Como Travar Célula no Excel – Tutorial Completo

Como Travar Célula no Excel – Tutorial Completo

À primeira vista, sabemos que o Excel possui funções e ferramentas que quem as domina se dá muito bem no mercado. Um recurso bem simples que, contudo, pode fazer grande diferença é saber como travar célula no Excel.

Antes de tudo, é importante informar que este recurso não é uma novidade, apesar disso, muitos usuários não sabem como travar célula no Excel.

Também é necessário saber que temos alguns tipos de travamentos de células no Excel: travamento completo, de linha ou de coluna. Além disso, podemos deixar a célula livre, ou seja, sem travamento algum.

Como Travar Célula no Excel – Travamento Completo

Em primeiro lugar vamos fazer o travamento completo de uma célula, pois isto é algo muito relevante.

Vamos imaginar que precisamos dar um desconto nestes produtos e temos o valor do desconto em uma determinada célula.

Vamos então fazer a fórmula do desconto. Selecione a célula que deverá ser travada e pressione a tecla F4 deste modo ela ganha alguns cifrões ($) o que significa que ouve o travamento:

Travar célula no Excel completa

Em seguida, você pode usar a alça de preenchimento para concluir sua tarefa caso contrário teria que fazer o cálculo em cada uma das células:

Conferindo como Travar célula no Excel completa

Como Travar Célula no Excel – Travamento de Linha e Coluna

Travar somente a linha ou a coluna é outra situação que muitas vezes nós precisamos nos deparar. Nesse sentido, vamos mostrar um exemplo usando a função SOMASES. Este exemplo é bem interessante afinal ele vai abordar os três tipos de travamento de células.

Então, vamos abrir a função SOMASES e em seguida siga as seguintes orientações:

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

  • Para intervalo de soma selecione a coluna de valores de vendas e pressione F4 para travar o intervalo;
  • Para Intervalo_critérios_1 selecione o intervalo dos nomes dos vendedores. Trave novamente o intervalo:

Primeiro Intervalo de critério para Travar célula no Excel só linha ou coluna

  • Selecione o nome do respectivo vendedor e é neste momento que vai entrar o travamento da coluna. Pressione a tecla F4 por 3 vezes seguidas. Nesse sentido, o cifrão vai ficar aparecendo somente antes da letra (coluna) deixando a linha livre. Mas é isso mesmo que queremos, pois quando arrastarmos para baixo queremos que haja a mudança de referência de linha. Porém não desejamos que haja mudança de coluna, em outras palavras, queremos que a coluna fique travada:

Como Travar célula no Excel só linha ou coluna

  • Agora você deve fazer a seleção do intervalo referente os meses e pressionar F4 para travar este intervalo por completo:Segundo Intervalo de critério para Travar célula no Excel só linha ou coluna
  • Desta forma estamos chegando ao final. Contudo precisamos fazer o travamento de linha. Em outras palavras, selecione a célula do nome do mês para em seguida pressionar a tecla F4 por duas vezes seguidas fazendo com que o cifrão fique somente atrás do número o que significa que somente a linha está trava, mas não a coluna:

Curso de Excel Completo

  • Agora é só usar a alça de preenchimento que rapidamente conseguir somar todos os resultados:

Curso de Excel

Curso de Excel Básico ao Avançado:

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

 

Enfim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Artigos Relacionados no Excel: