O Gráfico de Dispersão no Power BI é uma excelente ferramenta para analisar a relação entre duas variáveis quantitativas e identificar padrões, tendências ou correlações entre os dados.
Afinal, ele é amplamente utilizado para comparar valores numéricos e identificar valores que se desviam muito dos demais valores de um conjunto de dados em diferentes cenários empresariais, como análises financeiras, vendas e performance de produtos.
Sendo assim, neste guia, vamos te ensinar a criar um gráfico de dispersão no Power BI.
Entendendo a Base de Dados no Power BI
Primeiramente, temos uma tabela no Excel com o registro completo de vendas de um determinado período:

No caso, importamos a base de dados acima para o Power BI, no qual já foi tratado:

Criando um Gráfico de Dispersão no Power BI
Portanto, considerando a base de dados apresentada, gostaríamos de criar um gráfico de dispersão para analisar como o valor total das vendas varia com a quantidade de produtos vendidos.
Sendo assim, no Painel de Visualização, clique no ícone do Gráfico de Dispersão.

Em seguida, no painel de Campos, localize a tabela importada e arraste o campo Quantidade para o campo Eixo X, campo Valor Total para o Eixo Y, Preço Unitário para Tamanho e para diferenciar os pontos por categoria, arraste o campo Categoria para a opção Legenda.

Com isso, teremos esse resultado:

Portanto, após alguns pequenos ajustes na guia de Formato, onde desativamos a Legenda, ativamos os Rótulos de Dados e ainda, aumentamos o tamanho dos números:

Conseguimos chegar a este resultado:

Sendo assim, com as dicas acima e considerando a análise desejada, é possível realizar uma observação multidimensional, combinando quantidade, valor total, tamanho e categoria, fornecendo insights valiosos sobre as vendas e o desempenho dos produtos.
Ou seja, da mesma forma, você pode aplicar esse raciocínio à sua própria base de dados, adaptando o gráfico e a análise conforme suas necessidades específicas.
Curso de Power BI Completo:
Este é o curso que vai te transformar em NINJA no Microsoft Power BI. Curso do ZERO ao Avançado em videoaulas passo a passo. Carga horária +20 horas (e crescendo com aulas novas).
Por fim, deixe seu comentário sobre o que achou de usar este recurso e você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!