Entrevista de Emprego: Dicas para Ser Selecionado!

Antes de mais nada, você já estava quase desistindo de entregar currículos, e estava começando a pensar o que ia fazer. Pois, nunca era selecionado para participar de nenhuma entrevista de emprego. Mas de repente, o seu telefone finalmente tocou! E daí, era uma das empresas agendando a tão esperada entrevista. A pergunta é: você está preparado ou aterrorizado? 

Continue lendo o nosso artigo para aprender um pouco mais sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, quais perguntas esperar – e como responder, e também como se comportar para no fim da entrevista ser o candidato contratado! 

Por que as empresas fazem a entrevista?

As entrevistas estão entre os processos mais utilizados para selecionar funcionários em potencial. A razão para isso é que a entrevista permite que as empresas determinem se os candidatos têm a capacidade e o potencial de se destacar em suas tarefas atribuídas. Por meio do processo de entrevista, os empregadores obtêm insights valiosos sobre a ética de trabalho, valores de trabalho, traços de personalidade e competências dos candidatos. 

Além disso, as entrevistas também permitem que os empregadores descubram se os candidatos possuem as qualificações básicas para o cargo. Em última análise, os empregadores usam a entrevista como um dos principais fatores decisivos ao contratar funcionários.

A maioria das entrevistas de emprego hoje em dia incorpora algum tipo de teste de personalidade, que pode medir a inteligência emocional do candidato, habilidades analíticas e sua abertura para aprender e se adaptar a um ambiente de trabalho específico.

A avaliação do candidato para entrevista de emprego

Além de avaliar o desempenho dos candidatos durante as entrevistas de emprego, os empregadores também observam a personalidade do candidato durante a entrevista, pois ela desempenha um papel importante na decisão de contratação. 

entrevista de emprego - dicas para e como ser selecionadoEmbora as experiências e realizações de trabalho anteriores sejam de fato considerações importantes ao contratar funcionários, os empregadores também desejam contratar candidatos que se encaixem bem em seus próprios estilos de trabalho e estilos organizacionais. Isso significa que os candidatos devem mostrar interesse e compromisso em trabalhar com membros seniores de sua organização, mesmo quando estiverem sendo entrevistados para um emprego menos exigente. 

Além disso, os empregadores também procuram candidatos que possam se adaptar a ambientes de trabalho rápidos, fornecer motivação e produtividade e demonstrar fortes qualidades de liderança.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

É importante que você perceba que esse é um passo crucial em sua futura carreira. Se você não der essa etapa corretamente, pode ser a única coisa que transforma uma boa oportunidade de trabalho em uma horrível! É por isso que você deve conhecer algumas estratégias e dicas importantes sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Antes de ir para uma entrevista, é muito importante que você se prepare pelo menos um pouco. Dessa forma, você estará apto a responder qualquer pergunta do entrevistador de forma inteligente. Você também precisa ser capaz de manter uma conversa quando necessário, que é basicamente o que espera-se de você durante a entrevista. 

Cuide da sua imagem, linguagem corporal e verbal

Você precisa parecer profissional. Lembre-se de que seu empregador espera que você tenha as habilidades e o entusiasmo para realizar o trabalho.

Uma estratégia muito importante sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego é ter confiança em suas respostas. Sempre acredite no que você tem a dizer, mesmo que o entrevistador esteja duvidando de sua afirmação. Ter confiança e ser positivo certamente o ajudará no final.

Sua linguagem corporal também é uma das estratégias mais importantes sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego. Sempre mantenha contato visual com o entrevistador para mostrar que você está interessado na pergunta que está sendo feita. Se você não está confiante com sua linguagem corporal, talvez queira praticar um pouco mais e observar como os outros fazem as entrevistas. Essa é a melhor maneira de você se tornar mais confiante ao falar suas respostas.

Outra estratégia para se sair bem em uma entrevista de emprego é ter uma linguagem corporal positiva. Sempre mantenha uma postura ereta quando estiver sentado e faça as perguntas. Você também deve cumprimentar seu entrevistador com um aperto de mão firme.

Perguntas da entrevista de emprego

Uma das coisas mais importantes é estar bem preparado para as perguntas. Pois, quando um entrevistador lhe faz uma pergunta, você já precisa saber a resposta. Normalmente, serão feitas perguntas sobre você, suas experiências anteriores de trabalho, educação, etc. É muito importante que você dê respostas específicas às perguntas que lhe são feitas, para que seu empregador possa entendê-lo bem.

Outra questão importante que você deve responder bem em uma entrevista são as habilidades que você possui. Você deve falar sobre sua experiência anterior de trabalho, sua formação educacional, suas realizações, etc.

No final de sua resposta, procure enfatizar suas habilidades que se enquadram no cargo, o qual você está sendo selecionado. Esta é outra estratégia sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego, porque se seu empregador realmente gostar de suas habilidades, ele iria querer contratá-lo independentemente de sua experiência anterior de trabalho.

Não fale mal dos empregos e empregadores anteriores

Ao responder perguntas, certifique-se de se concentrar em sua resposta. Lembre-se de que você deve enfatizar o que pode trazer para a empresa. Se possível, você pode usar experiências anteriores para responder às perguntas feitas, mas certifique-se de que não esteja falando mal do seu empregador anterior, isso pode pegar muito mal e fazer com que você seja riscado da lista de possíveis candidatos. Sob hipótese alguma fale mal de outros empregadores.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

A preparação para uma entrevista de emprego envolve a preparação para as perguntas feitas. 

Aprenda as perguntas que o entrevistador costuma fazer. Você precisa estar familiarizado com as perguntas habituais que normalmente são feitas em entrevistas de emprego. Isso facilita porque te dá tempo para planejar as respostas. 

Você também pode se preparar para as perguntas comportamentais usuais que são feitas nas entrevistas. Por exemplo, você pode responder a perguntas sobre seus hobbies ou valores. Você também pode responder a perguntas relacionadas ao seu trabalho e como administrar seu tempo. 

Você deve entender que o entrevistador está procurando alguém que tenha habilidade para trabalhar com pessoas. Se você puder apresentar uma boa imagem de si mesmo, isso ajudará muito em suas chances.

Saiba os requisitos da vaga

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer quando quiser saber como se preparar para uma entrevista de emprego, é saber qual é a descrição do cargo, ou seja, os requisitos exigidos. Quando você sabe qual é a descrição do cargo, você tem uma ideia melhor de como deve se vestir e apresentar ao gerente de contratação. Muitas pessoas ficam nervosas quando se trata de usar ternos e vestidos, mas saber como se preparar para uma entrevista de emprego permitirá que você pareça um profissional. O mesmo pode ser dito para as roupas que você veste. Não importa qual seja o motivo específico da entrevista, o fato é que você deve usar roupas adequadas que retratem uma aparência profissional.

Certifique-se de dormir o suficiente antes da entrevista. Uma razão pela qual a preparação da entrevista é tão importante é que muitas vezes o entrevistador pode pedir que você venha uma ou duas horas mais cedo. Se você não dormir bem antes da entrevista, é mais provável que não consiga se concentrar e se saia bem durante a entrevista. Conseguir uma boa noite de descanso é importante para que você possa se concentrar e estar alerta no dia da entrevista.

Cadastre seu email aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos emails não caiam no SPAM. Adicione este email: edson@ninjadoexcel.com.br

Comprovação de Habilidades na entrevista

Algumas empresas têm como padrão comprovar os conhecimentos que você colocou no seu currículo durante a entrevista, portanto é necessário estar preparado! 

Se você colocou que tem conhecimentos de inglês, também pode ser que eles façam algumas perguntas em inglês para você ou que te deem uma prova escrita. Não fique muito nervoso, só foque no que precisa fazer e faça o melhor possível. 

teste de ExcelAlém disso, algumas empresas também têm adotado a prática de analisar os conhecimentos de português dos candidatos. É importante que você se preparar para encarar algumas questões da nossa língua materna. Até mesmo que isso não seja um pré-requisito de contratação, uma vez que todos nós devemos saber nos comunicar de forma assertiva e o português está extremamente relacionado a isso. 

Teste de Excel na entrevista

Se o Excel está nos pré requisitos da vaga, há grandes chances comprovarem os seus conhecimentos durante a entrevista. 

Existem algumas funções que são comumente utilizadas durante a entrevista de emprego. Para te ajudar, vou explicar aqui o que normalmente é pedido, assim você consegue estudar e se preparar para se sair bem. 

Função SE

A função SE tem o objetivo de comparar condições e trazer uma resposta lógica. Ela é utilizada, por exemplo, por quem quer saber se os preços do concorrente são maiores ou menores do que os preços que a empresa está praticando. 

Função PROCV

A função PROCV faz buscas em linhas ou intervalo dentro de uma tabela. É bem útil para por exemplo encontrar produtos dentro da tabela sem ter que ficar redigitando tudo! 

Essa também é uma das funções que mais são utilizadas nos processos seletivos das empresas

Função CONT.SE 

Essa função serve principalmente para contar um valor que está relacionado a uma condição. Você pode utiliza-la para, por exemplo, contar quantas vezes um determinado produto aparece em uma tabela ou em um intervalo. 

Função SOMASE

SOMASE é uma função muito utilizada para somar itens de um intervalo ou tabela de acordo com o critério que foi pré-estabelecido. 

Então se você tem uma tabela com um pedido e precisa saber quanto foi pedido de cada um dos itens, essa função vai te ajudar demais! 

Perceba que todas as funções que colocamos aqui são funções que tem alta empregabilidade em qualquer setor administrativo e de vendas, por isso elas são tão importantes para quem está querendo entrar no mercado de trabalho. 

Excel não é diferencial, mas sim é essencial

Uma coisa que você tem que ter em mente é que hoje em dia, o Excel não é mais um diferencial no mercado de trabalho, mas se tornou essencial. É através do Excel que você poderá automatizar uma série de procedimentos no seu dia a dia, fazendo com que seu serviço renda muito mais. 

Além disso, o Excel também diminui consideravelmente a quantidade de erros humanos que podem existir na hora de fazer tudo isso de forma manual. 

Por exemplo, se você recebe um pedido com 30 linhas de produtos, sendo que alguns produtos são repetidos. Note que ao somar tudo na mão, corre-se o risco de acabar confundindo algum número e fazendo cálculos errados. 

Isso pode resultar em um cliente insatisfeito ou em um prejuízo gigante para a empresa. Por isso, saber Excel é essencial. 

Cadastre-se hoje mesmo no nosso curso de Excel e comece a trilhar esse caminho! 

Teste de Perfil na Entrevista de Emprego

Muita gente tem medo de fazer o teste de perfil. Mas a verdade é que o teste de perfil não te torna “incapaz” de trabalhar, o que na verdade ele faz é selecionar onde você se encaixa melhor dentro daquela determinada empresa. 

Nunca será possível encontrar alguém que tenha todas as características, mas sempre é possível alocar os funcionários dentro dos setores que tenham mais a ver com o seu perfil. 

Por isso, é importantíssimo responder às questões do teste de perfil da forma mais sincera possível! 

Outro ponto importante quando o assunto são os testes de perfil é que você deve sempre se atentar em responder da forma que você realmente é e não da forma que você gostaria de ser! Isso porque muitas vezes ficamos tão apreensivos na hora de responder que acabamos por responder de forma errada, focando em exaltar alguns pontos que ainda precisam ser melhorados na nossa personalidade. 

Me conta, depois de ler esse texto, você está se sentindo mais preparado para fazer a sua entrevista de emprego e arrasar? Qual será o ponto que você acredita que terá mais dificuldades? Comente! 

Leia também sobre aprender Excel: