Como Excluir Linhas em Branco no Excel

Como Excluir Linhas em Branco no Excel

Dentro do Microsoft Excel, a organização de dados é fundamental para a eficiência e clareza das planilhas. Uma questão que frequentemente surge para quem está começando a explorar essa ferramenta é como lidar com as linhas em branco que podem atrapalhar a visualização e a análise dos dados.

Além disso, neste tutorial ensinaremos maneiras interessantes de “Como Excluir Linhas em Branco no Excel”, oferecendo soluções simples e acessíveis para usuários de nível básico.

Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:

Faça Download da planilha abaixo.

Autorizo a coleta e o tratamento dos meus dados para envio de material, inclusive publicidade, e adequação de minha experiência sobre produtos e/ou serviços da NINJA DO EXCEL, conforme informações prestadas AQUI


Como Excluir Linhas em Branco no Excel

Ferramenta “IR PARA ESPECIAL”

Primeiramente, note que o recurso “Ir para especial” nos permite excluir linhas em branco específicas de uma tabela.

Sendo assim, selecione a tabela específica, entre na guia Página inicial >> Localizar e selecionar >> Ir para especial:

Linhas em Branco no Excel, ir especial

Marque “Em branco” e pressione OK:

Linhas em Branco no Excel, em branco

Em seguida, por gentileza, acesse novamente a Página inicial, clique em Excluir >> Excluir linhas da planilha:

Linhas em Branco no Excel,excluir linha

Veja o resultado:

Linhas em Branco no Excel, resultado excluir linhas

Ferramenta Filtro

Usando um filtro aplicado em uma tabela, também é possível excluir linhas vazias.

Note que inicialmente, criaremos uma nova coluna ao lado da nossa tabela, essa coluna se chamará “Condição” e dentro dela haverá a seguinte fórmula:

=SE(CONTAR.VAZIO(A2:C2)=3;1;0)

Linhas em Branco no Excel, fórmula

Essa fórmula que estamos vendo na célula D2, conta todas as linhas vazias e se a contagem for um total de 3 células, então o valor 1 é posto como verdadeiro, caso ao contrário será falso 0.

Mas, se a contagem de células vazias em uma linha, tiver o mesmo número de colunas, então o valor 1 será incluso.

Logo, após confirmar a fórmula e arrasta a alça de preenchimento para baixo.

Clique em cima do filtro referente a coluna “Condição” e marque apenas o número 0 e pressione Ok:

Linhas em Branco no Excel, filtro

Confira o resultado:

Linhas em Branco no Excel, resultado filtro

Excluir Células em Branco ou Linhas Separadas em uma Planilha do Excel (Linhas ou Células Alternadas)

É bem comum existirem células em branco em meio a uma tabela. Além disso, esse tipo de problema pode ser resolvido facilmente usando novamente a ferramenta “Ir Especial”.

Primeiramente, selecione a tabela correspondente e clique novamente em “Ir para especial”. Dentro da janela, marque a opção “Em branco” e pressione OK:

Linhas em Branco no Excel, selecionar tabela

Logo após, entre novamente na opção “Excluir” e selecione “Excluir linhas da planilha”:

Linhas em Branco no Excel,excluir linha

Veja o resultado:

Linhas em Branco no Excel, resultado excluir células separadas

Atalho Para Excluir Linhas em Branco na Tabela

Só podemos usar esses atalhos, caso cliquemos na opção “Ir para especial” e selecionar as linhas ou células em branco, ou selecionar manualmente as linhas em branco.

Na tabela seguinte, selecionamos todas as linhas em branco. ( Clique com o botão direito do mouse no número da linha do Excel, para selecionar toda a linha )

Linhas em Branco no Excel, resultado excluir células separadas

Depois pressione CTRL e tecla ( – ).

Confira o resultado:

Linhas em Branco no Excel, resultado tecla de atalho

Como Filtrar e Excluir no Excel

Se você filtrar uma série de linhas em branco em uma tabela, é possível selecionar e excluir apenas as linhas em branco.

Caso você esteja acompanhando nosso tutorial desde o início, você já deve ter se deparado com a fórmula aplicada na coluna “Condição”:

Linhas em Branco no Excel, fórmula exemplo

Com base nessa fórmula, conseguiremos exibir somente as linhas em branco e depois exclui-las.

Para aplicar o filtro, selecione o último título da tabela e pressione as teclas CTRL + SHIFT + L.

Acessando o filtro da coluna “Condição”, marque apenas o número 1:

Linhas em Branco no Excel, filtro número 1

Em seguida, selecione todas as linhas filtradas da tabela referente, clique na guia Página inicial >> Excluir >> Excluir linhas da planilha:

Linhas em Branco no Excel, selecionar linhas filtradas

Entre novamente no filtro e marque o número 0 e pressione OK:

Fazendo a classificação, opção 0.

Por fim, vejamos o resultado:

Linhas em Branco no Excel, resultado filtro e seleção

Como excluir uma página em branco no Excel

Para começar, selecione a aba a ser excluída:

Linhas em Branco no Excel, aba

Logo, entre na guia Página inicial >> Excluir >> Excluir planilha:

Linhas em Branco no Excel, excluir planilha

E toda a folha ou aba selecionada no momento, será eliminada do seu arquivo do Excel.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: