No Word é possível fazer bastante coisa, desde formulário, planilhas, apresentações, apostilas e entre outros projetos. Mas um deles também inclui o recibo, é possível criar um simples recibo de vendas, que lhe atenda da melhor maneira. Sendo assim, aprenda passo a passo como criar, ou melhor, Como Fazer Recibo no Word.
Aprenda Como Criar Modelo de Recibo no Word
Um recibo nada mais é que um pequeno documento que possui informações de um comprador, vendedor e o valor recorrente. Isto é como se fosse um nota fiscal eletrônica, só que mais resumida e mais simples.
Porém, um exemplo bem prático de um recibo é, se você for vender um notebook por R$ 3.000,00 e quando você vender para o comprador, você precisa registrar essa venda, incluindo o valor que você recebeu, o nome do comprador, seu nome e entre outras informações.
Baixe o documento para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
Como Fazer Recibo no Word – Passo a Passo:
Primeiramente, perceba que a seguir temos um exemplo bem simples de um recibo, vamos criar passo a passo cada item desse documento.
Uma das formar de criar esse tipo de documento é trabalho com a ferramenta de tabela do Word, apesar de parecer complicado, ela é bem simples.
Primeiro clique na guia: “Inserir / Tabela” e escolha todas as colunas da tabela. O tipo de tabela é de 10×8, 8 linhas e 10 colunas, veja:
Em seguida, você vai posicionar o cursor do mouse ao lado esquerdo de uma linha da tabela e clicar 8 vezes no ícone azul com o símbolo de (+). Dessa forma você vai inserir 8 linhas na tabela, veja abaixo como ela deve ficar:
Posteriormente, clique na primeira célula da tabela com o botão esquerdo do mouse, segure ele e selecione toda a tabela. Em seguida clique na guia: “Designer / Bordas / Bordas e sombreamento”.
Em seguida, será aberto essa janela e na imagem a direita você deve clicar com o botão esquerdo do mouse encima de cada borda interior e retira-las
Ficando dessa forma:
Agora, devemos escolher a borda tracejada nos estilo, escolher a largura da borda e inserir ela clicando na imagem a direita, veja:
E por fim, confirmamos toda alteração clicando em “Ok”.
Formatando o recibo
Agora, vamos colocar em prática o restante do recibo, insira o nome do recibo na primeira linha da tabela e selecione ela dessa forma:
Clique na guia “Layout” e depois em “Mesclar Célula”
Depois é só formatar o título e deixar ele dessa forma:
Depois vamos preencher as informações de data, número e valor a direita da tabela:
A seguir, selecione desde a primeira linha da tabela, até a linha abaixo no nome “Valor”, veja como deve ficar:
Logo após de selecionar, clique na guia: “Designer” e altere a borda tracejada para a borda de linha reta naquela mesma janela que explicamos anteriormente, escolha a largura adequada e insira a borda na parte interior da tabela, veja:
Confirmando, temos esse resultado:
Só basta, inserir o resto da informações de descrição, cobrado, recebido e aprovado abaixo, ao inserir essas informações, você deve pular um linha por vez, para os nomes não ficarem juntos.
Em seguida você deve selecionar cada nome e duas colunas da tabela e mesclar as células, depois é só alinhar os nomes para a direita.
Portanto, só falta inserir as linhas de descrição e para fazer isso você deve primeiramente segurar a tecla “Ctrl + Botão esquerdo do mouse” e selecionar cada coluna e linha por vez, veja:
Em seguida, abra a mesma janela de bordas e altere para a borda de linha reta, com a largura mostrada, depois insira ela e confirme as alterações.
Enfim, temos o resultado final e não se esqueça de selecionar e mesclar as linhas das células de descrição, datas, números e valor, pois dessa forma não vai dar problema ao digitar as informações.
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Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.
Até breve!
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