Dashboards Profissionais no Excel 2025: Supere o Power BI Usando Apenas Planilhas [Método Ninja]

Quando o objetivo é montar um dashboard Excel avançado com alta velocidade de edição, extrema liberdade de layout, impressão perfeita e zero dependência de serviço online, o Excel ainda brilha.

Com Tabelas, funções dinâmicas, segmentadores, Gráficos e Power Query, é possível entregar uma visualização de dados no Excel tão responsiva quanto em Power BI.

A seguir, vamos trazer um passo a passo completo usando a base anexada.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Estruturando a Base de Dados no Excel

Observe que, temos uma extensa base de dados no Excel contendo o registro completo de vendas de uma determinada loja:

Tabela de Vendas no Excel
Tabela de Vendas no Excel

Lembre-se que é de extrema importância deixar sua base de dados formatada como tabela e devidamente nomeada, conforme verificamos acima.

Como é possível observar abaixo, temos um modelo de layout para criarmos o nosso dashboard de vendas:

Layout de Dashboard de Vendas no Excel
Layout de Dashboard de Vendas no Excel

Contudo, caso queira montar o seu, deixamos um vídeo do Ninja que pode te ajudar com esse ponto:

Além disso, realizamos alguns cálculos, como o custo total, onde multiplicamos a Quantidade pelo Custo Unitário:

Cálculo do Custo Total no Excel
Cálculo do Custo Total no Excel

Criamos ainda, uma coluna de Lucro, no qual subtraímos o Valor Total pelo Custo Total, obtendo o lucro por venda:

Cálculo de Lucro por Venda no Excel
Cálculo de Lucro por Venda no Excel

Por fim, extraíamos o ano e mês das datas, com a função TEXTO:

Extraindo Ano e Mês da Tabela de Vendas no Excel
Extraindo Ano e Mês da Tabela de Vendas no Excel

Cálculos com Tabela Dinâmica para Visuais

Com a base já estruturada, vamos agora criar as Tabelas Dinâmicas, que serão a espinha dorsal do nosso dashboard.

Sendo assim, selecione a tabela, vá até a guia de Inserir e clique em Tabela Dinâmica:

Inserindo Tabela Dinâmica no Excel
Inserindo Tabela Dinâmica no Excel

Após confirmar a ação, nomeie a aba como Cálculos:

Organizando Abas no Excel
Organizando Abas no Excel

Primeiramente, vamos trazer um total de vendas por ano e mês então, arraste o campo de Ano e Mês para Linhas e Valor Total em Valores:

Total de Vendas por Mês e Ano no Excel
Total de Vendas por Mês e Ano no Excel

Para o ranking de vendedores, crie uma tabela onde o Nome o Vendedor está Linhas e Valor Total em Valores:

Ranking de Vendedores no Excel
Ranking de Vendedores no Excel

Para o Status dos Pedidos, arraste o campo de Status para Linhas e ID em Valores para a contagem:

Total por Status do Pedido no Excel
Total por Status do Pedido no Excel

Lembrando que, você poderá trazer mais cálculos de acordo com a necessidade de informações que você precisa apresentar em seu dashboard.

Cálculos de KPIs

Por fim, para os KPIs, vamos com o total de vendas.

Na tabela dinâmica, arraste o campo de Valor Total para Valores, trazendo automaticamente o total:

KPI Total no Excel
KPI Total no Excel

Para o Lucro, arraste o campo de Lucro em Valores, obtendo o total

KPI Lucro no Excel
KPI Lucro no Excel

Já para o Ticket Médio, arraste o campo de Valor Total para Valores, mas, em Configurações de Campo, altere para Média:

KPI Ticket Médio no Excel
KPI Ticket Médio no Excel

Com isso, teremos todos os cálculos necessários para montar nosso dashboard.

Criando os Gráficos

Com as tabelas dinâmicas prontas, precisamos transformá-las em gráficos.

Então, selecione a tabela desejada, vá até a guia Inserir e selecione um modelo de gráfico:

Opções de Gráficos no Excel
Opções de Gráficos no Excel

Para o total de vendas por mês/ano, trouxemos um Gráfico de Linhas:

Gráfico de Linhas no Excel
Gráfico de Linhas no Excel

Para o Ranking de Vendedores, temos um Gráfico de Colunas.

Lembre-se de classificar o rótulo de linhas em ordem decrescente, considerando a coluna de valor.

Gráfico de Colunas Classificado no Excel
Gráfico de Colunas Classificado no Excel

Já para o Status dos Pedido, optamos pelo Gráfico de Rosca:

Gráfico de Rosca no Excel
Gráfico de Rosca no Excel

Por fim, você pode personalizar os visuais utilizando as cores que preferir, seja aplicando a paleta da identidade da sua empresa ou escolhendo combinações harmônicas.

Essa etapa dá um ar profissional ao dashboard e reforça a credibilidade da apresentação, chegando aos visuais abaixo:

Visuais Formatados no Excel
Visuais Formatados no Excel

Não se esqueça de incluir os cálculos das KPIs nos devidos visuais, conforme exemplo abaixo:

KPIs no Dashboard de Vendas do Excel
KPIs no Dashboard de Vendas do Excel

Segmentação de Dados

Como reta final, iremos acrescentar a segmentação de dados.

Então, selecione uma das tabelas dinâmicas, vá até a guia Inserir e clique em Segmentação de Dados:

Inserindo Segmentação de Dados n Excel
Inserindo Segmentação de Dados n Excel

Ao abrir uma janela, escolha as opções que desejar, no caso deste exemplo, vamos selecionar: Estado, Região, Forma de Pagamento e Fornecedor.

Inserindo Segmentação de Dados n Excel
Inserindo Segmentação de Dados n Excel

Após confirmar em OK, selecione uma das segmentações e na guia de Segmentação, clique em Conexões de Relatório:

Conectando Relatórios nas Segmentações no Excel
Conectando Relatórios nas Segmentações no Excel

Com isso, você poderá vincular todas as tabelas na segmentação selecionada:

Conectando Relatórios nas Segmentações no Excel
Conectando Relatórios nas Segmentações no Excel

No entanto, lembre-se de fazer esse processo com todas as segmentações inseridas.

Por fim, personalize as segmentações na guia acima e posicione elas no layout do dashboard, ficando desta maneira:

Segmentação de Dados no Excel
Segmentação de Dados no Excel

Assim, após alguns ajustes visuais no layout, temos o resultado abaixo, um dashboard de vendas, sendo este a primeira parte:

Dashboard de Vendas no Excel
Dashboard de Vendas no Excel

E esta, a segunda parte:

Dashboard de Vendas no Excel
Dashboard de Vendas no Excel

Portanto, com as dicas acima, você conseguirá criar um dashboard de vendas no Excel de forma simples, prática e totalmente funcional, utilizando apenas os recursos nativos da ferramenta, sem depender do Power BI.

Ou seja, esse processo que você acabou de fazer no Excel é algo que muitos só pensam que dá para fazer no Power BI, mas na verdade pode ser construído diretamente nas planilhas, com a mesma eficiência e liberdade de personalização.

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Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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