A importância da empatia no trabalho é indiscutível, não só no trabalho, mas no cotidiano em geral. Com o individualismo crescendo exponencialmente, é sempre bom falar quão importante é a empatia, sobretudo quando falamos em trabalho.
Passamos a nossa maior parte do tempo em nossos trabalhos, e se o ambiente for complementarmente individualista, além de gerar um clima pesado para todos, isso também afetará drasticamente na produção de toda a equipe.
E se você for no caminho oposto da empatia, você está se tornando menos humano. Porque, se nos colocarmos no lugar do outro, no lugar do próximo, isso faz com que nos tornemos mais humanos do que nós somos. E fazer isso evita várias coisas, inclusive a injustiça.
Porque desenvolver a empatia no trabalho é importante
Vamos mostrar para você quais são os pontos principais da empatia; como a desenvolver; suas vantagens, e o principal, porque é importante desenvolver a empatia no trabalho. Há um enorme ganho para as pessoas que têm ou desenvolvem essa habilidade.
E a partir do momento que as pessoas na empresa começam a ter essa mesma habilidade, a empresa ganha muito; porque isso afeta o bem-estar das pessoas, consequentemente isso reflete na produção da empresa, conseguindo entregar todas as suas tarefas diárias.
Melhora as relações na empresa
Quanto mais for a empatia no trabalho, maior vai ser a interatividade entre eles, conseguindo se entender melhor, procurando mais facilmente soluções para os seus problemas.
Além, é claro, de deixar o ambiente de trabalho mais confortável para se trabalhar, porque quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos evitar discórdias e brigas desnecessárias que dividem o grupo no trabalho.
Aumento na produtividade
Quando a empatia reina no ambiente de trabalho, as pessoas começam a gostar de ficar juntas, se ajudando, e isso é visto positivamente na empresa. Ela é essencial para uma empresa que visa a produtividade. Um ambiente leve, e as pessoas se ajudando, não tem como não produzir bem.
E não é apenas a empresa que ganha, mas os próprios funcionários. Quando eles notam que a sua produção, a união da equipa faz diferença na empresa, isso causa um bem-estar imenso para aqueles colaboradores.
E também não podemos deixar de falar, que quando a empresa cresce, nesse caso, os trabalhadores crescem juntos. E tem coisa mais gratificante? Notou a importância da empatia no trabalho?
Promove a imagem da empresa
A partir do momento que a preocupação com o outro já é uma realidade na empresa, a preocupação inclina para o lado externo, em saber como as pessoas irão ter o contato com o produto, e nisso a estratégia muda, melhorando a experiência do cliente, e deixando também o seu produto e empresa mais agradável.
Criando uma confiança e respeito do seu público.
Ajuda no desenvolvimento profissional
Todo empresa tem líder ou líderes. E quando o líder tem empatia, tem essa percepção de ouvir o outro, dando espaço para a pessoa mostrar a sua ideia, ele consegue ajudar o profissional a melhorar o seu desenvolvimento na empresa. Nisso o trabalhador e a empresa ganham.
O reconhecimento no esforço de cada um é essencial para o desenvolvimento da empresa e da autoestima do grupo.
Tem várias maneiras de você desenvolver a empatia no trabalho, melhorando a si mesmo e o seu ambiente. Mostraremos a seguir como você faz isso.
Como a empatia pode ser desenvolvida
Se você tem dúvida se consegue ser uma pessoa mais empática, mostraremos a você que sim, dá para você desenvolver mais essa habilidade. Só basta ser sincero consigo mesmo, e querer mudar, se caso for preciso.
Pratique o autoconhecimento
É de suma importância a prática do autoconhecimento, porque através dela você conseguirá melhorar a sua personalidade para melhorar. Se conhecer é primordial para a gente desenvolver essa habilidade tão poderosa.
Como você vai se colocar no lugar do outro, como você vai entender o que as pessoas estão sentindo se nem mesmo você se conhece? Isso é primordial para o desenvolvimento de modo geral.
Saiba ouvir
Normalmente as pessoas mais falam que ouvem. Mas você precisa fazer o oposto, precisa ouvir mais e dizer menos. Não é atoa que você tem dois ouvidos e uma boca. É só ouvindo o outro que você conseguirá se colocar no lugar dele. Te fazendo posteriormente uma pessoa menos julgadora e mais compreensível.
E para você, essa empatia no trabalho fará enorme diferença na sua socialização com as demais pessoas.
Pontos principais da empatia
- Habilidade de colocar-se no lugar do próximo;
- Compreensão dos sentimentos alheios;
- Capacidade de compreender padrões não verbais das pessoas;
- Qualquer ato de envolvimento emocional às pessoas, ou grupos.
- Entender como o outro está se sentindo;
- Altruísmo.
Você viu haver vários benefícios em ter empatia pelas pessoas, e nós te ajudamos, com este artigo, a ver real importância da empatia no trabalho, mostrando como ela pode mudar qualitativamente o ambiente de trabalho, com pequenas ações feitas no dia a dia.
E praticar a empatia no trabalho se enquadra como uma das soft skills mais procuradas pelas empresas atualmente. E se você quer saber mais sobre essas habilidades interpessoais, clique aqui e confira nosso artigo os exemplos práticos das soft skills mais valorizadas.