Quanto vou receber se for demitido calculadora é uma das dúvidas mais frequentes de quem está sendo desligado de uma empresa e irá receber a rescisão, afinal, pessoas que se encontram nessa situação contam, sim, com vários direitos a serem recebidos.
Na verdade, o que acontece é que o valor a ser recebido varia conforme o tipo de demissão, os quais variam entre: demissão por justa causa, demissão sem justa causa e demissão por acordo comum, e todos foram criados na Reforma Trabalhista em 2017.
Além disso, vale destacar que todos os valores, verbas rescisórias e diversas outras informações devem constar no Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho – TRCT.
Enfim, para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos aqui neste artigo os principais tópicos que, com certeza, conseguirão responder sua dúvida de quanto vou receber se for demitido calculadora. Sendo assim, continue a leitura e fique por dentro.
Quanto vou receber se for demitido calculadora
Quando ocorre uma demissão, é necessário fazer uma rescisão trabalhista, a qual é responsável por formalizar a relação de trabalho, no entanto, o vínculo empregatício pode ser encerrado de outras diferentes formas, sem que a empresa precise mandar o funcionário embora, que é o caso de quando o funcionário pede a demissão.
Porém, caso a empresa tome a decisão de demitir o funcionário ou caso haja comum acordo no encerramento de contrato, é necessário observar qual é o tipo de demissão, para que os benefícios que devem ser pagos possam ser analisados, e para que sua dúvida de quanto vou receber se for demitido calculadora possa ser respondida.
Para que você entenda melhor e tenha sua dúvida de quanto vou receber se for demitido calculadora solucionada, separamos nos próximos tópicos os direitos que os trabalhadores possuem ao encerrarem o contrato com uma empresa, bem como os valores que devem ser pagos de cada um deles. Sendo assim, com a calculadora em mãos, continue a leitura e entenda quanto você deve receber caso esteja sendo demitido.
Seguro desemprego
O primeiro e mais famoso dos direitos que deve ser recebido por quem está sendo demitido é o seguro desemprego. Nesse caso, ele é concedido para aqueles trabalhadores que foram demitidos sem justa causa através de guias que permitem dar entrada no benefício e que são entregues na rescisão.
Porém, para que esse benefício possa ser recebido, é necessário que o funcionário não esteja recebendo benefícios da previdência ou de prestação continuada, bem como não tenha renda para sustentar a família.
Além disso, em relação ao valor, vale destacar que ele é atualizado todo ano, e para tirar sua dúvida de quanto vou receber se for demitido calculadora, basta você considerar a média dos últimos três salários anteriores à demissão.
Multa do FGTS
Em segundo lugar, outro direito também muito famoso e que deve ser pago para os funcionários que estão sendo demitidos é a multa do FGTS. Nesse caso, seu valor é calculado com base nos depósitos realizados pela empresa no fundo de garantia de quem está saindo, e a quantidade corresponde a uma porcentagem que varia conforme o tipo de demissão.
- Demissão por justa causa: não há o pagamento da multa do FGTS;
- Demissão sem justa causa: o valor pago da multa é de 40% do saldo dos depósitos da empresa;
- Rescisão por acordo comum: o valor pago da multa é de 20% do saldo dos depósitos da empresa.
Férias vencidas e proporcionais
Mais uma verba rescisória para quem foi demitido é o pagamento das férias vencidas e proporcionais. Nessa situação, se alguém é demitido antes de tirar férias, a pessoa deverá receber o pagamento de 1 salário integral, além do acréscimo de ⅓ de tal valor.
Ademais, além desse valor, existe o valor das férias referentes aos meses trabalhados no ano, as quais também contam com o acréscimo de ⅓ da remuneração, e essa medida está prevista na Consolidação das Leis de Trabalho – CLT.
13° salário proporcional
Em quarto lugar, outro direito que deve ser pago para quem está tendo o contrato encerrado com uma empresa é o 13° salário proporcional, o qual é calculado com base nos meses trabalhados no ano da demissão.
Nesse caso, para fazer o cálculo e responder a dúvida de quanto vou receber se for demitido calculadora, você deve dividir o valor do salário por 12, e multiplicar o resultado pelo total de meses trabalhados no ano da rescisão. Além disso, vale destacar que quando o trabalho for superior a 15 dias, você deve considerar um mês inteiro.
Aviso prévio trabalhado ou indenizado
Mais um direito que deve ser pago para quem está sendo desligado de uma empresa é o aviso prévio trabalhado ou indenizado, que, na verdade, é como uma espécie de comunicação da demissão. Confira a seguir a diferença entre cada um deles:
- Aviso prévio trabalhado: a pessoa é comunicada da demissão e, em seguida, trabalha por 30 dias até que as atividades sejam encerradas, e no final delas, recebe o pagamento. Nesse caso, é possível reduzir a carga horária em 2 horas por dia, sem desconto.
- Aviso prévio indenizado: nesse caso, o valor referente aos 30 dias que seriam trabalhados são pagos na rescisão.
Além disso, caso o aviso prévio seja cumprido após o aviso da demissão, devem ser pagos 30 dias de salários acrescidos no valor de mais 3 dias de remuneração para cada ano completo de trabalho. Já no caso do aviso prévio indenizado, o pagamento do salário integral é exigido.
Saldo de salário
Em último lugar, mas não menos importante, outro direito que deve ser pago para quem está sendo demitido é o saldo de salário, que diz respeito ao valor referente aos dias que a pessoa trabalhou no mês em que foi demitida, e nesse valor, devem ser somados a quantia dos valores de hora extra e adicionais.
Nesse caso, a conta do valor deve ser feita da seguinte forma: divida seu salário por 30, que é a média de dias do mês, e multiplique o resultado pela quantidade de dias trabalhados, até o dia em que o contrato encerrou. Por fim, no resultado, some as horas extras e os adicionais.
Por fim, agora que sua dúvida de quanto vou receber se for demitido calculadora já foi respondida, clique aqui e confira também nosso artigo sobre as 10 dicas do que falar na entrevista de emprego.