Como Fazer Classificação Personalizada no Excel

Como Fazer Classificação Personalizada no Excel

Antes de mais nada, através de nosso tutorial de hoje, você aprenderá de forma prática e objetiva como criar classificação personalizada no Excel. Nesta aula teremos conteúdo em vídeo, assim como o passo a passo descrito.

Além disso, esta aula veio de uma pergunta de um seguidor muito especial aqui do canal Ninja do Excel. Basicamente, o aluno precisa classificar uma sequência de dados no Excel, porém é preciso que a ordem da classificação seja feita de forma personalizada, ou seja, os dados precisam ser classificados de uma ordem onde o usuário prioriza.

  • Exemplo: Se você precisa classificar os dados sempre por ordem de filial, porém não quer que seja em ordem alfabética, mas que sempre seja a filial SP primeiro, RJ segundo, BA terceiro e assim por diante.

Mas você sabia que o Excel já traz essa funcionalidade nativa? Que é a opção de criar lista personalizada na hora da classificação. Aprenda através de nossa aula abaixo:


Como Fazer Classificação Personalizada no Excel

Primeiramente, lembre-se de que o nosso dever aqui é classificarmos essa tabela na ordem personalizada referente a cada “Filial” definida:

Classificação Personalizada no Excel

Sendo assim, essa ordem de classificação deve ser feita pelo próprio usuário.

Portanto, agora selecionaremos os dados da seguinte tabela:

Classificação Personalizada no Excel, selecionar tabela

Logo após selecionarmos, clique na guia Página inicial >> Classificar e Filtrar >> Classificação Personalizada…:

Classificação Personalizada no Excel, classificar

Na janela de classificação, clique na seta e selecione a coluna “Filial”:

Classificação Personalizada no Excel, filial

E em seguida, no campo “Ordem“, selecione então a opção “Lista personalizada“:

Classificação Personalizada no Excel, ordem

Nessa janela abaixo, dentro do campo “Entradas da lista“, informe como os dados serão classificados, isso é, em que ordem essa classificação deve ser feita.

Ao inserir a ordem, clique no botão “Adicionar” e pressione “OK” para confirmar:

Classificação Personalizada no Excel, adicionar lista

Entretanto, voltando a janela de classificação, no campo “Ordem“, selecione a ordem em que foi adicionada e pressione “OK“:

aprender trabalhar com dados excel

Agora, veja o resultado:

curso de excel


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: