Recurso Oculto no PROCX do Excel 🤫

O recurso oculto no PROCX do Excel é uma funcionalidade poderosa que muitos usuários ainda não conhecem ou utilizam de forma completa. Embora a função PROCX seja amplamente reconhecida como uma excelente ferramenta de busca, ela possui um recurso pouco explorado que pode simplificar ainda mais a manipulação de dados no Excel.

Afinal, com esse recurso, você realize buscas avançadas de maneira mais eficiente, especialmente quando se trabalha com grandes volumes de dados ou necessita de maior flexibilidade em suas fórmulas.

Portanto, neste artigo, vamos explorar como esse recurso oculto pode ser utilizado para melhorar seu desempenho no Excel e otimizar suas planilhas.

Vamos lá!

Base de Dados – Recurso Oculto no PROCX do Excel

Função PROCX no Excel

Antes de mais nada, temos uma planilha de férias no Excel, no qual, quando eu escolher o código do funcionário na coluna de ID, automaticamente, seus dados serão incluídos na tabela:

Planilha de Férias no Excel
Planilha de Férias no Excel

Veja ainda que, as informações que eu preciso, estão disponíveis em outra tabela com o cadastro dos funcionários:

Planilha de Cadastro de Funcionários no Excel
Planilha de Cadastro de Funcionários no Excel

Para isso, vamos usar a função PROCX.

Sendo assim, aplique a função PROCX na célula ao lado do ID, selecione o código em B5, depois, selecione os códigos da planilha de cadastro dos funcionários e fixe com F4:

=PROCX(B5;’Cadastro de Funcionários’!$B$4:$B$33;

Aplicação da Função PROCX no Excel
Aplicação da Função PROCX no Excel

Posteriormente, selecione as colunas de nome, cargo, departamento e sexo da mesma planilha de cadastro e fixe eles com F4:

=PROCX(B5;’Cadastro de Funcionários’!$B$4:$B$33;

‘Cadastro de Funcionários’!$C$4:$F$33)

Aplicação da Função PROCX no Excel
Aplicação da Função PROCX no Excel

Então, ao clicar com o ENTER do teclado, temos o resultado abaixo:

Resultado da Função PROCX no Excel
Resultado da Função PROCX no Excel

Como Copiar Sem Perder a Formatação no Excel

No entanto, ao arrastar a fórmula do PROCX para as demais células, teremos o erro abaixo:

Resultado da Função PROCX no Excel
Resultado da Função PROCX no Excel

Para isso, após a seleção de dados da função PROCX, coloque o ponto e vírgula e aspas duplas.

=PROCX(B5;’Cadastro de Funcionários’!$B$4:$B$33;

‘Cadastro de Funcionários’!$C$4:$F$33;””)

Assim, ao arrastar a função, teremos o resultado:

Resultado da Função PROCX no Excel
Resultado da Função PROCX no Excel

Portanto, com as dicas acima, você será capaz de usar a função PROCX de maneira correta e aproveitando todos os seus recursos.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Proteger Arquivos de Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: