MODELOS PRONTOS NO POWER AUTOMATE: Simplifique suas Automações!

Aproveitar modelos prontos no Power Automate para facilitar suas automações é uma maneira prática e eficiente de implementar fluxos automatizados sem precisar criar processos do zero.

Afinal, o Power Automate oferece uma ampla biblioteca de templates prontos para uso, que abrangem desde tarefas simples, como envio de e-mails e notificações, até processos complexos de integração entre sistemas, ou seja, utilizar esses modelos é especialmente vantajoso para quem quer economizar tempo e garantir que as automações sejam configuradas de forma consistente e confiável.

Vamos colocar em prática essa possibilidade.

https://youtu.be/WMwHcoUCJa8

Modelos de Fluxos no Power Automate

Observe que, ao acessar o Power Automate através da sua conta da Microsoft, na aba ao lado terá a opção de Modelos.

Assim, teremos diversas possibilidades de modelos no Power Automate para automatização de processos:

Modelos de Fluxos
Modelos de Fluxos do Power Automate

Leia a descrição de cada um para utilizar aquele que desejar.

Além disso, você poderá explorar as categorias disponíveis e localizar possibilidades.

Categorias dos Modelos de Fluxos do Power Automate
Categorias dos Modelos de Fluxos do Power Automate

No entanto, vamos clicar na opção de Arquivos do SharePoint Online para Arquivos do Google Drive:

Modelo de Fluxo Arquivos do SharePoint Online para Arquivos do Google Drive
Modelo de Fluxo Arquivos do SharePoint Online para Arquivos do Google Drive no Power Automate

Fluxo do SharePoint para o Google Drive no Power Automate

No caso, vamos usar o modelo acima para, automaticamente, salvar arquivos enviados em uma pasta do SharePoint para o Google Drive.

Então, após selecionar o modelo apresentado, faça as devidas permissões e clique em Continuar:

Permissões de Acesso do Power Automate e Google Drive
Permissões de Acesso do Power Automate e Google Drive

Agora, para que possamos trabalhar com as configurações, ative o design antigo:

Mudando o Designer do Power Automate
Mudando o Designer do Power Automate

Configuração do Fluxo no Power Automate

Sendo assim, para iniciar a configuração do fluxo, escolha a pasta do SharePoint que você deseja relacionar e o site do SharePoint:

Configurando o Fluxo do Power Automate
Configurando o Fluxo do Power Automate

Posteriormente, selecione qual pasta você precisa que os arquivos sejam salvos no Google Drive:

Configurando o Fluxo
Configurando o Fluxo do Power Automate

Assim, você poderá salvar o fluxo configurado:

Salvando a Configuração do Fluxo no Power Automate
Salvando a Configuração do Fluxo no Power Automate

Testando Fluxo no Power Automate

Por fim, precisamos testar o fluxo que criamos.

Então, vá em Testar na opção logo acima e em Manual.

Portanto, ao adicionar arquivos na pasta indicada do SharePoint, eles serão salvos automaticamente no Google Drive, conforme fluxo estabelecido.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

CURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: