Trabalhar no gerenciamento de uma empresa pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora, além disso, na maioria dos casos, a maior dúvida referente ao gerenciamento é em relação a como dar feedback negativo para os funcionários, de forma que eles não fiquem constrangidos e consigam atuar na melhoria.
Pensando nisso, se você, gerente de uma empresa está em busca de dicas de como dar feedback negativo, não se preocupe, você está no lugar ideal, afinal, com a leitura do nosso artigo, além de conferir as principais dicas, você poderá entender em que consiste um feedback negativo. Para saber mais, continue com a gente e surpreenda-se com as dicas.
Em que consiste um feedback negativo?
A princípio, vale destacar que o feedback negativo consiste em fazer um comentário focado em um determinado aspecto que deve ser melhorado, além disso, de certa forma, em nosso dia a dia estamos acostumados a dar feedbacks negativos, afinal, é comum reclamarmos sobre determinada situação ou sobre determinadas pessoas, porém, o problema se manifesta quando não sabemos dar o feedback negativo sem deixar a pessoa constrangida.
Como dar feedback negativo sem constranger o funcionário?
Agora que você já tem em mente o que é um feedback negativo, é válido destacar quais são as principais formas de dar um feedback negativo sem deixar o funcionário constrangido com a situação. Confira.
Escolha um local sossegado e tranquilo
A primeira dica relevante de como dar feedback negativo é em relação a escolher um local sossegado e tranquilo para a conversa, como, por exemplo, uma sala de reunião.
Além de evitar a exposição do funcionário, ao optar por realizar a reunião em um local mais tranquilo você fará com que o colaborador consiga entender e compreender melhor os fatos expostos e, assim, consiga trabalhar para melhorar a situação.
Além disso, caso mais alguém precise fazer parte da conversa, convide-a para entrar na sala de reunião, mas somente em caso de haver muita necessidade, afinal, o indicado é que o feedback seja dado somente quando estiver o funcionário e o gerente.
Tenha em mente todos os pontos que você precisa destacar
Além de escolher um local tranquilo e sossegado, outra dica importante de como dar feedback negativo é sobre você ter todos os pontos que precisam ser destacados em mente.
Para isso, você pode considerar fazer um mapeamento sobre os principais pontos, destacando o que está sendo desenvolvido de forma incorreta, e quais são as principais dicas para que a melhoria possa ser alcançada.
Ao levar essa dica em consideração, você conseguirá transmitir as informações para o colaborador da melhor maneira possível.
Evite deixar muitas críticas acumularem
Mais uma dica de como dar feedback negativo é não deixando as críticas se acumularem, afinal, pode ser uma situação um tanto quanto desconfortável, que fará com que o funcionário acabe levando a situação para o lado pessoal.
Assim, para evitar esse tipo de situação, a dica é que você marque reuniões frequentes com seus colaboradores, e quando estiver a sós com cada um deles, pontue os pontos que precisam ser melhorados e quais as principais dicas para alcançar essa melhoria.
Explique o motivo da conversa
Explicar o motivo da conversa também é uma dica que vale ouro para você entender melhor sobre como dar feedback negativo.
Essa dica, apesar de parecer irrelevante, é fundamental, afinal, muitas vezes, algo que está bem óbvio para a gente, pode ser motivo de desconfiança no outro, sendo assim, conduzir a conversa às claras é fundamental para que o colaborador entenda melhor quais são seus objetivos com a conversa.
Além disso, é fundamental que você tenha todos os pontos da conversa anotados, para que, em caso de futuras dúvidas ou futuros desentendimentos, você possa conduzir a conversa da melhor maneira possível, atuando sempre em prol do melhor desenvolvimento da empresa.
Seja claro e deixe seu foco voltado para dados e informações
Apesar de ser uma dica bastante óbvia, ser claro durante a conversa e focar sempre nos dados e nas informações é uma dica essencial de como dar feedback negativo.
Em questão de ser direto, além de ser direto com o assunto em si, é fundamental que você não cause ansiedade em seu colaborador até o dia da reunião, afinal, se ele se sentir pressionado, as coisas poderão sair ainda mais do eixo.
Já em relação a manter o foco nos dados e nas informações, é interessante que você separe informações reais para debater com o funcionário, como, por exemplo, situações onde ele anotou alguma informação errada, afinal, só assim você fará com que ele entenda quais são os aspectos que precisa melhorar.
Incentive o funcionário a refletir sobre o assunto
Em sétimo e último lugar, outra dica relacionada a como dar feedback negativo é incentivar o funcionário a refletir sobre o assunto, afinal não adianta nada você expor todos os fatos e ele continuar insistindo no erro. O ideal, é que após o feedback, você fale sobre os pontos que ele tem se destacado e deixe claro que você confia no potencial de mudança dele.
Tenha cuidado com o tom de voz
Agora que você já sabe quais são as principais dicas de como dar feedback negativo, clique aqui e confira também nosso artigo sobre 7 dicas de como ter uma comunicação assertiva no trabalho.