A função AGRUPARPOR no Excel permite organizar e resumir dados de forma eficiente, especialmente em grandes tabelas.
Pois, com ela, você pode agrupar informações com base em uma ou mais colunas e realizar cálculos, como somas, médias e contagens, diretamente nos dados agrupados.
Portanto, essa função é ideal para quem trabalha com análises mais avançadas e busca simplificar processos, eliminando a necessidade de criar tabelas dinâmicas ou filtros manuais para consolidar informações.
Usando a Função AGRUPARPOR no Excel
Primeiramente, observe que temos o registro de vendas no Excel de uma loja em um determinado período:
No caso, gostaríamos de usar a função AGRUPAPOR para trazer o resumo de algumas informações específicas da tabela.
Opção de Soma na Função AGRUPARPOR no Excel
Sendo assim, vamos descobrir o total de faturamento por vendedores.
Dessa forma, aplique a função AGRUPAPOR ao lado da tabela, selecione a coluna C de vendedores, selecione também a coluna I de vendas e por fim, coloque a opção de SOMA e o número três para trazer os cabeçalhos:
=AGRUPARPOR(C2:C32;I2:I32;SOMA;3)
Assim, teremos o total de vendas por vendedores:
Podemos ainda, retirar o total, acrescentando o 0 no final da fórmula apresentada:
=AGRUPARPOR(C2:C32;I2:I32;SOMA;3;0)
Contudo, você pode alterar a fórmula de acordo com as informações que você deseja ser apresentada, desde a inclusão ou não de cabeçalhos e total geral.
Portanto, com as dicas acima, você vai saber como usar a função AGRUPARPOR para otimizar suas análises no Excel.
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