Empatia Não é Simpatia: Como Diferenciá-las e Aplicá-las No Trabalho

Empatia Não é Simpatia: Como Diferenciá-las e Aplicá-las No Trabalho

Empatia e simpatia, sem dúvidas dois dos assuntos mais importantes para o convívio em sociedade, a capacidade de se pôr no lugar do outro, e o desenvolvimento de afinidade interpessoal unido com a aproximação.

Sem dúvida alguma, essas são algumas das capacidades humanas mais importantes, pode até não parecer, mas acredite, toda a nossa sociedade é pautada nessas duas coisas. Porém, no universo do trabalho, muitas vezes são menosprezadas e deixadas de lado.

Não há como negar, muitas vezes o ambiente de trabalho é caótico, repleto de pessoas que se importam apenas consigo mesmas e seus objetivos, pois apesar de haver um ambiente colaborativo, alguns ainda não conseguem deixar de lado as suas individualidades e veem o colega de trabalho e profissão como um concorrente ou algum tipo de ameaça.

Não é raro encontrar ou se deparar com pessoas dos mais altos cargos de liderança de uma empresa reclamando com alguém ou então sobre algo, se queixando da falta de empenho, competências e muito mais.

Ou então um colaborador que está abaixo na cadeia de comando falando sobre as altas exigências, acúmulo de funções, atividades que não condizem com a profissão, curto prazo de entrega e muito mais.

Essas duas situações descritas acima são rotineiras e não é preciso procurar por muito tempo para se deparar com elas, mudando sempre os personagens, porém a exata mesma história, sendo que algumas vezes elas ocorrem em simultâneo, enquanto o colaborador reclama do chefe ele faz a mesma coisa.

Esse é um típico caso de falta de empatia ou simpatia, mas você consegue identificar qual é? 

Se você não tem a capacidade de identificar e também não sabe como resolver todo este impasse, então este artigo é perfeito para você, pois não é exagero algum afirmar que com o domínio do conhecimento de empatia e simpatia aplicadas para o trabalho a sua carreira pode mudar completamente em muito pouco tempo.

Empatia ou Simpatia?

Antes de mais nada é preciso afirmar que não há problema nenhum em não saber diferenciar ambas as palavras e as suas características, uma vez que, apesar de serem diferentes elas possuem significados semelhantes e quase sempre são empregadas como sinônimos o que deixa ainda mais complexo o seu entendimento.

Mas para desenvolvê-las é sim, necessário saber como distinguir cada uma para conseguir aplicar em seus locais de forma efetiva.

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Simpatia no Ambiente de Trabalho

O termo simpatia vem de simpatizar, ou seja, é a habilidade pessoal de participar dos sentimentos alheios, muitas das vezes ela está associada ao sentimento de pena, sem que necessariamente você saiba como é sentir o que o outro sente.

Empatia no Ambiente de Trabalho

A empatia por sua vez também está relacionada ao sentimento comum, porém, muito mais relacionada à parte intrínseca da sensação, não só participa do que o outro sente, como sabe pelo que está passando, ou seja, uma pessoa que possui empatia compreende todo o contexto do ponto de vista externo e vai ainda além, entrando no sentimento.

Ele observa, reage, entende o contexto e entra na situação como um todo.

Sendo assim, uma pessoa simpática está ao seu lado na situação, enquanto o empático está com você mesmo que não seja de sua obrigação ele está também inserido no problema.

A Importância da Empatia no Ambiente Profissional

Um estudo realizado no período pré-pandemia, revelou que cerca de 90% dos colaboradores afirmaram que estão mais propensos a permanecer em um emprego ou empresa na qual as suas lideranças são empáticas.

Apenas com essa informação já é possível notar os ganhos de se demonstrar empatia no ambiente de trabalho, fazendo assim uma retenção de talentos e também melhorando o engajamento dos demais colaboradores.

Considerando todo o significado, de forma resumida a empatia no trabalho é a capacidade de compreender a todos mesmo sob pontos de vistas distintos, respeitando suas individualidades, limitações e escolhas.

Essa característica é indispensável, pois, em um ambiente profissional as pessoas são muito distintas, com orientações, religiões e opiniões políticas completamente contrárias, mas mesmo assim precisam saber como conviver em harmonia e com respeito.

Aplicando a empatia, o trabalho passa a ser muito mais tranquilo uma vez que todos se respeitam com as diferenças, e as divergências se tornam apenas um detalhe, gerando um coletivo unido e coeso.

A prática pode ser muito diferente da parte teórica, mas ainda assim, vale a pena para um gestor ou colaborador começar a utilizar os conceitos e este conhecimento nos ambientes profissionais, uma vez que é essencial, você e sua empresa só tendem a ganhar com melhores pensamentos coletivos.

Focar em um cursos para empresas em busca de aprender coisas novas é sempre bem visto, afinal, todo conhecimento ajuda, desenvolver habilidades como esta de simpatia e empatia sabendo quais são os melhores momentos para utilizá-las pode ser o próximo grande passo de sua carreira, sabendo disso, confira este outro artigo sobre as habilidades que todo gestor deve ter.