Entenda Porquê o Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional é a Chave do Sucesso

Entenda Porquê o Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional é a Chave do Sucesso

Cada vez mais as empresas têm pressionado os seus colaboradores, com metas inalcançáveis que geram uma enorme sobrecarga em todas as pessoas. Como resultado temos que cada vez mais a rotina do trabalho e estudo toma conta da vida pessoal e profissional, se fazendo presente em todos os momentos.

Todas as pessoas compreendem que o trabalho é sim, importante, possuir uma fonte de renda e estabilidade permite que cada vez mais possamos conquistar o que desejamos, porém em momentos como este, se torna muito difícil conseguir conciliar toda esta situação, equilibrar vida profissional e a pessoal.

O que prejudica ambos os lados, pois são muito importantes, e como resultado, muitas vezes acabam se desenvolvendo muitos outros problemas como insônia, ansiedade, queda de produtividade e muito mais.

O ponto em questão é que ambas as vidas pessoal e profissional são faces de uma mesma moeda, e nenhuma deve invadir o espaço e importância da outra, com isso o desafio passa a ser conciliar corretamente os dois lados.

Porém, por mais que pareça uma atitude simples, conciliar a vida profissional com pessoal é um enorme desafio, visto que, é muito fácil estender as atividades hoje em dia, quando grande parte dos colaboradores trabalham de casa ou então, o acesso ao Wifi é a única barreira que impede de exercer a profissão de qualquer lugar no mundo.

O que significa equilibrar a vida pessoal e profissional?

Encontrar o ponto correto para manejar a vida dentro e fora do trabalho é o objetivo de muitas pessoas, pois ele permite que você possua uma boa qualidade de vida fora dos momentos  de trabalho, e quando estiver no exercício de sua função, o seu desenvolvimento seja completo.

Se por um lado todos desejam e saber o que vão ganhar se conquistar, do outro ninguém sabe dizer ao certo o que é o equilíbrio de ambas as vidas pessoal e profissional na prática.

Isso acontece pois o equilíbrio é extremamente subjetivo, o que pode representar um ponto perfeito para um colega seu de trabalho, pode ser o extremo oposto de equilíbrio para você, cada um tem a sua rotina de trabalho, estudo, lazer e tempo com a família, por isso, não utilize os parâmetros de outra pessoa para definir a sua rotina.

A importância da vida pessoal

A vida pessoal consiste basicamente em tudo o que é feito e exercido fora do ambiente de trabalho, seja estudo, passeios, academia ou qualquer outra coisa, que não envolva a sua função.

Para ter uma vida geral equilibrada, seja pessoal ou profissional, é preciso que esta parte esteja em perfeita sincronia, como lazer, descanso, saúde, higiene e muito mais, sendo assim tudo, depende da vida pessoal, é impossível sustentar-se em uma carreira profissional duradoura e crescente se abrir mão desses pilares.

Sendo assim, se dedicar demais à vida profissional causa danos à vida pessoal e danos na vida pessoal, prejudica a vida profissional.

Como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional 

Compreender todo este contexto é a parte simples do processo, uma vez que o grande desafio é saber como desenvolver os hábitos de nutrir uma boa vida pessoal sem que prejudique a vida profissional e vice-versa.

Compreenda-se

O primeiro passo para manter uma relação saudável entre vida pessoal e também profissional é entender, compreender a fundo a sua rotina de estudos, trabalho e vida pessoal, além de saber quais são as suas limitações.

O autoconhecimento é o início do processo de uma vida muito mais produtiva, capaz de fazer mais com menos, sendo assim, a vida profissional melhora, e sem gerar danos na vida pessoal.

Para isso, trace objetivos profissionais e conquistas pessoais, para só então determinar o tempo limite que você pode despender para cada um dos lados.

Leia mais sobre desenvolvimento profissional:

Entenda as suas prioridades

Ao identificar quais são seus objetivos e especificidades como tempo de trabalho, lazer e família, por motivos óbvios vai ser necessário que saiba como dosar cada uma dessas atividades, para que, de forma alguma, o seu desempenho seja afetado.

Saiba delegar

Por mais que toda a sua rotina como profissional e pessoa seja muito bem planejada e administrada, ainda assim, por vezes não será possível fazer tudo sozinho, em momentos como este a melhor atitude a ser tomada é saber como e para quem deverá passar suas responsabilidades, sejam profissionais ou com a família.

Tenha flexibilidade

O desenho de sua rotina e vida pessoal e profissional é para servir de guia para não haver erros desnecessários, por isso, não se puna ou pense que está fazendo algo de errado caso haja alguns momentos em que o tempo de uma tarefa entre em outra ou se atrase para algo, imprevistos sempre acontecem.


Entendendo como equilibrar a sua vida pessoal e profissional, fica claro de que também é necessário se atualizar, por isso, veja também este artigo sobre a importância de atualização profissional.