Como Organizar Base de E-mails no Excel

Como Organizar Base de E-mails no Excel

Através do tutorial prático de hoje, você aprenderá como organizar uma base de e-mails através do Excel. Provavelmente algum de vocês já recebeu ou extraiu alguma base com vários e-mails desorganizados, com símbolos e desconfigurados, nos quais precisava marcar alguma reunião, ou enviar alguns e-mails a esses endereços, conforme o exemplo:

Como Organizar Base de E-mails no Excel
Lista de E-mails

Nesse resumo, aprenderemos como separar esses endereços de e-mails de forma simples, sem precisar alterar um por um manualmente, realizando tudo automaticamente com a ajuda do Excel.

Como Dividir Texto em Colunas no Excel:

Antes de mais nada, você irá copiar todo esse texto com esses endereços de e-mail e colar no Excel com CTRL + SHIFT + V.

Observe, então que nas informações que você colocou no Excel tem o nome da pessoa, sinal de menor (<), o e-mail da pessoa, um sinal de maior (>) e um ponto e vírgula ( ; ), repare que esse padrão repete em todos os outros.

Portanto, é entendido que o delimitador é o ponto e vírgula ( ; ) e o espaço (  ), com isso, podemos utilizar a função DIVIDIR TEXTO, dessa forma:

=DIVIDIRTEXTO(, na primeira opção a função pede o texto, você seleciona o texto que você quer arrumar, entre aspas coloque o delimitador, no caso o ponto e vírgula ( ; ) e o espaço (  ).

Como Organizar Base de E-mails no Excel
Função Dividir Texto
Dvidindo Etapas para Organizar Base de E-mails no Excel
Etapas Divididas

 

Obs.: Lembrando que sempre que colocar textos em meios das funções, é obrigatório o uso de aspas.

Como Transformar Colunas em Linhas:

Após dividir os textos e colunas, precisamos transformá-las em linhas, com essa função, eu irei pegar tudo que está em linhas e transformar em colunas, para isso, aplicaremos a função TRANSPOR antes da função DIVIDIRTEXTO e fechar os parênteses.

Função Transpor
Aplicação da Função Transpor

Como Extrair Partes de Um Texto no Excel:

Primeiramente, para retirar os e-mails DEPOIS do sinal de MENOR (<), precisamos utilizar a função TEXTODEPOIS, no caso, colocar a função =TEXTODEPOIS( antes da função TRANSPOR, e no final da função colocar entre aspas o símbolo de menor, desta forma “<”.

Função Texto Depois
Função TEXTODEPOIS
Base de E-mails com aplicação da Função TEXTODEPOIS
Aplicação da Função TEXTODEPOIS

Agora, para retirar as informações ANTES do símbolo de MAIOR (>), precisamos utilizar a função TEXTOANTES, no caso, colocar a função =TEXTOANTES( antes da função TEXTODEPOIS, e no final da função colocar entre aspas o símbolo de maior, desta forma “>”.

Função TextoAntes
Aplicação da Função TextoDepois

Como Criar uma Reunião no Microsoft Teams:

Após ajeitar todos esses e-mails, para conseguir levá-los até o Teams. Note que é só copiar com CTRL + C, ir até o Teams, clicar na aba CALENDÁRIO no canto esquerdo da tela.

Posteriormente, em NOVA REUNIÃO, que irá aparecer a aba para você fazer as edições, com isso vá até a opção ADICIONAR TÍTULO e informe o assunto da sua reunião. Colando com CTRL + V os endereços de e-mail na aba PARTICIPANTES, definir DATA e HORA nos campos indicados e depois ENVIAR  a reunião no canto superior direito da tela:

Como Criar Reunião no Teams

 


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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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