Como Calcular Banco de Horas no Excel

Como Calcular Banco de Horas no Excel

Um banco de horas refere-se a um controle das horas trabalhadas pelos colaboradores, permitindo que, tanto empregado quanto empregador, faça uma análise de horas extras trabalhadas e como elas serão pagas, com folga, acrescido no salário ou redução de carga horária, por exemplo.

Além disso, esse sistema de controle de horas tem o intuito garantir uma gestão mais eficiente do tempo e das horas trabalhadas, onde, o Excel pode ser uma ferramenta essencial para esse controle.

Sendo assim, você aprenderá através deste tutorial como calcular o banco de horas do Excel e controlar suas horas com esta ferramenta.

Faça o Download da base de dados para praticar o que está sendo ensinado aqui:

Faça Download da planilha abaixo.

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Aprenda Como Criar um Banco de Hora no Excel:

Antes de mais nada, imagine que você é responsável pelo RH de uma empresa pequena de manutenção predial e precisa fazer o banco de horas dos colaboradores através do Excel.

Mas, sua maior dúvida é como irá realizar os cálculos corretamente.

Vamos ver:

Base de Dados para Banco de Horas
Base de Dados para Banco de Horas

Sendo assim, repare que na nossa base de dados contém as horas trabalhadas pelo colaborador e alguns dados fundamentais, como a função, o mês, o horário padrão de trabalho, a tolerância de atrasos e entre outros.

Agora, precisamos saber como calcular as horas trabalhadas.

Para isso, você irá fazer uma conta simples, onde o valor de saída (G6), será subtraído pelo retorno do almoço (F6), somado a saída para o almoço (E6) e subtraído novamente pela entrada (D6).

Desta forma:

=G6-F6+E6-D6

Calculo de Horas Trabalhadas no Banco de Horas no Excel
Calculo de Horas Trabalhadas no Banco de Horas no Excel

Chegando a esse resultado:

 Resultado no Cálculo de Horas Trabalhadas no Excel
Resultado no Cálculo de Horas Trabalhadas no Excel

Podendo replicar para as demais células:

Resultado no Cálculo de Horas Trabalhadas no Excel
Resultado no Cálculo de Horas Trabalhadas no Excel

Já, para o cálculo de horas extras, podemos seguir da seguinte forma:

Vá até a coluna de horas extras, aplique a função SE. Em seguida, selecione as horas trabalhadas (H6) e informe que se esse valor for maior (>) que o padrão estabelecido (E2) (trave a célula com F4), ocorreu horas extras.

Contudo, para isso, aplique a função do valor absoluto (ABS), horas trabalhas (H6) subtraído pelo valor do padrão estabelecidos (E2) (trave a célula com F4), depois coloque o 0 para a função lhe apresentar as horas extras adquiridas.

=SE(H6>$E$2;ABS(H6-$E$2);0)

Calculando o Valor de Horas Extras do SE no Excel
Calculando o Valor de Horas Extras do SE no Excel

Veja o resultado nas demais células:

Resultado do Valor de Horas Extras do SE no Excel
Resultado do Valor de Horas Extras do SE no Excel

Agora, para calcularmos as horas devedoras do colaborador, precisamos seguir a seguinte sequência:

Posteriormente, vá até a coluna de horas devedoras e aplique a função SE. Logo após, selecione o padrão estabelecido (H6) (trave a célula com F4), e subtraía pela hora trabalhada (H6).

E que se esse valor for maior que a tolerância (G2) (trave a célula com F4), a função terá que subtrair a hora padrão (H6) (trave a célula com F4) pela hora trabalhada (H6), depois, coloque o 0 para a função lhe apresentar as horas devedoras.

=SE(($E$2-H6)>$G$2;$E$2-H6;0)

Calculando o Valor de Horas Devedoras com SE no Excel
Calculando o Valor de Horas Devedoras com SE no Excel

Chegando ao resultado abaixo:

Resultado do Cálculo do Valor de Horas Devedoras com SE no Excel
Resultado do Cálculo do Valor de Horas Devedoras com SE no Excel

No final das horas extras e horas devedoras, podemos chegar soma deles:

Resultado dos Cálculos das Horas no Banco de Horas no Excel
Resultado dos Cálculos das Horas no Banco de Horas no Excel

Utilizando o Excel e suas funções a seu favor, é possível realizar um controle das horas dos colaboradores, permitindo uma análise rápida e fácil do seu banco de horas, semanal e/ou mensal.

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Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

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