Insegurança no Trabalho: Os 10 Fatores Que Contribuem

Insegurança no Trabalho: Os 10 Fatores Que Contribuem

O ambiente de trabalho não é um local simples de se lidar, são diversas variáveis em jogo o tempo todo, o que faz com que cada vez mais pessoas acabem cometendo erros e deslizes, o que gera uma grande insegurança no trabalho.

Preparamos um conteúdo especial que fara você conhecer os fatores mais comum os quais fazem as pessoas se sentirem assim.

Insegurança no Trabalho: Os 10 Fatores Que Contribuem

A insegurança pode surgir por diversos gatilhos e motivos, mas uma coisa é certa, ela pode prejudicar muito a vida profissional de uma pessoa. Por esta razão, você precisa conhecer cada um dos fatores que a geram para estar preparado para lidar com as adversidades, caso algum desses problemas aconteça com você e, principalmente, saber como evitá-los a qualquer custo.

1. Comparação desnecessária

O ambiente profissional é, e sempre vai ser, muito competitivo, não há como negar que mesmo com grande senso de coleguismo, ainda assim, uma hora ou outra você vai ter que concorrer com seus próximos por uma vaga ou promoção. 

E mesmo com este contexto, não é nada saudável nutrir uma comparação com colegas de trabalho, seja com as funções exercidas, salário, capacidade, o tempo em que gasta com cada tarefa ou com a quantidade de amigos e reuniões.

Para evitar ao máximo uma insegurança no trabalho, esses hábitos, por mais que sejam naturais, devem ser excluídos completamente da rotina de trabalho.

2. Vergonha de falar em público

Falar em público, não só falar bem, faz parte de um trabalho e também é essencial para a sociedade, sendo esse um dos maiores causadores de insegurança no trabalho.

Saber falar em público, para muitas pessoas, não é algo simples e elas sofrem com diversos problemas sociais por conta disso. Porém, no ambiente profissional é preciso dominar todas as formas de comunicação.

Sendo assim, não há o que fazer, a não ser desenvolver essa habilidade e, com o tempo, ir perdendo o medo.   

3. Não saber como falar inglês gera insegurança no trabalho

A língua inglesa é essencial nos dias atuais e dispensa comentários. Com a globalização cada vez mais em alta, a língua inglesa se torna indispensável, uma vez que é chamada de linguagem universal. Além disso, a grande maioria da produção cultural, como filmes, séries, livros, artigos científicos e músicas, são feitas em inglês.

Por esta razão, até mesmo os estudos e conhecimentos gerais necessitam da língua inglesa, além de ser a língua dos negócios, por isso gera muita insegurança no ambiente de trabalho.

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4. Confiança abalada

É inegável que a confiança é um fator essencial para a vida profissional, a sua ausência pode impactar profundamente a carreira.

Não possuir noção de suas capacidades muitas vezes é associada à síndrome do impostor, uma condição na qual as pessoas se acham incapazes de exercer a sua função, apesar de ter uma formação e experiência.

Ter a sua confiança abalada no trabalho é um sinal vermelho sobre outros problemas maiores que podem se desenvolver, esses sim podendo gerar ainda mais insegurança no trabalho.

5. Medo de perder o emprego

A insegurança de perder o emprego e ser desligado justamente por essa situação é um paradoxo, mas muito comum de ser visto, não é raro que profissionais passem por isso, o trabalho é  um ambiente delicado que exige muito de todos, e estar com um peso desses nas costas, com certeza afeta negativamente todo o desempenho.

6. Ansiedade

A ansiedade é um problema neurológico que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, cada vez mais profissionais sofrem com tal condição, e infelizmente muitas vezes é causada pelo local de trabalho.

Consiste basicamente em sofrer com a antecipação de eventos que podem ou não serem hipotéticos, gerando assim, tensão, apreensão, sensação de desconforto, pânico e causa desequilíbrio emocional com insegurança no trabalho.

7. Não saber lidar com a pressão

Todo ambiente profissional tem pressão, são diversas variáveis como exigências, prazos e metas, todo esse cenário pode facilmente causar uma insegurança no trabalho em pessoas que não sabem lidar com tais circunstâncias.

Parando para analisar a insegurança no trabalho friamente, fica claro que apesar de tudo, o que mais causa a insegurança é justamente o medo de perder o emprego, e não saber lidar com tudo o que envolve um ambiente profissional.

8. Falta de resiliência

Um dos pilares do ambiente profissional, a resiliência é muito exigida, pois é a capacidade de se reerguer diante dos problemas externos e aprender com os próprios erros, sendo assim, possuir resiliência é algo que agrega muito a carreira. 

9. Inteligência emocional

Saber lidar com as próprias emoções não é uma tarefa nada simples, ainda mais no ambiente profissional que pode facilmente causar ansiedade, descontrole e diversas outras sensações e emoções que podem prejudicar a carreira de qualquer pessoa.

10. Não saber se comunicar

A boa comunicação é crucial no local de trabalho, sendo necessário saber como falar em público, como se comunicar, a forma da comunicação, tom de voz, onde falar e muito mais.

Para que os problemas de comunicação e insegurança no trabalho não aconteçam, confira este artigo que foi feito para te ajudar a se comunicar, e se você quer desenvolver habilidades que ajudarão a fortalecer ainda mais sua segurança no trabalho os cursos encontrados aqui poderão te ajudar.