Use o Ponto e Domine Qualquer Fórmula do Excel em 5 Minutos

Você já percebeu que muitas vezes a dificuldade em entender uma fórmula no Excel não está na fórmula em si, mas em como a gente a enxerga?

Mas, existe um truque simples e poderoso que pode transformar sua forma de aprender e aplicar qualquer função: usar o ponto como seu guia.

Com essa técnica, em apenas 5 minutos, você vai conseguir quebrar fórmulas complexas em partes fáceis de entender, ganhando clareza, rapidez e segurança para montar até mesmo aquelas expressões que parecem impossíveis.

Vamos entender na prática!

BASE DE DADOS

Organizando Tabelas com Ponto no Excel

No caso do exemplo deste post, vamos trabalhar com algumas tabelas para entender melhor o tema.

Na primeira tabela, temos um pequeno registro de vendas de alguns vendedores:

Registro de Vendas no Excel
Registro de Vendas no Excel

No entanto, imagine que você precisa transferir esses dados para um determinado lugar na sua planilha.

Onde aplicamos o sinal de igual, selecionamos a tabela e assim, teremos os dados devidamente transferidos:

Transferindo Dados no Excel
Transferindo Dados no Excel

Contudo, se eu acrescentar mais informações logo abaixo, o Excel não irá atualizar a tabela transferida:

Acrescentando Dados na Tabela Original no Excel
Acrescentando Dados na Tabela Original no Excel

Sendo assim, seria necessário selecionar até mesmo as linhas em branco, o que deixaria a tabela transferida completamente desorganizada:

Erro na Tabela Transferida no Excel
Erro na Tabela Transferida no Excel

Então, para que isso não ocorra, você pode acrescentar um ponto após os dois pontos, desta maneira:

Acrescentando um Ponto no Intervalo de Dados no Excel
Acrescentando um Ponto no Intervalo de Dados no Excel

Assim, teremos o resultado abaixo:

Intervalo com Ajustes no Excel
Intervalo com Ajustes no Excel

Dicas para o EMPILHARV no Excel

As dicas acima, podem ser aplicadas também em funções.

Por exemplo, precisamos transformar essas três tabelas em apenas uma:

Três Tabelas com o Registro de Vendas no Excel
Três Tabelas com o Registro de Vendas no Excel

Portanto, utilize a função EMPILHARV, selecione as três tabelas e, apenas na primeira, marque também o cabeçalho.

Lembre-se que, na última tabela é necessário selecionar linhas em branco, pois, iremos acrescentar mais vendas ao longo do mês:

=EMPILHARV(B2:G7;B10:G16;B20:G27)

Aplicando a Função EMPILHARV no Excel
Aplicando a Função EMPILHARV no Excel

Mas, ao clicar em ENTER, temos o problema abaixo:

Erro na Função EMPILHARV no Excel
Erro na Função EMPILHARV no Excel

Então, como explicado anteriormente, acrescente o ponto após os dois pontos dos intervalos:

=EMPILHARV(B2:G7;B10:G16;B20:.G27)

Acrescentando um Ponto no Intervalo de Dados no Excel
Acrescentando um Ponto no Intervalo de Dados no Excel

Assim, teremos o resultado mostrado abaixo e poderemos adicionar novas vendas à tabela original, que serão automaticamente puxadas pelo EMPILHARV.

Intervalo com Ajustes na Função EMPILHARV no Excel
Intervalo com Ajustes na Função EMPILHARV no Excel

Dica para o PROCX no Excel

Observe que, temos uma tabela com os códigos e seus respectivos produtos.

Registro de Produtos no Excel
Registro de Produtos no Excel

No caso, na tabela ao lado, ao selecionarmos um código, o nome do produto correspondente será exibido automaticamente.

Para isso, utilizaremos a função PROCX.

Então, aplique o PROCX, selecione toda a coluna de B com os códigos, depois, selecione as colunas de código e nome do produto ao lado:

=PROCX(B3:B17;E3:E8;F3:F8)

Aplicando a Função PROCX no Excel
Aplicando a Função PROCX no Excel

Mas, ao clicar em ENTER, temos o erro abaixo:

Erro na Função PROCX no Excel
Erro na Função PROCX no Excel

Sendo assim, volte na fórmula e acrescentar o ponto após os dois pontos no intervalo de pesquisa de valor:

=PROCX(B3:.B17;E3:E8;F3:F8)

Acrescentando um Ponto no Intervalo de Dados no Excel
Acrescentando um Ponto no Intervalo de Dados no Excel

Após clicar em ENTER, vamos obter este resultado:

Intervalo com Ajustes na Função PROCX no Excel
Intervalo com Ajustes na Função PROCX no Excel

Portanto, com as dicas acima você vai conseguir adaptar suas funções no Excel, de maneira rápida e prática.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *