Cada vez mais as empresas têm pressionado os seus colaboradores, com metas inalcançáveis que geram uma enorme sobrecarga em todas as pessoas. Como resultado temos que cada vez mais a rotina do trabalho e estudo toma conta da vida pessoal e profissional, se fazendo presente em todos os momentos.
Todas as pessoas compreendem que o trabalho é sim, importante, possuir uma fonte de renda e estabilidade permite que cada vez mais possamos conquistar o que desejamos, porém em momentos como este, se torna muito difícil conseguir conciliar toda esta situação, equilibrar vida profissional e a pessoal.
O que prejudica ambos os lados, pois são muito importantes, e como resultado, muitas vezes acabam se desenvolvendo muitos outros problemas como insônia, ansiedade, queda de produtividade e muito mais.
O ponto em questão é que ambas as vidas pessoal e profissional são faces de uma mesma moeda, e nenhuma deve invadir o espaço e importância da outra, com isso o desafio passa a ser conciliar corretamente os dois lados.
Porém, por mais que pareça uma atitude simples, conciliar a vida profissional com pessoal é um enorme desafio, visto que, é muito fácil estender as atividades hoje em dia, quando grande parte dos colaboradores trabalham de casa ou então, o acesso ao Wifi é a única barreira que impede de exercer a profissão de qualquer lugar no mundo.
O que significa equilibrar a vida pessoal e profissional?
Encontrar o ponto correto para manejar a vida dentro e fora do trabalho é o objetivo de muitas pessoas, pois ele permite que você possua uma boa qualidade de vida fora dos momentos de trabalho, e quando estiver no exercício de sua função, o seu desenvolvimento seja completo.
Se por um lado todos desejam e saber o que vão ganhar se conquistar, do outro ninguém sabe dizer ao certo o que é o equilíbrio de ambas as vidas pessoal e profissional na prática.
Isso acontece pois o equilíbrio é extremamente subjetivo, o que pode representar um ponto perfeito para um colega seu de trabalho, pode ser o extremo oposto de equilíbrio para você, cada um tem a sua rotina de trabalho, estudo, lazer e tempo com a família, por isso, não utilize os parâmetros de outra pessoa para definir a sua rotina.
A importância da vida pessoal
A vida pessoal consiste basicamente em tudo o que é feito e exercido fora do ambiente de trabalho, seja estudo, passeios, academia ou qualquer outra coisa, que não envolva a sua função.
Para ter uma vida geral equilibrada, seja pessoal ou profissional, é preciso que esta parte esteja em perfeita sincronia, como lazer, descanso, saúde, higiene e muito mais, sendo assim tudo, depende da vida pessoal, é impossível sustentar-se em uma carreira profissional duradoura e crescente se abrir mão desses pilares.
Sendo assim, se dedicar demais à vida profissional causa danos à vida pessoal e danos na vida pessoal, prejudica a vida profissional.
Como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Compreender todo este contexto é a parte simples do processo, uma vez que o grande desafio é saber como desenvolver os hábitos de nutrir uma boa vida pessoal sem que prejudique a vida profissional e vice-versa.
Compreenda-se
O primeiro passo para manter uma relação saudável entre vida pessoal e também profissional é entender, compreender a fundo a sua rotina de estudos, trabalho e vida pessoal, além de saber quais são as suas limitações.
O autoconhecimento é o início do processo de uma vida muito mais produtiva, capaz de fazer mais com menos, sendo assim, a vida profissional melhora, e sem gerar danos na vida pessoal.
Para isso, trace objetivos profissionais e conquistas pessoais, para só então determinar o tempo limite que você pode despender para cada um dos lados.
Leia mais sobre desenvolvimento profissional:
Entenda as suas prioridades
Ao identificar quais são seus objetivos e especificidades como tempo de trabalho, lazer e família, por motivos óbvios vai ser necessário que saiba como dosar cada uma dessas atividades, para que, de forma alguma, o seu desempenho seja afetado.
Saiba delegar
Por mais que toda a sua rotina como profissional e pessoa seja muito bem planejada e administrada, ainda assim, por vezes não será possível fazer tudo sozinho, em momentos como este a melhor atitude a ser tomada é saber como e para quem deverá passar suas responsabilidades, sejam profissionais ou com a família.
Tenha flexibilidade
O desenho de sua rotina e vida pessoal e profissional é para servir de guia para não haver erros desnecessários, por isso, não se puna ou pense que está fazendo algo de errado caso haja alguns momentos em que o tempo de uma tarefa entre em outra ou se atrase para algo, imprevistos sempre acontecem.
Entendendo como equilibrar a sua vida pessoal e profissional, fica claro de que também é necessário se atualizar, por isso, veja também este artigo sobre a importância de atualização profissional.