Bill Gates, é uma daquelas pessoas que dispensam apresentações, por muito tempo ele foi o homem mais rico do mundo, o bilionário e a liderança da Microsoft, que faz parte das empresas de tecnologia que mudaram o mundo, muito provavelmente o mundo seria diferente sem os impactos gerados por ele e sua empresa.
Há mais de 30 anos ele figura como uma das pessoas mais ricas do mundo na lista da Forbes, e ninguém alcança o topo e permanece por muito tempo sem que seja uma pessoa completamente fora da curva, porém, segundo o próprio, ele não possui a maior habilidade de programação, ele é apenas a pessoa correta para liderar sabendo tirar de todos o seu melhor e equilibrar os pontos fortes e fracos de cada pessoa.
Durante a sua carreira de sucesso no ramo privado, Bill disse que a máxima da gestão do futuro é que os líderes serão aqueles que conseguem capacitar todos ao seu redor. Diante de uma pessoa ímpar como Gates, é comum ficarmos completamente impressionados com a sua enorme capacidade de encontrar os melhores e capacitá-los a fim de conquistar o seu objetivo, isso é uma liderança profissional.
E com o passar do tempo, ele só provou mais e mais o quão bom gestor é, pois sob a sua liderança ele conquistou o mundo capitalista da tecnologia, e logo depois, se dedicou ao ramo da filantropia, onde já investiu bilhões com o objetivo de mudar o mundo. Pode parecer ingênuo, mas sob a liderança de Bill inúmeros objetivos foram alcançados como uma máquina que transforma excrementos em água e muitos outros.
A sua trajetória de sucesso mesmo longe do mundo corporativo tecnológico só confirma o que já era acreditado por muitos, o negócio de Gates é gerenciar pessoas no foco por um propósito.
Com isso em mente, fizemos um compilado das melhores dicas de liderança de Bill Gates.
Não se distraia com o sucesso
É muito comum vermos pessoas que chegam ao topo e logo em seguida somem, pois, é justamente pensando nisso, que Bill Gates nunca deixou que seu sucesso pesasse na hora de exercer a liderança.
Não é porque você concretizou grandes feitos que será assim sempre, o sucesso pode facilmente cegar uma pessoa, atrapalhando as decisões. Segundo palavras dele “o sucesso é um péssimo professor, induzindo pessoas inteligentes a acharem que não podem perder”.
Uma boa liderança cuida das pessoas
A filantropia e o cuidado com as pessoas sempre esteve presente na mente do bilionário. Nos dias de hoje, o pensamento de cuidar de seus colaboradores é muito presente e todos conhecem a sua necessidade.
Porém, isso sempre esteve presente no modelo de liderança de Bill, desde o século passado, segundo o pensamento dele, um bom líder é o que compreende seu papel, de fazer todos ao seu redor crescer.
Capacidade de ver além
Sob a ótica atual, em que os sistemas e aplicativos da microsoft estão presentes em mais de 90 % dos computadores pessoais do mundo, pode parecer que a trajetória foi simples, porém, a empresa foi capaz de deixar os concorrentes para trás justamente por conta da liderança de Bill que enxergava além, vendo o futuro da tecnologia.
Não lamente seus erros aprenda com eles
Esse aprendizado com o modelo de gestão da Microsoft vai de encontro com o pensamento popular de que um bom líder é aquele que não erra, o que nem de longe é verdade, ninguém é perfeito, todos estamos e sempre estaremos sujeitos a erros.
E a boa liderança é composta por aquele que procura sempre o caminho de menor risco, mas quando o erro ocorre, não passa um só segundo se lamentando por ele, na verdade aprende tudo o que há para ser aprendido e segue em frente.
Não pare de tentar melhorar
Para o gestor Bill Gates, todas as pessoas possuem muito a aprender, e o processo de crescimento e liderança exigem que você esteja o tempo todo buscando por mais e mais conhecimentos e capacitações.
Saiba como dividir por tarefas
Durante a jornada de um líder é muito comum se deparar com um enorme desafio em que não se há certeza nem como resolver ou então se é possível, para uma pessoa inexperiente quando isso acontece é sinônimo de desespero.
Mas a atitude correta a ser tomada é dividir o grande desafio em tarefas menores, dividir e separar as funções e deveres de cada uma das pessoas da sua equipe para só então decidir qual a melhor forma de realizar o que tem que ser feito com a melhor abordagem possível.
A vida não é fácil, se acostume com isso
Por último mas não menos importante, uma dica, que vindo de quem veio surte um impacto ainda maior, principalmente por causa de dois fatores, o primeiro é que ela serve para todos os aspectos da vida e o segundo é que veio do homem mais rico do mundo.
Se uma pessoa extremamente bem resolvida financeiramente está dizendo isso, é preocupante o que aguarda os “meros mortais”.
Preocupações à parte, esta é uma das dicas de liderança mais importantes que podem ser dadas, pois ela apresenta um dos maiores problemas que todas as pessoas do mundo enfrentam e já trás a solução resiliente consigo.
Pode parecer frio e insensível, mas é a verdade, a vida é dura e só nos cabe acostumar-se e seguir em frente tentando ser ainda mais duro que ela.
A liderança não é simplesmente um cargo conquistável, há muitos gestores que não possuem as habilidades para tal cargo, assim como liderados muito mais preparados, por isso, se você está em busca de se tornar um bom líder, veja o nosso artigo que contém as 10 melhores dicas para se tornar líder.