15 maneiras de conseguir grandes resultados com intraempreendedorismo

15 maneiras de conseguir grandes resultados com intraempreendedorismo

Nos últimos anos a forma como se gerencia uma empresa mudou completamente, cada vez mais pessoas e gestores se dão conta que ganham muito mais se incentivarem e gerarem um ambiente descontraído e com muitas oportunidades, com isso, surgiram muitas formas de se crescer profissionalmente, como marketing pessoal e intraempreendedorismo.

Em poucas palavras o intraempreendedorismo nada mais é que a prática de criar e gerenciar projetos autônomos dentro da empresa que já trabalha, de forma que vai estar empreendendo sem correr os riscos que esta profissão possui.

Isso faz com que cada vez mais as empresas busquem por colaboradores que possuam um certo DNA de autonomia e inquietude, que procuram sempre por novas e mais efetivas formas de se fazer as funções, fomentando a criatividade e a inovação nos processos internos.

Muitos dos produtos e serviços que consumimos nos dias de hoje surgiram do intraempreendedorismo e não fazemos ideia, como o Gmail, Playstation, Post-it, McLanche Feliz e muito mais.

Muitas empresas conseguiram ótimos retornos apenas proporcionando um ambiente mais inovador e fértil a ideias e inovações. Por isso listamos alguns benefícios de se possuir um ambiente que propicie o intraempreendedorismo.

Desenvolvendo maior responsabilidade dos colaboradores

Apenas com o simples passo de gerar uma cultura empresarial aberta ao intraempreendedorismo, você consegue enormes impactos na forma como os empregados veem a sua empresa.

Eles vão se sentir mais integrados com a corporação e seus objetivos, e vai gerar um enorme senso de responsabilidade, não somente como uma engrenagem do funcionamento geral, mas também como um responsável pela sua função, sendo autônomo para decidir quais caminhos tomar, para alcançar os objetivos.

Dando liberdade

O intraempreendedorismo gera uma grande liberdade, pois a simples possibilidade de um colaborador poder decidir quais rumos deve-se tomar dentro de sua função com liberdade, faz com que ele se sinta integrado com a cultura da empresa.

Proporcionar a liberdade, faz com que o engajamento com o propósito principal cresça muito.

Sentimento de dono

Uma das melhores partes de adotar um ambiente aberto a ideias vinda dos trabalhadores, vai gerar uma sensação de dono, onde ele realmente vai possuir as rédeas de sua função, possuindo a responsabilidade por completa.

O sentimento de dono é um dos critérios mais buscados pelos gestores em seus funcionários, e felizmente, agora ele pode ser criado muito mais facilmente com o intraempreendedorismo.

Faz parte de um propósito

Assumindo a inovação e responsabilidade, todos os colaboradores responsáveis vão se sentir cada vez mais parte indispensável da empresa, com o sentimento de  integrar o objetivo da corporação.

Faz se sentir necessário

Por mais que o objetivo principal do intraempreendedorismo seja fomentar a liberdade, juntamente com o foco nisto, há também uma severa mudança na percepção do profissional sobre a empresa. O simples fato de ter as suas ideias ouvidas, postas em prática  e tomando as devidas atitudes para realizar o que foi planejado, gera um enorme impacto no engajamento e como o profissional vê a empresa.

Fazer o colaborador se sentir importante

Por mais que esses benefícios estejam sempre relacionados ao colaborador, qualquer gestor profissional nos dias de hoje tem a noção que um funcionário feliz produz mais e faz a empresa ir muito mais longe.

Não é atoa, que nos dias de hoje existem tantos benefícios relacionados ao bem estar e saúde mental.

Gratificação

Ainda no quesito de bem estar em relação a empresa, a política de portas abertas em relação às ideias gera muitos benefícios para toda a cadeia produtiva, afinal, são os colaboradores mais abaixo na cadeia de produção que põem a mão na massa e sabem como sua função pode ser melhorada.

Gera maior dedicação

Junto com o sentimento de dono vem sempre o crescimento na dedicação do colaborador que faz parte do pacote gerado pelo intraempreendedorismo.

Por mais que algumas vezes o funcionário vai ter que exercer a sua função e ainda tocar um projeto, por ser algo que ele mesmo se propôs, vai conseguir lidar tranquilamente com a alta demanda.

O intraempreendedorismo melhora a criatividade

O ato de gerar um ambiente aberto a ideias, faz com que as pessoas sejam livres para ser quem são, os criativos têm seus insights ouvidos e postos em prática, enquanto os outros não se sentem pressionados a inovar.

Gera proatividade

Um funcionário de qualquer área pode facilmente identificar problemas ou falta de agilidade em outras partes da empresa, de forma que ele possua a solução para isso, gerando uma grande proatividade e intercâmbio de conhecimento e técnicas.

Atenção aos processos

Com a possibilidade de um intraempreendedorismo, principalmente o remunerado, faz com que cada pessoa passe a prestar mais e mais atenção em cada etapa de sua função, com o objetivo de buscar melhores técnicas e formas de agilizar sua área.

Autoconfiança

Uma empresa aberta a ouvir os seus funcionários e implantar suas melhorias e mudanças, gera muitos impactos não só na produção mas também na forma como os colaboradores se veem dentro do funcionamento da corporação.

Gera novas fontes de renda

O intraempreendedorismo gera inúmeros benefícios para todos envolvidos, desde os mais baixos cargos até mesmo no faturamento da corporação, a exemplo do Gmail, que é um dos principais produtos da Google, ele foi pensado por um funcionário.

Ou então o PlayStation, que possui o console de maior sucesso do mundo o PS2, até hoje é o carro chefe da divisão de videogames da Sony, tanto é que já está em sua quinta versão, o PS5.

Novos produtos ou serviços

Dar ouvidos a quem está fazendo é uma ótima forma de melhorar e expandir a empresa, com simples atitudes proporcionadas pelo intraempreendedorismo, você pode melhorar muito o faturamento da empresa com um novo produto ou serviço.

Maior satisfação do cliente final

Por mais que saiam todos ganhando, o maior beneficiado é o seu público alvo, que vai ter um produto ou serviço mais completo e eficiente.

Novas oportunidades

Construir um negócio nada mais é que estar pronto para as oportunidades quando elas aparecem, e dentro de uma empresa surgem diversas oportunidades, porém, a maioria dos gestores a deixam passar pois não estão inseridos da maneira que deveria.

Porém, com o intraempreendedorismo é possível possuir olhos treinados para identificar oportunidades por todos os lados, melhorando a taxa de acerto e crescimento. Se deseja estar por dentro de como desenvolvê-lo clique aqui e veja nosso artigo sobre.