Como Ser um Bom Líder de Equipe

Como Ser um Bom Líder de Equipe

Aprender como ser um bom líder de equipe é vital no mundo dos negócios. Visto que, uma boa liderança envolve a capacidade de fazer com que seus subordinados te respeitem como profissional, acatem suas sugestões e acima de tudo mantenham-se motivados. Além de tudo, ser um bom exemplo em suas competências profissionais, ou seja, ajudar sua equipe ter sucesso.

Para serem eficazes, os líderes de equipe devem dedicar bastante tempo com os seus colaboradores parceiros. Sendo assim, uma forma interessante para conhecer cada um deles. Ou seja, seus pontos fortes e os pontos fracos que precisam ser trabalhados.

O problema é que, com a frequência, a responsabilidade de líder é apenas adicionada a uma lista de cargos. Lista essa já longa, e extensa, que pode levar o novo líder ao fracasso. Há também um outro problema dessa adição de responsabilidades. É que como líder de equipe, ele deve estar disponível para ajudar a sua equipe. Portanto, quando a sua lista de funções só aumenta, a última coisa que você tem tempo é para liderar, ouvir e engajar seus funcionários. 

O que é preciso para desempenhar bem um papel de líder

Em primeiro lugar, é preciso muito mais do que aparência para desempenhar um papel de liderança. Os líderes de equipe precisam motivar a sua equipe, afim de, garantir que todos desempenhem bem as suas funções.

Os membros da equipe devem sentir que você é respeitado e confiável, caso contrário, eles provavelmente não terão um desempenho tão bom quanto você gostaria.

Contudo, uma boa liderança significa adquirir e dominar certas habilidades, ou seja, também ponderar e contornar possíveis situações de descontroles.

Boas habilidades de liderança permitem que você seja um modelo eficaz para sua equipe em quase todas as situações. Em outras palavras, ser um bom líder também exige metas claras. Para liderar com eficácia, é necessário conhecer os pontos fortes, fracos, estilo de comunicação, o que inspira e motiva a equipe. 

Visão holística e engajamento

Um bom líder precisa ter uma visão clara de para onde deseja que a equipe vá. Ou seja, o papel do líder é conseguir engajar as pessoas e transformar pequenos projetos e metas, em conquistas adquiridas diariamente com sucesso.

Contudo, uma equipe sem direção não consegue atingir seus objetivos. Bons líderes estabelecem comunicação clara para sua equipe, alternam estas pequenas metas e é capaz de mostrar a sua equipe como eles serão bem-sucedidos. 

Certamente, dentre as principais características de um líder de sucesso temos a integridade, empatia e a capacidade de passar confiança para equipe. 

Ter integridade significa que você cumprirá as promessas feitas às pessoas que prometeu cumprir. Sendo assim, você também precisa possuir empatia de liderança. A empatia da liderança permite que você veja as situações do ponto de vista dos outros membros da equipe.

Entretanto, a capacidade de passar confiança para equipe é fator chave na construção de um relacionamento baseado no respeito e na honestidade. Como líder, é sua responsabilidade conquistar o respeito de sua equipe. Você pode fazer isso dizendo a verdade, sendo apaixonado pelas tarefas que tem em mãos e sempre fazendo as coisas certas.

como ser um bom líder de equipe

A importância de delegar tarefas

Finalmente, fazer o bom uso da delegação. Delegar é uma habilidade que os líderes podem usar para se posicionar como autoridade em sua equipe, visto que, com a base em quem tem as qualificações e o conhecimento para executar o plano.

À medida que você se torna mais experiente em seu papel de líder. Logo, descobrirá que delegar tarefas se tornará um processo natural de tomada de decisões. Bem como, quando você sobe na escada da gestão, delegar tarefas, torna-se uma habilidade ainda mais valiosa.

No entanto, aprender como ser um bom líder envolve conhecer seus todos os aspectos profissionais, identificar o impacto desejado como líder. Em síntese, também compreender o valor de delegar responsabilidades e assumir riscos. Tendo essas três qualidades, você pode se tornar um líder que inspira autoridade e confiança nos membros da equipe, ou seja, que os conduz a trilhar o caminho do sucesso. 

Liderança e a resolução de problemas

A arte de ser um bom líder de equipe, está muito além da capacidade nata de algumas pessoas. Pois, existe diversos métodos de capacitação profissional que desenvolve estes skills especificamente.

Gostaria de salientar, novamente, o quão é importante que você seja capaz de resolver os problemas à medida que surgem. Isso significa que o líder de equipe precisa ter inteligência emocional.

Expertise e inteligência emocional

As habilidades de resolução de problemas, são desenvolvidas por meio da prática contínua. Bem, mas você não “sabe” como resolver problemas até que tenha muitas experiências em resolvê-los em diferentes situações. Perceba que precisará adquirir a habilidade de “trazer soluções”. Daí sim, poderá guiar efetivamente sua equipe através dos obstáculos e alcançar os resultados desejados.

É importante estar disposto a aprender coisas novas como líder de equipe. Nada o impede de se tornar um grande líder no futuro. À medida que seu conhecimento e suas habilidades melhoram com a experiência, o mesmo ocorre com seu estilo de liderança e eficácia.

Grandes líderes de equipe sabem como liderar, comunicar e resolver problemas. A liderança de equipe é baseada em objetivos claros e expectativas claras. A sua equipe somente saberá o que quer e o que fazer se essas coisas estiverem claramente definidas. Uma boa liderança também requer objetivos claros e uma estratégia para alcançá-los. 

Para conseguir fazer com que toda a sua equipe entenda as suas metas e realmente execute as suas funções com primor, é importante definir metas SMART.

O que são Metas SMART

Uma meta SMART é uma meta positiva, clara, atingível, realista e limitada no tempo. As metas SMART não são importantes apenas nos negócios; elas também são importantes na vida.

Dessa maneira, metas são a ferramenta mais poderosa que você tem à sua disposição quando se trata de motivar sua equipe e alcançar os objetivos. Ao definir metas, você deve anotá-las, compartilhá-las com todos da equipe e então agir em relação a elas, seja delegando as ações que cada um deve fazer ou simplesmente agindo. 

Qual a função de um líder

Como líder, sua função é influenciar a equipe a atingir o objetivo para o qual a equipe foi estabelecida em primeiro lugar. Um bom líder deve ser capaz de avaliar as necessidades da equipe e trabalhar em prol de um objetivo comum. 

Alcançar um objetivo comum, é o objetivo final da maioria dos líderes. Bem como, a capacidade de se conectar com a equipe também é muito valiosa como líder e deve ser considerada uma qualidade essencial.

Os líderes também devem estar cientes de como suas decisões afetam a organização tanto de forma positiva quanto negativa. Embora alguns líderes considerem seus estilos de liderança ditatoriais, outros trabalharão para garantir que as decisões tomadas por eles apoiem os interesses de todos os membros da equipe. Aqueles que gostam de um estilo de liderança inclusivo também tendem a ser muito mais felizes dentro da organização e relatam que se sentem muito mais satisfeitos e engajados. Esses são os tipos de líderes que podem ver mudanças e são capazes de desenvolver uma cultura positiva e construtiva dentro da organização.

Como ser um bom líder 

Se você quer ser um bom líder, deve desenvolver as seguintes características e habilidades:

Desenvolva seu estilo de liderança

 Ao estabelecer seu estilo único, você se tornará uma inspiração para sua equipe e um líder para todos os outros. Para fazer isso, você pode começar modelando outros estilos de liderança que você gosta. Leia livros sobre os seus líderes preferidos e descubra como eles conseguem ser tão especiais. Mas não se baseie em apenas uma pessoa. Leia o máximo possível e estude bastante. Somente assim você poderá desenvolver um estilo de liderança único. 

Melhore sua linguagem corporal

Sua linguagem corporal desempenha um papel fundamental na comunicação com os outros. Também dá pistas sobre o seu estado de espírito. Como líder, é importante manter a calma e o controle. Os melhores líderes sabem comunicar suas mensagens mantendo a calma e a dignidade de quem vai ouvir a mensagem, mesmo que a mensagem não seja positiva. 

Foque em estudar sobre linguagem corporal e como ela afeta o que você tem a dizer.

Seja confiante

Suas habilidades de liderança e comunicação irão se deteriorar se você não tiver confiança. A confiança de um líder afeta sua postura e a maneira como eles se comportam. Dar alguns passos para melhorar sua autoconfiança pode impactar positivamente seu estilo de liderança.

Sempre busque fazer o seu melhor e estar evoluindo. Esse é o tipo de coisa que te ajuda a ter mais confiança e a ser um líder melhor.

Pratique a arte de ouvir

Ao contrário do que muitos pensam,  saber ouvir é uma habilidade que pode ser aprendida. Aprenda a ouvir os outros sem julgá-los. Pois, ao fazer isso, é mais provável que você entenda o que as outras pessoas estão dizendo. Ou seja, como se comunicar com elas de maneira eficaz. Quando você consegue entender o que as outras pessoas estão comunicando, você se torna uma figura de autoridade.

Quando você pratica bons hábitos de liderança, outros o seguirão. Conforme você aprimora suas habilidades de liderança, sua postura também fica melhor. Será profissional, mas descontraído e amigável. 

Seja um bom líder

Líderes que são comunicadores fortes também tendem a gostar de trabalhar em uma organização inclusiva. Líderes eficazes sabem como falar ao público com confiança e são capazes de influenciar e criar mudanças quando necessário. Bons líderes não tentam resolver todos os problemas que têm em mãos, mas procuram encontrar uma solução que funcione para todos na organização. 

Dessa forma, há menos conflito e brigas e todos têm um maior senso de envolvimento dentro da organização. Aqueles que gostam de impor sua vontade a outras pessoas provavelmente terão dificuldades com um estilo de liderança inclusivo. Ao apoiar e permitir que as pessoas tomem suas próprias decisões, elas serão capazes de ter sucesso.

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Como o Excel pode te ajudar a ser um bom líder

Como dissemos lá no começo deste artigo, muitas vezes um líder acaba acumulando funções. E em vez de conseguir realmente liderar a equipe, ele acaba rodando entre um milhão de tarefas. Sendo assim, não executando nenhuma com perfeição. 

Mas, se esse é o seu caso, as planilhas do Excel podem te ajudar na hora de organizar tudo. 

Sem contar que diversas vezes o Líder precisa preencher relatórios, e fazer apresentações sobre os resultados da equipe. Veja que é exatamente aí, onde o Excel pode te ajudar duas vezes.

A primeira é na hora de fazer a análise para que você saiba se a sua equipe realmente atingiu as metas, e se os resultados foram favoráveis, ou não. Mas também, também na hora de produzir os relatórios e apresentações. 

A praticidade da automação

Todavia, quando você utiliza o Excel, você automatiza uma série de funções, não tendo todo o retrabalho de refazer tudo todos os meses. Você consegue facilmente montar uma planilha que atenda todas as suas necessidades e aí todos os meses, tudo o que você tem que fazer é preencher essa planilha com os dados atualizados. 

Muitas vezes, só de fazer isso, você já consegue um relatório completo da situação da sua equipe e de como eles estão se saindo, o que certamente facilita também na hora de gerir as metas. 

Mas, se você acompanhar as metas de perto, preenchendo as planilhas uma vez por semana, por  exemplo, você consegue acompanhar o desempenho da equipe antes do fim do mês – e antes que esteja tudo perdido, conseguindo fazer ajustes no que cada um deve fazer para garantir um bom resultado para todos.

Além disso, alguns líderes também precisam lidar com a parte financeira da empresa ou com alguns números como controle de estoque ou controle de produção.  Entretanto, tudo isso pode ser facilitado – e muito – com o Excel. Tudo o que você precisa fazer é dominar essa ferramenta, e nós do Ninja do Excel podemos te ajudar nisso! 

O Treinamento de Excel

Temos à disposição vários cursos de Excel, voltados para todos os níveis de conhecimento, do iniciante ao avançado. Também temos na nossa plataforma um curso de Excel gratuito para você fazer hoje mesmo e melhorar o desempenho das suas funções. 

Além de tudo isso, também temos disponível um curso de Power Bi, que pode ser bem útil para Líderes que precisam trabalhar. Ou seja, com Business Intelligence e assim, criar diversos relatórios impressionantes. 

No entanto, para quem precisa se profissionalizar, automatizar as funções para poder se dedicar ao que realmente importa: liderar sua equipe de forma efetiva, usando a empatia, sendo íntegro e passando confiança para sua equipe, garantindo os resultados que seus superiores tanto te cobram. 

Gostou do nosso artigo?

Você já sabia dessas dicas de como se tornar um bom líder? Tem alguma outra dica para algum líder iniciante? E você, já sabe usar o Excel para automatizar suas tarefas e facilitar a sua vida?

Por fim, comente abaixo o que achou que iremos adorar saber um pouco mais sobre você.

Confira mais artigos de desenvolvimento profissional: