Criar um gráfico do Bitcoin no Excel é uma maneira eficiente de visualizar as variações de preço dessa criptomoeda ao longo do tempo. Seja para acompanhar tendências de mercado ou realizar análises financeiras, o Excel oferece ferramentas versáteis para importar dados, organizá-los e representá-los graficamente.
Portanto, neste guia, você aprenderá como configurar uma planilha para coletar dados de preços do Bitcoin e transformá-los em um gráfico informativo, atualizado e de fácil interpretação.
Vamos lá!
Converter Bitcoin para Real
Primeiramente, vamos aprender a localizar o Bitcoin dentro do Excel e convertê-lo para real, considerando o período desejado, conforme exemplo abaixo:
![Vigência para Análise de Bitcoins](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/01-Vigencia-para-Analise-de-Bitcoins-no-Excel.jpg)
Sendo assim, digite o código do Bitcoin (BTC) na célula B2 e após a barra, coloque o BRL para representar o real:
![Inserindo o Código de Ações no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/02-Inserindo-o-Codigo-de-Acoes-no-Excel.jpg)
Posteriormente, vá até guia de Dados e clique em Ações:
![Convertendo Códigos para Ações](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/03-Convertendo-Codigos-para-Acoes-no-Excel.jpg)
Com isso, o Excel irá fazer a conversão desejada:
![Ações Convertidas no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/04-Acoes-Convertidas-no-Excel.jpg)
Histórico do Bitcoin no Excel
Para conseguirmos criar o nosso gráfico, precisamos buscar um histórico dos valores do Bitcoin no Excel.
Dessa forma, vamos precisar de dados como a Data, Abertura, Alto, Baixo e Fechamento, conforme exemplo:
![Dados para Análise do Histórico de Bitcoins](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/05-Dados-para-Analise-do-Historico-de-Bitcoins-no-Excel.jpg)
Em seguida, aplique a função HISTÓRICODEAÇÕES, selecione a ação em B2 e selecione as datas inicial e final, disponíveis em C2 e D2.
Por fim, selecione o intervalo de análise das ações, disponível em E2, coloque o número 1 para mostrar os cabeçalhos, 0 para mostrar a data, 2 para abertura, 4 para baixa, 3 para alta e 1 para fechamento:
=HISTÓRICODEAÇÕES(B2;C2;D2;E2;1;0;2;3;4;1)
![Aplicação da Função HISTÓRICODEAÇÕES no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/06-Aplicacao-da-Funcao-HISTORICODEACOES-no-Excel.jpg)
Ao clicar com o ENTER, temos o resultado abaixo:
![Resultado da Função HISTÓRICODEAÇÕES](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/07-Resultado-da-Funcao-HISTORICODEACOES-no-Excel.jpg)
Criando Gráfico do Bitcoin no Excel
Como conseguimos todos os dados do histórico das ações do Bitcoins no período desejado, podemos montar o gráfico.
Sendo assim, selecione os dados, vá em Inserir e clique em Gráfico de Ações:
![Inserindo Gráfico de Ações no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/08-Inserindo-Grafico-de-Acoes-no-Excel.jpg)
Em seguida, precisamos configurar o gráfico.
Então, clique com o botão direito sobre o gráfico e selecione Formatar Eixo:
![Formatando Eixo do Gráfico de Ações](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/09-Formatando-Eixo-do-Grafico-de-Acoes-no-Excel.jpg)
Ao abrir a janela para configurações e marque a opção de Eixo de Texto:
![Configurando o Eixo do Gráfico de Ações no Excel](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/10-Configurando-o-Eixo-do-Grafico-de-Acoes-no-Excel.jpg)
Por fim, altere as cores para destacar quando o Bitcoin fechou em alta ou baixa, chegando a este resultado:
![Resultado do Gráfico de Ações](https://ninjadoexcel.com.br/wp-content/uploads/2024/12/11-Resultado-do-Grafico-de-Acoes-no-Excel.jpg)
Portanto, com as dicas acima, você será capaz de fazer um gráfico do Bitcoin no Excel.
Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!