Como Aumentar a Produtividade de Forma Efetiva

Como Aumentar a Produtividade de Forma Efetiva

Você já parou para pensar que todas as pessoas possuem exatamente a mesma quantidade de horas no dia delas? E que algumas conseguem fazer muitas, muitas coisas, e enquanto outras parece que não param de andar em círculos? O segredo das pessoas que conseguem fazer muitas coisas está na produtividade delas. Para te ajudar, montamos esse texto com as melhores dicas de como aumentar a produtividade. Acompanhe! 

Como aumentar a produtividade? Será mesmo que preciso ser mais produtivo? 

A primeira coisa que deve ser levada em consideração é que para ser mais produtivo, primeiro você tem que produzir algo. Isso é importante porque vivemos em uma época em que vivemos desatentos, pulando de uma tarefa para outra e perdendo horas preciosas em redes sociais e outros tipos de procrastinação. 

Parece que depois que a nossa “mania de ficar enrolando” passou a ter nome bonito e a se chamar procrastinação, ficou mais fácil e aceitável enrolar o dia todo sem realmente produzir nada. 

Antes de mais nada, é preciso desenvolver a sua disciplina. Somente dessa forma você conseguirá ser mais produtivo e alcançar seus objetivos de vida! 

Disciplina x produtividade

Acabamos de falar sobre disciplina, mas porque será que ela é tão importante? 

Primeiro de tudo, antes mesmo de ensinar a você como aumentar a produtividade, temos que ter na nossa mente que ser disciplinado é aceitar que não podemos fazer tudo o que queremos. Mas, simplesmente fazer o que tem que ser feito. 

Você já conheceu alguém que parece que fica o tempo todo enrolando, se dando desculpas, alimentando pequenos prazeres? 

Aquela pessoa que precisa entregar um trabalho, mas resolve que vai dar só uma olhadinha no Instagram, só uma olhadinha no Facebook, tirar um cochilinho, tomar um café… Até que o dia passa, nada foi feito e essa pessoa não consegue fazer nada além de enrolar? Não seja essa pessoa! Essa pessoa é aquela que sobrecarrega todos os seus colegas de trabalho por um simples motivo: não tem disciplina. 

Se você não consegue nem mesmo ter disciplina para começar algo, como você quer ser produtivo? 

Então, antes de chegar na etapa em que a gente dá dicas para você de como aumentar a sua produtividade, vamos te dar dicas para você ser mais disciplinado e parar de lutar com as suas vontades. 

Como aumentar a produtividade – Dicas para ser mais disciplinado 

De forma rápida e prática, ser mais disciplinado consiste em simplesmente fazer o que tem que ser feito.

Tem que entregar um trabalho? Sente e faça o trabalho. Pode parecer uma coisa simples de ser feita, porém, para quem realmente não tem disciplina, qualquer coisa é motivo de uma briga interna gigante, em que depois de estar exausto, acaba se rendendo e indo fazer o que quer, em vez de fazer o que tem e deve ser feito. 

A melhor forma para começar a adquirir disciplina é negando a si mesmo. Comece aprendendo a controlar as suas vontades físicas. Por exemplo, se você está com fome, tente esperar pelo menos 15 a 30 minutos para comer. Mesmo que esteja na hora que você costuma comer, mesmo que a sua comida já esteja pronta, simplesmente se negue e aguarde algum tempo antes de ir comer. O mesmo vale para as necessidades fisiológicas, sede, etc. Vá se negando (exceto ir ao banheiro e ir dormir), ou seja, vá treinando seu metabolismo a se acostumar com as tarefas. Lembrando, que não é para deixar de comer e atender suas necessidades físicas, mas sim, tentar controlar nos momentos importunos e fazer após a conclusão das tarefas. 

como aumentar a produtividade

Depois que você já estiver nesse processo por alguns dias, é hora de começar a se disciplinar em outros aspectos. 

Procure focar nas tarefas de curto prazo

Dê uma olhada nas suas metas a curto prazo (por favor, foque nas de curto prazo, para os indisciplinados é melhor ter algumas recompensas instantâneas para manter a motivação) e encontre uma pela qual você vai começar. 

Vamos supor que a sua meta em questão, seja de ler 10 livros até o fim do ano. 

Pensando que cada livro tem uma média de 200 páginas, você precisa ler 2.000 paginas até o fim do ano. Divida pelo número de dias que faltam para começar o ano e você terá quantas páginas tem que ler por dia. 

Comece simplesmente lendo. Acorde mais cedo e leia. Não procrastine. Só faça. É algo fácil, você tem que agir como se a sua vida dependesse disso. 

Depois que já estiver acostumado a ler as páginas que você precisa ler todos os dias, comece a aumentar. Se a meta era ler 5 páginas por dia, não pare até ler 6. Depois 7, 8… Vá seguindo. 

É através das pequenas coisas, dos pequenos passos que você vai começar a se tornar uma pessoa mais disciplinada e assim aprenderá a aumentar a sua produtividade. 

Outras dicas úteis para quem está buscando ser mais disciplinado e aumentar a produtividade: 

  • Não enrole na cama. O despertador tocou, simplesmente levante. Isso faz com que você já comece o dia com uma vitória: não ativou a soneca do celular. 
  • Arrume a sua cama. Essa é outra dica que faz com que você cumpra 2 tarefas em menos de 5 minutos acordado. Isso já é uma grande vitória para pessoas que às vezes passam dias sem conseguir cumprir uma única tarefa da sua lista. 
  • Evite usar as redes sociais ou mexer no celular enquanto não tiver cumprido uma ou duas coisas da sua lista
  • Simplesmente faça. Quando você começa a pensar muito, a se dar desculpas e começa a brigar com você mesmo, você se cansa, se frustra e acaba desistindo. Não entre nessa, simplesmente faça o que tem que ser feito. 

Lembre-se de que você tem uma vida sem disciplina e improdutiva, então não será do dia pra noite que você vai conseguir mudar isso. Foco e constância, continue, recomece, não importa quantas vezes você caia na tentação de ir pelo caminho mais fácil, simplesmente recomece e veja que logo irá aumentar a produtividade. 

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

De fato: Aumentar a produtividade!

Agora que você já conseguiu se tornar uma pessoa mais disciplinada – ou que pelo menos já sabe qual o caminho para isso – está na hora de começar a pensar em ser mais produtivo. 

Existem alguns métodos que são comprovados que ajudam na produtividade e a se manter focado. 

Assim como a disciplina, a produtividade não pode ser conseguida do dia pra noite. Você precisa ter paciência e saber que você vai dar passos de formiga até conseguir chegar onde você deseja. 

Nós vamos passar aqui algumas dicas de coisas que você pode fazer para ser mais produtivo, mas atenção: cuidado para não cair na armadilha de ficar mudando de um método para outro e gastar mais tempo se adaptando do que produzindo. Isso é uma armadilha que muita gente sem disciplina cai. 

Essas pessoas passam horas procurando maneiras de ser mais produtivas e no fim do dia isso foi tudo o que elas fizeram. No dia seguinte, com uma lista de tarefas ainda maior, tudo o que resta é procurar uma outra maneira de ser mais produtivo. E isso vai seguindo até que as tarefas começam a explodir na sua mão.  Escolha um método simples para você, coloque em prática e siga. A constância é mais importante do que o método em si. 

Dicas de como ser mais produtivo

Automatize todas as tarefas que você puder

E aqui chegamos no ponto central do nosso artigo (afinal, aqui é um blog sobre Excel). Se você trabalha com planilhas, relatórios, contas, análise de dados, etc. Você precisa aprender a mexer no Excel corretamente para automatizar todas as funções que você puder. Além disso, o Excel é uma ferramenta super robusta, então tenho certeza que mesmo que hoje você não o utilize para nada, se você fizer um curso e descobrir toda a potencialidade dele, vai descobrir como ele pode te tornar mais produtivo. 

Além do Excel, a automatização de funções serve para tudo e inclusive é uma das funções da rotina. Quando você tem uma rotina bem definida, você não precisa ficar pensando em cada passo que você vai dar, e com isso as coisas fluem mais rápido. Com uma rotina bem definida, pois a maioria das suas tarefas são feitas de forma automática e isso te faz ganhar tempo. 

Controle seu tempo nas redes sociais

Existem alguns aplicativos que te informam quanto tempo você tem passado nas redes sociais. Já ouvi muitos relatos de pessoas que achavam que só mexiam no celular por alguns minutos por dia, mas que quando instalaram esses aplicativos de controle, descobriram que mexiam coisa de 2 a 3 horas diárias! 

Isso é muito tempo! Com 3 horas por dia, em alguns meses você consegue adquirir uma habilidade nova – como por exemplo aprender Excel – que vai te trazer inúmeros benefícios na sua carreira e na sua vida pessoal. Não deixe que a distração te roube 3 horas diárias.

E se você está achando que é exagero, 3 horas “perdidas” em um ano. Isso significa que você gastou 1095 horas nas redes sociais, o que é equivalente a mais de 45 dias! Ou seja, é como se em um ano você tivesse passado 45 dias olhando as redes sociais e vendo a vida dos outros passar. 

Imagine só tudo o que dá pra fazer com 45 dias a mais no seu ano! 

Desligue a TV

E não me venha com a desculpa sobre “como eu vou me informar se não tiver televisão”! Nós estamos na era da internet, existem milhares de sites que podem te informar tudo o que está acontecendo de uma forma até menos tendenciosa do que os jornais televisivos. 

Na grande maioria das vezes, a televisão só serve para te deixar lá, por outras 2 ou 3 horas jogado no sofá. 

O mesmo vale para as séries. Claro que você também precisa de momentos de distração, mas se você dormir 7 horas por dia, trabalhar 8 horas, perder 2 horas com deslocamento, 3 horas com redes sociais e outras 4 horas na frente da televisão, pode ter certeza que seu dia não será mesmo muito produtivo. 

Foque em assistir coisas que realmente te fazem bem, que te ajudam a descansar e a relaxar, não há problema algum nisso. Só não perca seu tempo zapeando vários canais da TV a cabo para acabar em algum programa que você nem gosta tanto assim, só para passar o tempo. 

Encontre uma válvula de escape

Todos nós precisamos relaxar e descansar às vezes. Encontre algo que te faz bem e dedique-se a isso por algumas horas na semana. 

Se você passar a gastar 1 hora por dia com as redes sociais e uma hora por dia estudando, ainda te sobra 1 hora para fazer algo realmente legal, que você gosta e que vai te ajudar de verdade a desestressar e relaxar! Ter um hobby faz com que a nossa cabeça esvazie e a gente se sinta melhor. 

E o nosso estado de espírito influencia diretamente a nossa produtividade. 

Alguns dias simplesmente vão ser ruins

Você precisa aceitar que alguns dias simplesmente vão ser ruins e você não vai conseguir se concentrar e produzir. Pode ser devido a algum problema pessoal, ou então por uma noite de sono mal dormida. Nós sempre temos dias ruins. 

Nos dias ruins, procure fazer o que tem que ser feito, mas de forma mais leve. Se você realmente tiver que entregar algum trabalho, você pode usar algumas técnicas, como por exemplo o Pomodoro. 

Utilize a Técnica Pomodoro para aumentar a produtividade

A técnica Pomodoro é uma das melhores dicas para quem está querendo aumentar a produtividade, pois ela consiste em trabalhar em blocos de 25 minutos e descansar por 5 minutos antes de começar o próximo bloco de 25 minutos. A cada 4 blocos de 25 minutos, você pode ter um descanso mais longo, de 15 minutos. 

A regra é que durante os 25 minutos que você deve produzir, você não pode conversar com o colega, atender ligações, responder WhatsApp, checar o e-mail e nem mesmo parar para ir ao banheiro, nem tomar água. 

São só 25 minutos e a não ser que você tenha algum problema de saúde, qualquer necessidade fisiológica pode esperar esse tempo. 

Nos seus 5 minutos você pode ir tomar água, ir ao banheiro, fazer um café… 

Tem muita gente que inclusive, usa essa técnica para dividir tudo: os estudos, o trabalho, dentre outras tarefas. 

tecnica de pomodoro

Você pode aprimorar na técnica de pomodoro

Eu, particularmente, acho que depois de um tempo, ficar focado por 25 minutos começa a se tornar fácil e a técnica começa mais a atrapalhar a produtividade do que realmente ajudar, então eu guardo essa dica para ser utilizada em dias que eu percebo que estou com dificuldades para me concentrar ou que estão surgindo muitas demandas extras para serem realizadas. 

Dessa forma, nos 25 minutos, eu simplesmente trabalho e paro de atender as demandas externas. Quando chega os 5 minutos de intervalo eu respondo o que consigo, e quando toca o despertador de que os 5 minutos terminaram, eu simplesmente volto a trabalhar, não importando qual demanda acabou ficando para trás. 

Portanto, é lógico que você também pode adaptar a técnica, e se 25 minutos começou a ficar fácil para você, aumente os seus blocos para 40 minutos, por exemplo, fazendo um intervalo de 5 minutos e um intervalo de 20 ou 30 minutos a cada 4 blocos de trabalho. 

Dessa forma, você vai conseguindo se adaptar e produzir cada vez mais, já que passa mais tempo focado no trabalho. 

O pomodoro funciona tão bem, justamente porque ele é uma técnica de produtividade que te ajuda a ter disciplina ao mesmo tempo em que te ajuda a ser mais produtivo, ou seja, ele trabalha as 2 bases que falamos aqui. 

Gostou do nosso artigo de dicas para ser mais produtivo? Você é uma pessoa produtiva e disciplinada ou ainda tem muito o que melhorar? Comente! Vou adorar saber um pouco mais sobre você.

Leia também sobre aprender Excel: