A segurança é um dos pilares fundamentais de qualquer plataforma online, e no SharePoint, não é diferente.
Pois, com a crescente necessidade de colaboração em ambientes digitais, o SharePoint é amplamente utilizado para criar e gerenciar sites, documentos e informações corporativas.
No entanto, à medida que as equipes se expandem e os dados se tornam mais acessíveis, garantir a segurança do seu site no SharePoint é essencial para proteger informações privadas e evitar acessos não autorizados.
Portanto, neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para que você gerencie a segurança de sites no SharePoint, ajudando você a proteger seus dados e a colaborar com confiança.
Vamos lá!
Configurar Permissões de Acesso
Primeiramente, para poder realizar qualquer tipo de configuração de segurança no SharePoint, você precisa ter o usuário de administrador.
Então, vamos aprender a configurar a permissão de acesso, pois, irá garantir que os usuários só acessem o que for relevante para suas funções, evitando acessos desnecessários ou indevidos.
Sendo assim, acesse o SharePoint, clique no ícone de especificação no canto superior direito e selecione Permissões do Site.
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E então, verifique os grupos de permissão existentes, como Proprietários, Membros e Visitantes.
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No entanto, para adicionar um novo usuário, clique em Compartilhar ou em Conceder Permissões e escolha o nível de acesso adequado: Leitura, Edição ou Controle Total.
Configurar Níveis de Permissão Personalizados
Como segundo item, temos a configuração dos níveis de permissão personalizada.
Ou seja, com ele você consegue permitir que um grupo visualize documentos, mas proíba downloads ou edições, por exemplo.
Sendo assim, na aba de Permissões do Site, clique em Configurações Avançadas de Permissões.
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Posteriormente, selecione Níveis de Permissão.
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Então, crie um Nível de Permissão, defina um nome e uma descrição para o nível de permissão.
Além disso, escolha as ações específicas que o nível de permissão permitido, como leitura, edição ou exclusão de itens.
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Por fim, clique em Salvar e atribua esse nível de permissão aos usuários ou grupos.
Gerenciar Grupos do SharePoint
Na opção de gerenciar grupos dentro do SharePoint, é possível facilitar o gerenciamento de controles para equipes ou departamentos inteiros em vez de usuários individuais.
Portanto, acesse novamente as configurações de permissão do site.
Depois, ao localizar os Grupos do SharePoint, clique em Adicionar Membros ao Grupo.
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Posteriormente, adicione os membros desejado, de acordo com suas respectivas permissões.
Monitorar Acessos e Atividades
Temos a monitoração de acesso, onde você consegue identificar rapidamente alterações não autorizadas em documentos ou configurações.
Então, no Microsoft 365 Admin Center, acesse o Relatório de Atividades para monitorar o uso do SharePoint.
Além disso, você pode configurar alertas de segurança para atividades específicas, como alterações em documentos seguros ou acessos não autorizados.
Configurar Sites Privados e Públicos
Por fim, temos a configuração de site privados e públicos, onde controla quem pode acessar o site, permitindo que sites privados sejam usados para dados efetivos.
Já os sites públicos podem ser úteis para informações gerais que precisam estar disponíveis para toda a organização, como comunicados ou políticas.
Então, ao criar um site no SharePoint, é preciso escolher entre um site Público ou Privado.
Os sites privados são excluídos para que os usuários sejam convidados a acessá-los, enquanto os sites públicos são acessíveis a todos os membros da organização.
Sendo assim, caso deseje alterar esta configuração, vá para Configurações do Site, Permissões do Site e ajuste a visibilidade conforme necessário.
Portanto, com as dicas acima, você vai conseguirá gerenciar a segurança de sites no SharePoint e capacitar sua equipe para trabalhar com tranquilidade e eficiência.
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