada, note que o nosso ranking funcionará da seguinte forma. Pois, com base nas posições relacionadas ao top de 1 até 10, retornaremos as maiores pontuações e os respectivos nomes correspondentes:

RANKING Simples no Excel

Na coluna “Pontuação” localizada do lado direito.

Abriremos então a função MAIOR na célula G3, e assim, selecionar o intervalo de C3:C102 e indicar a célula E3 na segunda sintaxe:

=MAIOR($C$3:$C$102;E3)

RANKING Simples no Excel, função maior

A função MAIOR, retornará o maior valor com base na posição de 1 até 10.

Nesse caso será a maior pontuação.

Portanto, agora confirmaremos a função MAIOR e arrastar a alça de preenchimento para baixo:

 resultado função maior

O próximo passo é usar a função ÍNDICE na coluna “Nome”, localizada na tabela a direita:

Na célula F3, temos: =ÍNDICE($B$3:$B$102;CORRESP(G3;$C$3:$C$102;0))

fórmulas e funções

Entendamos:

=ÍNDICE($B$3:$B$102;CORRESP(G3;$C$3:$C$102;0)): Na primeira sintaxe da função ÍNDICE, selecionamos o intervalo que será retornado na coluna G “Pontuação”.

=ÍNDICE($B$3:$B$102;CORRESP(G3;$C$3:$C$102;0)): Na segunda sintaxe, inserimos a função CORRESP. Ela ficará responsável pelo retorno da posição, referente a pontuação mencionada a partir da célula G3.

A função CORRESP, realizará uma pesquisa por cada pontuação, começando da célula G3 até a célula G12.

Se essa pontuação for encontrada na coluna C “Pontuação”, então o número da posição será retornado e a função ÍNDICE retornará o “nome” correspondente ao número da posição encontrada.

Após concluir a função, pressionamos a tecla ENTER e teremos o resultado:

curso de excel básico


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: