Função TAKE no Excel: Conheça como usar e para que serve!

Função TAKE no Excel: Conheça como usar e para que serve!

Em primeiro lugar se você acompanha nosso canal no YouTube e as nossas redes sociais, com certeza já deve saber da novidade, pois a Microsoft lançou 14 novas funções para o Excel. E é claro que não podíamos deixar de trazer essas novidades aqui no blog e estamos fazendo uma temporada super especial para trazer tudo isso na íntegra para você! Sendo assim, diante dessas novidades uma função bem interessante que gostaríamos de lhe apresentar e que poderá ser útil e utilizar juntamente às outras funções é a Função TAKE no Excel.

Função TAKE no Excel: Conheça como usar e para que serve!

A Função TAKE para quem não sabe, é responsável por criar uma matriz com base em uma base de dados, porém retornando somente a quantidade de linhas ou colunas que possamos desejar desde que estes valores estejam em suas extremidades.

Baixe agora a planilha para poder praticar o que ensinamos neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI

Sintaxe da Função TAKE no Excel

  • Matriz: Base de dados sobre a qual eu desejo trabalhar.
  • Linhas: Número de linhas a serem retornadas. Valores positivos que retornam linhas de cima enquanto os valores negativos retornam as linhas de baixo.
  • [colunas]: Número de colunas a serem retornadas. Valores positivos que retornam colunas de cima enquanto os valores negativos retornam as colunas de baixo.

Como Usar a Função TAKE no Excel – Passo a Passo:

Bem, vamos entender através do passo a passo como funciona esta função na prática.

Sendo assim, vejamos abaixo através deste exemplo na imagem abaixo onde nós temos uma base de dados contendo várias informações:

Base oficial da Função Take no Excel

Contudo, perceba que tenho como um objetivo criar uma nova matriz, porém buscando simplesmente as 5 primeiras linhas desta base original.

Portanto, é exatamente neste momento que eu vou abrir a Função TAKE no Excel e seguir as orientações abaixo:

  • Para abrir a função TAKE, digite então =TAKE ;
  • Selecionar a matriz de dados que eu desejo trabalhar (lembrando que não selecionamos o cabeçalho);
  • Informar a quantidade de linhas que eu desejo para me criar a nova matriz;
  • Perceba então que a nossa função ficará assim: ” =TAKE(B3:D14;5) ” ;

Confira na imagem abaixo destacado em vermelho:

Base para Função Take no Excel

Obs.: Como o valor digitado foi positivo, perceba que ele vai buscar as 5 primeiras linhas da matriz selecionada. Se porventura, precisarmos de linhas da parte de baixo, informemos qualquer valor, entretanto negativo.

Por fim, simplesmente eu preciso pressionar a tecla Enter para que possamos ver o resultado final:

Resultado da Função Take no Excel

Por outro lado, além de poder buscar somente as linhas desejadas, é possível fazer esse mesmo processo para buscarmos somente as colunas desejadas.

Se por algum motivo desejar-se os 5 primeiros nomes somente, pelo fato de já termos as linhas só precisamos digitar número 1 para colunas informando que só precisamos da primeira coluna:

=TAKE(B3:D14;5;1

Coluna com a Função Take no Excel

Mais uma vez a operação tecla Enter para obter o resultado:

Curso de Excel Online

Realmente essa função é incrível e você poderá utilizá-la combinada com outras funções do Excel para deixar os seus relatórios ainda mais completos. Espero que tenha gostado.

Conheça o Melhor Curso de Excel Online

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: