Gerenciar uma equipe ou empresa está longe de ser um trabalho tranquilo, fácil ou simples, um bom gestor tem noção que no momento da promoção chegam muitos outros desafios e cobranças, desde os mais simples como, organizacionais e comunicação ou, até mesmo, os complexos como indicadores, qualidade e definição de metas para a equipe.
Toda empresa, setor e time necessita de metas elas funcionam como um norte, o objetivo a ser alcançado é o processo de transformação do objetivo em sucesso, os passos pelo caminho das pedras.
Definir Metas para a Equipe em 5 Passos
Metas, passo a passo, plano de ação, indicadores e resultados, todas essas palavras são nativas dos modelos de gestão, mas principalmente estão ligadas e dizem respeito a somente uma coisa, o progresso e crescimento.
Melhorando ainda mais a fixação dos conceitos sobre as metas para a equipe, você deve ver o seu objetivo como empresa da mesma forma de uma linha de chegada e as metas serão o caminho a ser percorrido para chegar aonde se deseja, com isso, definir as metas é essencial.
Uma vez que não possuímos foco ou um objetivo, pode parecer que estamos à mercê do destino, e isso no ambiente extremamente concorrido das empresas pode significar o suicídio profissional, sem contar que, para quem não sabe aonde e como quer ir, qualquer caminho serve seja ele bom, ou ruim.
Com isso em mente, o gerenciamento preciso e as metas para a equipe precisam ser criados e implementados nos processos internos o quanto antes, fazendo parte da cultura e dia a dia de cada um dos membros do time.
Sabendo a importância das metas e objetivos inseridos na cultura da empresa, o próximo passo passa a ser saber como definir as principais metas para a equipe.
A criação dos objetivos e processos não devem ser, de forma alguma, feitos de qualquer forma, muitas pessoas acreditam que basta colocar como meta o crescimento que estará resolvido.
Porém, não é assim que funciona, a meta não pode ser “vender mais”, objetivos específicos e detalhados geram muito mais resultados nas empresas quando são aplicados, com isso, substitua o “vender mais” por “crescer a quantidade de vendas diretas feita por funcionário em 30% nos próximos 2 meses”.
A diferença entre esses dois objetivos é gritante, principalmente se levarmos em conta que as metas para a equipe precisam ser muito bem detalhadas, pois somente assim, todos os integrantes do time saberão aonde devem chegar, em quanto tempo e qual o caminho.
O cenário muda completamente, por isso, você precisa saber como definir metas para a equipe em 5 passos simples que qualquer um consegue aplicar.
Conheça o seu cenário atual
É muito comum vermos em cidades que ainda estão em fase de expansão, taxas de crescimento anual que chegam à casa dos três dígitos, dobrando ou então triplicando de tamanho em 12 meses.
Isso ocorre pois elas estão no começo de sua jornada é normal haver valorizações astronômicas como essas, por outro lado, uma empresa consolidada com anos de mercado com nichos e clientes muito bem definidos crescem muito menos por ano no quesito de porcentagem.
Sendo assim, uma empresa nova pode chegar a 100% por ano e não ter metade do faturamento de uma consolidada que cresceu 2 %.
A sua perspectiva é essencial, conheça onde está, saiba onde busca chegar e quais são seus dados brutos, para só então definir as metas para a equipe e os passos.
Saiba onde suas metas para a equipe devem chegar
Definir o seu projeto de crescimento não é nada simples, existem muitas formas de se conquistar um mesmo objetivo, você está buscando por mais vendas? Novos clientes? Um novo nicho de atuação? Crescimento do Retorno sobre o investimento? Melhorar o Custo por Aquisição?
Todas essas perguntas precisam ser respondidas no processo de elaboração da meta.
Leia mais sobre desenvolvimento profissional:
Plano operacional
Após os passos anteriores, o caminho da elaboração de metas para a equipe se torna muito mais simples, uma vez que sabe onde está e onde deseja chegar, basta dividir o caminho a ser percorrido em etapas.
Essas etapas são as metas a serem alcançadas, não tenha pressa nesta parte do processo, as metas para a equipe devem sempre ser alcançáveis, pois, ajuda na motivação e processos.
Medir os resultados
Este é o momento em que vamos saber se as metas são reais ou fictícias, uma vez que estão sendo alcançadas, são sim, úteis.
Compare os resultados com o mesmo período no ano que se passou, com o mês anterior e muito mais.
O que grande parte das pessoas erram, é que metas são constantes que levam todos ao limite.
Ou seja, funcionam o tempo todo estimulando ao ponto de todos se esforçarem para dar o seu melhor sem exagerar com objetivos inalcançáveis.
Análise de Mudanças
Este último passo, deve sempre estar presente, mas não literalmente, pois ele significa mudanças na rota em busca do objetivo.
É muito fácil traçar metas, porém é igualmente fácil fazer da forma errada, por isso, toma-se muito cuidado com o percurso, sem medo de errar, uma vez que este é o momento de alterações caso algo não saia como planejado.
O olhar crítico de mudanças deve sempre estar presente, mesmo que não seja posto em prática, mas não se apegue em metas para a equipe, saiba qual é a hora de mudanças, para isso, confira o artigo sobre quais são os treinamentos corporativos indispensáveis para qualquer empresa.