O que são Hard Skills e quais são os exemplos?

O que são Hard Skills e quais são os exemplos?

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e competitivo, com isso os perfis das vagas de empregos estão mudando. As hard skills estão sendo exigidas cada vez mais e você tem se preparado para isso? Você sabe o que são hard skills? É justamente sobre isso que você irá aprender através deste post.

Certamente você já ouviu falar sobre este termo, porém, se gostaria de aprender o que significa e como aumentar as suas hard skills, saiba que estamos aqui para te ajudar.

Entenda também como as empresas estão posicionadas para perceber características importantes além das soft skills , hard skills e perfis comportamentais.

Bem, os recrutadores também estão atualizando a forma de avaliação em processos seletivos para que consigam analisar com mais facilidade o perfil de cada candidato.

Sendo assim, as hard skills e soft skills são bem relevantes para o processo de recrutamento e seleção, pois definem aptidões diferentes, permitindo assim realizar uma escolha mais assertiva do candidato.

Mas afinal, o que são hard skills?

As hard skills são as habilidades técnicas que podem serem aprendidas por meio de cursos, treinamentos, experiência, workshops, dentre outros. Mas que possam serem comprovadas através de testes práticos, diplomas ou até mesmo certificações.

São bem mais fáceis de identificação, pois o candidato pode colocar em seu currículo nas áreas de qualificações, cursos, formação acadêmica ou até mesmo palavras chaves em seu perfil profissional nos sites de vagas ou redes sociais formais, como por exemplo, o linkedIn.

Porém, vale ressaltar que as hards skills tratam-se de competências bem mais fáceis de analisar e mensurar. Principalmente através de uma conversa, ou aplicação de testes práticos durante o processo de seleção.

Exemplos de hard skills

Conforme mencionamos acima, as hard skills são conhecimentos técnicos adquiridos através de algum curso técnico, formação acadêmica ou até mesmo experiência exercida em determinado cargo.

Segue alguns exemplos para que fique mais nítido para você entender:

o que é hard skill

Qual é a diferença entre as soft skills e as hard skills?

Ao contrário das soft skills que tem como objetivo mostrar aos recrutadores sobre inteligência emocional, maturidade e experiência do profissional a respeito do seu perfil comportamental. Já as hard skills conforme já mostramos, são muito mais fáceis de serem identificadas.

Em outras palavras, se o recrutador estiver buscando um candidato para uma vaga que necessita de formação acadêmica de “Ciências da Computação” por exemplo, a pessoa com esta formação deverá fornecer o seu diploma para mostrar o conhecimento técnico da área.

*Para aprender um pouco mais sobre as soft skills veja o nosso post anterior.

Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.

Receber conteúdos de Excel

Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

É muito importante que você me adicione na sua lista de contatos, para que os próximos e-mails não caiam no SPAM. Adicione este e-mail: edson@ninjadoexcel.com.br

Qual a importância das hard skills?

Tanto as soft skills quanto as hard skills são extremamente valiosos para as empresas. Principalmente quando temos um candidato combinando a experiência comportamental junto as competências técnicas de exigência de uma determinada vaga.

Quanto mais conhecimento técnico você possuir, melhor preparado você estará para o mercado de trabalho!

Como o RH de uma empresa pode ajudar seus colaboradores a desenvolverem hard skills?

É importante dizer que tanto as soft skills como as hard skills são habilidades que podem serem desenvolvidas. Justamente por isso que é muito importante que o departamento pessoal (Recursos Humanos) de uma empresa tenha um sistema de mapeamento das habilidades e faça um controle de LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento) sobre os conhecimentos técnicos e lacuna de skills de seus colaboradores internos.

Muitas empresas adotam as boas práticas e possuem como objetivo contribuírem para o crescimento profissional de seus colaboradores não somente com remunerações, mas sim através de soluções para aprimoramento de suas competências técnicas.

Quais soluções para aprimoramento uma empresa pode oferecer?

Bem, existe inúmeras formas de incentivar e capacitar profissionais dentro de uma empresa. Existe uma teoria do William A. Kahn (pai do engajamento) a qual menciona que fazer investimento em colaboradores internos é mais importante do que apenas aumento na remuneração salarial.

Profissionais mais capacitados e que estão estudando ativamente se sentem mais valorizados, fora que as empresas podem colher os benefícios possuindo profissionais atualizados e com as melhores qualificações.

RH LNT - Hards Skills

No entanto, através de programas de atualização e capacitação, financiamento ou descontos em cursos de formação acadêmica ou especializações, treinamentos corporativos, incentivo de participação de feiras de eventos e workshops, palestras educativas, palestras motivacionais e envio de material para leitura.

Quais são as hard skills que podemos te ajudar a conquistar?

Pensando em ampliar ainda mais os benefícios de saber Excel, nós temos a missão também de ajudar as pessoas e as empresas aumentarem seus valores, ou seja, com uma equipe mais produtiva e capacitada, resultando em muito mais recursos e dinamismo para realizar as atividades da empresa, gerar relatórios, criar apresentações, automatizar funções, fazer auditoria de dados e muito mais.

No entanto, nosso objetivo é capacitar as pessoas e transformarem suas vidas, pois através de nossos cursos e com sua total dedicação e empenho no aprendizado é possível que conquiste o emprego tão almejado, ou até mesmo aquela promoção. Estamos aqui para te ajudar com isso, conte conosco!

Sendo assim, dispomos de cursos de :

Curso de Excel Completo: Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este curso.

Curso de Excel Completo Ninja do Excel

E então, gostou do nosso artigo sobre as hard skills?

Se gostou, fique a vontade para compartilhar com seus amigos e colegas de trabalho. Caso tenha dúvidas ou sugestões, basta deixar nos comentários.

Ótimos estudos.

Mais Posts sobre Desenvolvimento Profissional: