Como Integrar o Power BI com Outras Ferramentas do Microsoft 365

Quando se trabalha com o pacote office, é possível integrar todas a ferramentas disponíveis uma com as outras. Uma dessas possibilidades é integrar o Power BI com outras ferramentas do Microsoft 365. Isso permite melhorar a colaboração entre os envolvidos no mesmo projeto e utilizar as informações obtidas em fontes diferentes.

Pensando nessa importância, vamos te ensinar a integrar o Power BI com outras ferramentas do Microsoft 365.

Integrando o Power BI com PowerPoint

Primeiramente, imagine que você possui um relatório de vendas no Power BI, conforme o exemplo abaixo:

Relatório de Vendas no Power BI
Relatório de Vendas no Power BI

Além disso, é possível observar que ele já está publicado no seu workspace no Power BI Service (https://app.powerbi.com/) para apresentação aos gestores.

Como Integrar o Power BI com Outras Ferramentas do Microsoft 365
Relatório Publicado no Workspace do Power BI Service

Lembrando que, caso tenha dificuldades de publicar relatórios no Power BI Service, abaixo deixo um vídeo do Ninja ensinando com detalhes a utilizar essa ferramenta:

Contudo, você irá preparar uma apresentação no PowerPoint e adicionar o relatório realizado no Power BI para mostrar os resultados obtidos durante o projeto.

Como podemos fazer essa integração de ferramentas do Office?

Abra o dashboard no Power BI Service, em seguida, vá até a guia de Exportar e clique na opção de PowerPoint:

Exportando Relatório do Power BI Service ao PowerPoint
Exportando Relatório do Power BI Service ao PowerPoint

Sendo assim, ao abrir uma janela de configuração, selecione a opção de Abrir no PowerPoint:

Como Integrar o Power BI com Outras Ferramentas do Microsoft 365
Abrindo Relatório do Power BI Service no PowerPoint

Posteriormente, o Power BI irá abrir um PowerPoint com o dashboard disponível em uma aba de apresentação:

Dashboard do Power BI Disponível no SharePoint
Dashboard do Power BI Disponível no SharePoint

Lembre-se de sempre estar logado em sua conta Office nas ferramentas citadas, isso irá ajudar no momento das integrações.

Integrando o Power BI com o Teams

Agora, você precisa compartilhar o dashboard disponível no Power BI Service para um colaborador no Teams, outra ferramenta da Microsoft, como podemos prosseguir?

No caso, com a tela do relatório aberta no Power BI Service, selecione a opção de Chat no Teams:

Como Integrar o Power BI com Outras Ferramentas do Microsoft 365
Compartilhando Relatório do Power BI Service no Teams

Em seguida, ao abrir uma janela, o Power BI lhe dará a opção de enviar o dashboard para alguma pessoa, grupo ou canal dentro do Teams.

Sendo assim, depois de digitar a pessoa interessada, clique em Compartilhar:

Compartilhando Relatório do Power BI Service no Teams
Compartilhando Relatório do Power BI Service no Teams

Portanto, é possível verificar que essas integrações facilitam bastante para que outros tenham acesso a dados importantes dentro da empresa, além de você conseguir ter um controle e registro para quem compartilhou as informações.

Curso de Power BI Completo:

Este é o curso que vai te transformar em NINJA no Microsoft Power BICurso do ZERO ao Avançado em videoaulas passo a passo. Carga horária +20 horas (e crescendo com aulas novas).

cta curso de power bi completo

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.  Até breve!

Artigos Relacionados ao Power BI: