Guia Prático de Como Aprender Excel

Guia Prático de Como Aprender Excel

Se você chegou até aqui, provavelmente já está convencido de que precisa descobrir como aprender Excel. Seja isso, porque o mercado de trabalho está exigindo, ou porque seus superiores estão lhe cobrando. Ou até mesmo porque agora chegaste em um nível da carreira, onde não saber Excel é um obstáculo. 

Muita gente usa o Excel já há bastante tempo e tem a impressão de que conhece o software. Porém, toda vez que precisa de algo mais específico, ou seja, que dependa de funções avançadas, ou até mesmo intermediarias. Sendo assim, acaba recorrendo aos vídeos de Youtube e Tutoriais escritos, que vistos em muitas quantidades, podem acabar confundindo.

Bem, é nessas horas que normalmente a pessoa se pergunta. Quais os reais motivos pelos quais ela ainda não fez um bom curso de Excel e acaba vindo uma certa culpa. 

A verdade é que todos nós temos uma vida muito corrida. Só de pensar em colocar mais uma atividade na rotina já dá alguns calafrios.

Portanto, uma excelente opção para quem não tem tempo é o curso de Excel online. Pois este sim, pode te ajudar a estudar Excel no seu ritmo e na sua casa. Evitando passar por estresse de ter que se deslocar, perder horas no trânsito e os gastos excessivos com combustível ou passagem para poder aprender.

Como Aprender Excel? 

Se você definiu que precisa aprender Excel, agora é a hora de fazer um compromisso com você mesmo: encontrar um horário na sua agenda para que essa tarefa seja executada. 

Dê uma analisada no seu dia a dia e veja se você consegue separar pelo menos meia hora por dia para fazer o seu curso. 

Meia hora não é quase nada, e como dissemos no nosso artigo sobre produtividade, se você mexer meia hora a menos nas redes sociais com certeza vai achar espaço para aprender uma nova habilidade! 

Se você já retirou as redes sociais da sua vida, ou está consumindo com moderação. Mas mesmo assim, não está encontrando tempo, você pode acordar 15 minutos mais cedo e ir dormir 15 minutos mais tarde, arrumando assim 30min no seu dia para aprender Excel! 

Se você quer aprender Excel, comprometa-se! 

O primeiro passo é perceber a necessidade, e se você está lendo esse artigo, com certeza você já deu esse passo. 

Depois, você precisa realmente se comprometer com o seu aprendizado. Uma ótima forma de fazer isso é comprando um curso de qualidade.

Muita gente resolve iniciar com cursos gratuitos, mas de forma inconsciente, nosso cérebro não dá tanto valor ao que é gratuito. Se você está tendo problemas para se comprometer, assuma uma responsabilidade paga. Compre o seu curso e toda vez que você pensar em procrastinar os estudos lembre-se do dinheiro investido. 

Depois é hora de organizar a sua agenda e definir qual o melhor horário para os estudos. 

Qual o melhor horário para estudar Excel?

O melhor horário é aquele que você consegue se concentrar mais. Pois você pode, inclusive, testar vários horários e ver qual funciona melhor.

Algumas pessoas prefere acordar um pouquinho mais cedo e já estudar antes de sair para o trabalho, enquanto outras preferem chegar em casa, descansar um pouco e só então partir para os estudos. 

Existem alguns alunos, inclusive, que preferem estudar de madrugada.

Comprando um curso aqui no Ninja do Excel, você pode estudar no horário que for mais conveniente, sem se preocupar em ter aulas em horários pré-determinados. 

Curso de Excel Completo

O minuto heroico

Apesar do minuto heroico ter sido criado por São Josemaria Escrivá para definir o momento exato de levantarmos da cama, sem titubear, eu gosto de utilizá-lo para outras coisas também. 

Sempre que temos uma coisa que consideramos difícil de fazer, acabamos enrolando, enrolando, procrastinando e deixando sempre para amanhã.

Na teoria é o mesmo que fazemos quando o despertador toca: ligamos a função soneca, enrolamos mais um pouquinho na cama,  tiramos mais um cochilo e acabamos começando o dia na correria e atrasados. Coisa que não teria acontecido se tivéssemos seguido o conselho do criador da Opus Dei: “O minuto heroico. É a hora exata de te levantares. Sem hesitar: um pensamento sobrenatural e… fora! O minuto heroico: aí tens uma mortificação (sacrifício) que fortalece a tua vontade e não debilita a tua natureza” . 

O mesmo vale para todas as ações difíceis da nossa vida: simplesmente faça, transforme isso no seu minuto heroico. Ou seja, tem que estudar Excel e não está conseguindo se organizar? Marque um horário na sua agenda para fazer isso e simplesmente faça.

Se for necessário pode até mesmo colocar o celular para despertar. Ao ouvir o despertador simplesmente sente-se e estude. Não pense a respeito, só faça. 

Quando começamos a pensar demais sobre esse tipo de coisa, acabamos encontrando um milhão de desculpas para não fazermos, e acabamos nos esquecendo do motivo pelo qual nos comprometemos inicialmente. 

Então não pense. Quando der o horário, simplesmente sente-se e estude. 

Mantenha-se Motivado

Muitas vezes, quando iniciamos um curso novo ou começamos a fazer algo. Geralmente estamos muito animados e aí tudo flui bem. Chegamos até mesmo a sentir um pouquinho de ansiedade para chegar logo a hora que disponibilizamos para poder estudar.

Mas depois de alguns dias, ou de algumas semanas, a atividade começa a ficar monótona. Começamos a encontrar mil e um defeitos e desculpas para não continuar. 

Essa é a hora de agir e de se motivar novamente. 

Lembre-se de todos os motivos que fizeram você querer se matricular em um curso de como aprender Excel. 

Foque nos benefícios!

Pense o quanto esse curso vai mudar sua vida e o quanto vai ser bom para você. Algumas pessoas também podem se motivar comprando um caderno novo para fazer as anotações, por exemplo, ou quem sabe alguma caneta diferente? 

Vale qualquer coisa para se sentir motivado a continuar.  Contudo, nos dias mais difíceis, em que estudar se torna um peso realmente maior, tente alguma técnica de produtividade, como por exemplo o Pomodoro. 

O que é o Pomodoro

O Pomodoro é uma técnica de estudos e produtividade em que você coloca um timer no celular por 25 minutos. Durante esses 25 minutos você não vai fazer nada a não ser se concentrar no seu trabalho ou no seu estudo. 

Não vale beber água, ir ao banheiro, atender o celular ou responder o WhatsApp. Depois desses 25 minutos de concentração, você pode fazer uma pausa de 5 minutos e então pode fazer tudo o que precisa: ir ao banheiro, tomar um café, dar uma alongada, etc. 

Se você se comprometeu a estudar por longos períodos (como por exemplo 3 ou 4 horas diárias), a cada 4 blocos de 25 minutos de concentração, você pode fazer uma pausa de 15 minutos. Assim você ajuda seu cérebro a descansar e a se concentrar mais ainda no próximo bloco. 

Para aqueles dias em que até o Pomodoro parece difícil. Não se engane. Em alguns dias até mesmo os 25 minutos do Pomodoro vão parecer uma eternidade. Nesses dias, conte 5 minutos. 

Quando estou em dias muito difíceis, em que não consigo me concentrar de jeito nenhum, simplesmente marco 5 minutos no relógio e penso: vou fazer isso só por 5 minutos. Mas, se depois dos 5 minutos ainda não me sentir motivado e inspirado para continuar. Simplesmente paro, faço uma pausa e volto depois de algumas horas. 

Técnicas de Estudo para Aprender Excel

O Excel é uma ferramenta digital, porém, mesmo assim, o seu cérebro vai absorver muito melhor os ensinamentos se você estudar escrevendo. 

Não importa o que você esteja fazendo, o estudo todo feito no computador, é feito de uma forma muito mais passiva do que quando fazemos anotações à mão. 

Todavia, quando for começar os seus estudos, separe um caderno para ser o seu companheiro de Excel e vá anotando tudo o que você acha importante das aulas. 

Isso é útil para a memorização e também é útil para futuras consultas. 

Muitas vezes acabamos esquecendo aquela função ou fórmula que não usamos muito, mas como estudamos de forma ativa, fazendo anotações, só de reler as anotações você pode relembrar o que foi dito na aula e vai conseguir usar o que precisa. 

Para quem gosta de estudar de forma mais visual, uma boa opção são os mapas mentais. Você pode fazer bons mapas mensais no papel mesmo ou usando algum programa de mapas mentais. 

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Como aprender Excel no Youtube

Eu sei que muita gente acha que pode aprender qualquer coisa no Youtube, e realmente é possível, já que tem muita gente boa lá ensinando de tudo um pouco. Inclusive nós temos um canal no Youtube e clique aqui para conhecer e assistir nossas aulas gratuitas.

Aprender Excel pelo Youtube com Ninja do Excel

Mas existem praticamente três problemas no estudo de Excel através do Youtube.

O primeiro problema é que as informações não estão organizadas. Você vai encontrar uma aula sobre gráficos e vai começar a assisti-la, mas no meio da aula vai perceber que você não sabe alguma outra coisa que deveria saber para poder fazer o gráfico. Então você vai ter que parar essa aula e procurar a aula sobre o que você não sabe. 

Isso pode se tornar um ciclo sem fim, o que te custa muito tempo e esforço. Já num curso organizado, você consegue simplesmente ir assistindo as aulas, que já foram colocadas lá da forma correta para que você aprenda tudo o que é necessário antes de pular para a próxima aula. 

O segundo problema tem a ver com o filtro de boas informações. Se você já tem um pouco de prática com o Excel, fica mais fácil fazer esse filtro, mas quando você não sabe nada. Daí fica difícil de saber se o que está sendo ensinado ali está realmente correto ou não. 

E adivinhe só: se você aprender o que não é certo, até você descobrir isso, pode ser penoso demais.

Sendo assim, já o terceiro problema tem a ver com o comprometimento. Como já dissemos, a gente tende a se comprometer bem mais com coisas pelas quais pagamos do que com cursos gratuitos. 

Além disso, quando abrimos o Youtube temos a impressão de que aqueles vídeos estarão lá para sempre, esperando e aguardando que a gente queira e tenha tempo de estudar. 

A notícia triste é que a gente nunca vai ter tempo, se não arrumarmos um tempo.  E também nunca iremos estar 100% dispostos para estudar. Temos realmente que arregaçar as mangas e fazer acontecer. 

Como aprender Excel com cursos online

Se você decidiu que quer fazer um curso online e otimizar o seu tempo, estudando e aprendendo mais em menos tempo, está na hora de escolher o seu curso de Excel. 

Existem milhares de cursos de Excel no mercado, mas, antes de dar início ao mais barato que você encontrar, você precisa analisar a didática do professor e o conteúdo programático. 

É importantíssimo que seja um professor que realmente saiba explicar. Existe muita gente boa no mercado, que realmente sabe Excel, mas que na hora de dar as aulas e transmitir todo o conhecimento para os alunos, acaba se perdendo, ou ministrando o curso de forma maçante. Sendo assim, a aula não é boa. 

Então, a nossa recomendação é que antes de você se matricular, assista algumas aulas gratuitas que o professor disponibiliza. Aqui no Ninja do Excel, por exemplo, você pode assistir várias aulas gratuitas no Youtube para conhecer a nossa didática. 

Mas se você quer algo mais aprofundado, nós temos um curso gratuito que é específico para isso. 

Nele você terá acesso às aulas básicas, intermediárias e avançadas, assim conseguirá ter certeza de que nós somos a melhor opção para todos os níveis de conhecimento. 

Depois de ter decidido pelo melhor curso de Excel para você, que nós temos certeza de que será o curso aqui do Ninja do Excel, está na hora de se matricular e colocar todas as nossas dicas em prática. 

Para finalizar a nossas dicas com chave de ouro, vamos te fazer mais uma sugestão: quando você for fazer a sua matrícula, escolha logo o nosso curso de Excel completo.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

O nosso curso vai te ensinar tudo o que você precisa para que se torne um verdadeiro Ninja do Excel e ainda tem vários bônus exclusivos, que nenhum outro curso de Excel te dá. 

Outro benefício do nosso curso completo de Excel é que ele acaba saindo muito mais barato do que se você fizesse cada um dos cursos individualmente! 

Então aproveite essa oportunidade e matricule-se agora clicando aqui. 

Gostou das nossas dicas de como aprender Excel?