Como Usar o Planilhas Google (Introdução ao Google Sheets)

Como Usar o Planilhas Google (Introdução ao Google Sheets)

Neste tutorial você aprenderá como usar o planilhas google, ou seja, vamos fazer uma breve introdução ao Google Sheets. Se você não sabe nada sobre o Planilhas Google, é um programa totalmente online da Google voltado para cálculos, para fazermos planilhas eletrônicas, ou seja, é o Excel da Google.

Diante disso, iremos lhe mostrar algumas vantagens e algumas desvantagens neste programa. Entretanto ele é realmente sensacional e tenho certeza de que vai me ajudar bastante em muitas situações do seu dia a dia.

Como Usar o Planilhas Google (Google Sheets)

Introdução ao Planilhas Google

A primeira grande vantagem do Planilhas Google é com relação ao compartilhamento. Sendo assim, é possível você compartilhar a sua planilha com outra pessoa da sua equipe ou com a equipe completa e todos vocês podem editá-las ao mesmo tempo:

Compartilhar na Introdução ao Planilhas GoogleAlém disso, é um software totalmente gratuito, algo que ajuda bastante, pois você não precisa obter uma licença. Contudo, basta você ter uma conta no Google e você terá acesso tanto ao e-mail quanto ao Planilhas Google além de outras ferramentas da empresa.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas.  

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

  É muito importante que você adicione o nosso e-mail em sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Sendo assim, adicione o e-mail: [email protected]

Outro fator muito interessante no Planilhas Google é que você não tem versões diferentes, ou seja, você tem acesso a todas as funções e funcionalidades disponibilizadas pelo programa e caso tenha atualização, não se preocupe, pois o seu software sempre será atualizado.

Desta maneira, você aprenderá como é simples utilizar uma função no Planilhas Google. Para tanto, iremos calcular a soma do faturamento total dessa empresa.

Dessa maneira, você deve clicar na célula onde você deseja obter o resultado, pressionar o sinal de “=” e em seguida abrir a função SOMA(). Posteriormente, você deve selecionar os dados em que serão somados:

Como Usar o Planilhas Google (Introdução ao Google Sheets)

Por fim, peço a tecla Enter para obter o resultado:

Resultado da Soma na Introdução ao Planilhas Google

Dessa forma, você percebeu que se você é alguém que vem do Excel, muita coisa funciona da mesma maneira. A grande maioria das funções funciona exatamente igual.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou, se usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts.

Até breve!

Aprenda mais sobre Excel: