Um banco de horas refere-se a um controle das horas trabalhadas pelos colaboradores, permitindo que, tanto empregado quanto empregador, faça uma análise de horas extras trabalhadas e como elas serão pagas, com folga, acrescido no salário ou redução de carga horária, por exemplo.
Além disso, esse sistema de controle de horas tem o intuito garantir uma gestão mais eficiente do tempo e das horas trabalhadas, onde, o Excel pode ser uma ferramenta essencial para esse controle.
Sendo assim, você aprenderá através deste tutorial como calcular o banco de horas do Excel e controlar suas horas com esta ferramenta.
Faça o Download da base de dados para praticar o que está sendo ensinado aqui:
Aprenda Como Criar um Banco de Hora no Excel:
Antes de mais nada, imagine que você é responsável pelo RH de uma empresa pequena de manutenção predial e precisa fazer o banco de horas dos colaboradores através do Excel.
Mas, sua maior dúvida é como irá realizar os cálculos corretamente.
Vamos ver:
Sendo assim, repare que na nossa base de dados contém as horas trabalhadas pelo colaborador e alguns dados fundamentais, como a função, o mês, o horário padrão de trabalho, a tolerância de atrasos e entre outros.
Agora, precisamos saber como calcular as horas trabalhadas.
Para isso, você irá fazer uma conta simples, onde o valor de saída (G6), será subtraído pelo retorno do almoço (F6), somado a saída para o almoço (E6) e subtraído novamente pela entrada (D6).
Desta forma:
=G6-F6+E6-D6
Chegando a esse resultado:
Podendo replicar para as demais células:
Já, para o cálculo de horas extras, podemos seguir da seguinte forma:
Vá até a coluna de horas extras, aplique a função SE. Em seguida, selecione as horas trabalhadas (H6) e informe que se esse valor for maior (>) que o padrão estabelecido (E2) (trave a célula com F4), ocorreu horas extras.
Contudo, para isso, aplique a função do valor absoluto (ABS), horas trabalhas (H6) subtraído pelo valor do padrão estabelecidos (E2) (trave a célula com F4), depois coloque o 0 para a função lhe apresentar as horas extras adquiridas.
=SE(H6>$E$2;ABS(H6-$E$2);0)
Veja o resultado nas demais células:
Agora, para calcularmos as horas devedoras do colaborador, precisamos seguir a seguinte sequência:
Posteriormente, vá até a coluna de horas devedoras e aplique a função SE. Logo após, selecione o padrão estabelecido (H6) (trave a célula com F4), e subtraía pela hora trabalhada (H6).
E que se esse valor for maior que a tolerância (G2) (trave a célula com F4), a função terá que subtrair a hora padrão (H6) (trave a célula com F4) pela hora trabalhada (H6), depois, coloque o 0 para a função lhe apresentar as horas devedoras.
=SE(($E$2-H6)>$G$2;$E$2-H6;0)
Chegando ao resultado abaixo:
No final das horas extras e horas devedoras, podemos chegar soma deles:
Utilizando o Excel e suas funções a seu favor, é possível realizar um controle das horas dos colaboradores, permitindo uma análise rápida e fácil do seu banco de horas, semanal e/ou mensal.
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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!