Excel → Power BI: Migração Sem Dor

Se você já organiza seus dados de vendas no Excel, como na base que temos anexada, provavelmente já percebeu que, à medida que a base cresce, fica cada vez mais difícil gerar relatórios claros e atualizados.

É nesse ponto que entra o Power BI.

Afinal, com ele, você pode migrar suas informações do Excel e transformar aquela planilha em dashboards interativos, com gráficos dinâmicos e análises muito mais visuais.

E a boa notícia: essa migração é simples e sem dor.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

Importando Dados do Excel para o Power BI

Observe que, temos uma extensa base de dados disponível no Excel, contendo o registro completo de vendas de uma determinada empresa de alimentos:

Base de Dados de Vendas no Excel
Base de Dados de Vendas no Excel

Agora, para analisarmos essas informações de forma mais leve, dinâmica e visual, vamos migrar esses dados para o Power BI.

Sendo assim, acesse seu Power BI Desktop, vá em Relatório em Branco e selecione a opção de Importar Dados do Excel:

Importando Dados do Excel no Power BI
Importando Dados do Excel no Power BI

Ao abrir uma janela, selecione o arquivo desejado e em Navegador, selecione a tabela e vá em Transformar Dados:

Importando Dados do Excel no Power BI
Importando Dados do Excel no Power BI

Assim, o Power Query ficará disponível.

Utilizando o Power Query

Então, ao abrir o Power Query, você terá acesso a todas as colunas da sua base de vendas do Excel, prontas para ajustes.

 

É aqui que garantimos que os dados estarão corretos e padronizados antes de criar os dashboards no Power BI.

Sendo assim, verifique cada coluna:

  • Data do Pedido: Tipo Data
  • Quantidade: Número Inteiro
  • Preço Unitário, Valor Total, Custo Unitário: Número Decimal
  • ID e Status do Pedido: Texto

Isso evita erros em cálculos e facilita a criação dos gráficos.

Verificando os Tipos das Colunas no Power Query
Verificando os Tipos das Colunas no Power Query

Se necessário, você pode criar colunas calculas, ou, se houver células em branco, você pode substituir por zero, ou até mesmo excluir linhas e colunas irrelevantes.

Assim, após todos os ajustes, clique em Fechar e Carregar para que as informações atualizadas fiquem disponíveis no Power BI.

Acessando o Power BI pelo Power Query
Acessando o Power BI pelo Power Query

Visuais no Power BI

Agora, temos todas as colunas disponíveis para utilizarmos e quais visuais utilizarmos para trazer o resumo de dados:

Dados e Opções de Visuais no Power BI
Dados e Opções de Visuais no Power BI

Por exemplo, gostaríamos de saber o total de vendas por região.

Então, clique no Gráfico de Colunas e arraste os campos de Valor Total e Região nos Eixos Y e X, respectivamente:

Gráfico de Colunas no Power BI
Gráfico de Colunas no Power BI

Assim, conseguimos resumir os dados de forma prática, rápida e já visualizados em um gráfico.

Ou seja, não será preciso criar cálculos com funções ou montar tabelas dinâmicas para gerar o gráfico e ter o resumo visual das informações.

Gráfico de Colunas no Power BI
Gráfico de Colunas no Power BI

Sendo assim, você poderá explorar as opções de sugestões e trazer os visuais que precisar, conforme o exemplo abaixo, onde temos uma matriz com o resumo de faturamento por produto:

Matriz de Valores no Power BI
Matriz de Valores no Power BI

Portanto, com as dicas acima, você conseguirá migrar do Excel para o Power BI e gerar resumos e análises de forma muito mais prática, rápida e eficiente.

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Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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