Quais são os 4 tipos de COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL no trabalho?

Quais são os 4 tipos de COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL no trabalho?

A comunicação é um dos principais fatores que nos permite desenvolver uma vida em sociedade, e no âmbito empresarial, não é diferente, afinal, a comunicação interpessoal é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso profissional.

Apesar de ser um tipo de comunicação muito importante, independente do cargo ocupado em uma empresa, é muito comum que as pessoas não saibam em que consiste o termo comunicação interpessoal, e com isso, acabam tendo dificuldade de alcançar sucesso dentro da empresa. 

Se você é uma das pessoas que não sabe em que consiste esse termo, não se preocupe, no artigo de hoje, além de falarmos sobre comunicação interpessoal, iremos falar sobre quais são os tipos de comunicação interpessoal que existem no trabalho. Sendo assim, para ficar por dentro e conseguir alcançar altos níveis de sucesso dentro da empresa, continue a leitura. 

Qual é a função da comunicação?

Para que você consiga entender em que consiste o termo comunicação interpessoal, é necessário entender, em primeiro lugar, qual é a função da comunicação, e como ela pode influenciar dentro de uma empresa, seja ela de pequeno ou de grande porte. 

Na verdade, a comunicação está associada a diversas funções, mas no geral, podemos destacar 4: controle, motivação, expressão emocional e informação. Além disso, mesmo que cada uma dessas funções contem com significados diferentes, vale destacar que ambas são importantes, e para que você entenda melhor, confira a seguir o significado de cada uma delas. 

Controle

A primeira função, que é a de controle, costuma ser utilizada para obter, como o próprio nome sugere, controle sobre um determinado grupo, seja para definir alguma regra, ou até mesmo para controlar o comportamento.

Motivação

Em segundo lugar, outra função muito importante é a motivação, a qual, além de tudo, pode ser utilizada para definir metas mais específicas, bem como pode ser utilizada para dar feedbacks. 

Expressão emocional

Expressar os sentimentos também é uma das funções associadas a comunicação, nesse caso, seja em âmbito pessoal ou em âmbito profissional, é necessário que as pessoas saibam expressar o que estão sentindo.

Informação

Em quarto lugar, outra função bastante importante da comunicação é a questão de transmitir e receber informação, para que as decisões possam ser tomadas da melhor maneira possível. 

O que é a comunicação interpessoal?

Agora que você já sabe em que consiste a comunicação, vamos falar um pouco sobre a comunicação interpessoal, para que na sequência, possamos conferir em que ela consiste nas empresas e quais são os tipos. 

Na verdade, comunicação interpessoal é um termo que não tem segredo em sua definição, afinal, é definido como um método de comunicação que permite que duas ou mais pessoas possam trocar informações uma com a outra. 

Além disso, podemos destacar algumas características referente a comunicação interpessoal, sendo elas: interpretação das palavras e sensibilidade, as quais, quando combinadas, podem atuar promovendo a identificação, a confiança e a empatia. 

A comunicação interpessoal nas empresas

Após entender o conceito de comunicação interpessoal, é interessante mencionarmos como ela pode ser aplicada em uma empresa para que os funcionários consigam se comunicar melhor.

Na verdade, a comunicação é algo que as pessoas desenvolvem com o tempo, e na empresa funciona da mesma maneira, porém, é necessário que os funcionários tenham em mente que, quanto mais conseguirem desenvolver a comunicação, mais oportunidades terão de se destacarem e alcançarem elevados níveis de sucesso. 

Além disso, vale mencionar, ainda, que em uma empresa, a comunicação interpessoal pode ser dividida em 4 tipos, e é justamente sobre eles que iremos falar nos próximos tópicos. 

4 tipos de comunicação interpessoal

A seguir, iremos falar sobre os quatro tipos de comunicação interpessoal existentes, porém, é importante ter em mente que, mesmo contando com significados diferentes, ambos os tipos são fundamentais e de extrema importância. 

Enfim, confira a seguir cada um deles com sua respectiva definição:

Pessoal 

O primeiro tipo de comunicação interpessoal que iremos destacar é o pessoal. Nesse caso, ele diz respeito ao perfil das pessoas que valorizam a linguagem emocional, e buscam sempre entender como as outras pessoas estão se sentindo em relação a determinados assuntos, e não somente o que elas pensam.

Analítica

Em segundo lugar, outro tipo de comunicação que pode ser destacada é a analítica, a qual está relacionada com o perfil das pessoas que gostam de lidar com dados e números, e não se identificam com palavras emocionais. 

Intuitiva

Mais um tipo de comunicação interpessoal que podemos mencionar é a intuitiva. No caso dessa comunicação, ela é marcada por pessoas que valorizam a visualização ampla das situações e que não se prendem muito aos detalhes.

Nesse caso, as pessoas preferem ir direto ao ponto dando preferência para uma comunicação rápida e direta. 

Funcional

Em quarto e último lugar, podemos destacar a comunicação funcional, a qual é caracterizada por pessoas com perfil de maior facilidade para os processos, detalhes, cronogramas e planejamentos. 

Como melhorar a comunicação interpessoal

Como mencionamos, o processo de comunicação é desenvolvido com o tempo, e o mesmo vale para o processo de comunicação interpessoal, no entanto, se você está sofrendo para melhorar, existem alguns pontos que você deve levar em consideração:

  • Tente limitar a incompreensão;
  • Dê a devida atenção ao interlocutor;
  • Module a mensagem antes de transmiti-la. 

Assim, agora que você já sabe em que consiste a comunicação interpessoal e entendeu o que ela representa no trabalho, clique aqui e confira também nosso artigo sobre as 10 principais soft skills que um LÍDER precisa ter.