Como DESOCULTAR Colunas no Excel

Como DESOCULTAR Colunas no Excel

Se você já se deparou com uma planilha no Excel onde algumas informações parecem ter desaparecido no limbo das colunas ocultas, não se preocupe – você não está sozinho!

A habilidade de desocultar colunas é fundamental para qualquer pessoa que trabalhe com planilhas, e é exatamente isso que desvendaremos neste guia.

Desde os conceitos básicos até truques mais avançados, exploraremos como desocultar colunas específicas e até mesmo todas as colunas em suas planilhas do Excel.

Sendo assim, prepare-se para ganhar controle total sobre seus dados e dar um passo importante em direção à maestria do Excel.


Como Desocultar Colunas no Excel

Ocultar colunas

Primeiramente, note que para ocultar colunas, deve-se clicar com o botão direito do mouse em cima da letra da coluna selecionar “Ocultar”:

Desocultar Colunas no Excel

Ocultar um Conjunto de Colunas

Se for um conjunto de colunas a serem ocultadas, segure a tecla SHIFT e clique na coluna inicial e depois na final.

Isso permitirá que um conjunto de colunas sejam selecionadas e depois ocultas:

Desocultar Colunas no Excel, conjunto de colunas

Ocultar Colunas Separadas

Esse procedimento pode ser feito facilmente segurando a tecla CTRL e selecionando separadamente cada coluna e depois clicando em “Ocultar”:

Desocultar Colunas no Excel, colunas separadas

Reexibir Colunas Ocultas

Para reexibir as colunas ocultas, posicione o cursor do mouse nas bordas da coluna oculta, até ele obter essa aparência:

Desocultar Colunas no Excel, reexibir

Logo após, clique com o botão direito do mouse e selecione “Reexibir”:

Desocultar Colunas no Excel, reexibir, colunas

Reexibir Todas as Colunas Ocultas

Clique entãnessa seta localizada no canto superior esquerdo do Excel, para selecionar todas as células da planilha:

Desocultar Colunas no Excel, seta

Em seguida, clique em qualquer coluna com o botão direito do mouse e selecione “Re-exibir”.

Agora, você deve estar se perguntando, como ocultar ou reexibir linhas.

Se você aprendeu os mesmos procedimentos que realizamos com as colunas, então o processo com as linhas é praticamente a mesma coisa.

No exemplo a seguir, selecionamos algumas linhas do Excel:

Desocultar Colunas no Excel, linhas

Para selecionar, posicione o cursor do mouse em cima do número da linha e clique em cima dele.

Logo depois é só clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Ocultar”.

Portanto, para as linhas serem reexibidas, posicione o cursor do mouse nas bordas da linha oculta, clique com o botão direito do mouse e selecione “Re-exibir”:

Desocultar Colunas no Excel, bordas

Reexibir Todas as Linhas Ocultas

Para que todas as linhas ocultas sejam reexibidas, clique novamente na seta localizada no canto superior esquerdo da planilha:

Desocultar Colunas no Excel, seta

Em seguida, clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer número da linha e selecione “Reexibir”:

Desocultar Colunas no Excel, reexibir linhas

Atalhos para Ocultar ou Reexibir Linhas e Colunas no Excel

A) Para ocultar linhas:

  1. Selecione as linhas que deseja ocultar.
  2. Pressione Ctrl + 9 (Windows) ou Cmd + 9 (Mac).

B) Para exibir linhas ocultas:

  1. Selecione as linhas adjacentes às linhas ocultas.
  2. Pressione Ctrl + Shift + 9 (Windows) ou Cmd + Shift + 9 (Mac).

C) Para ocultar colunas:

  1. Selecione as colunas que deseja ocultar.
  2. Pressione Ctrl + 0 (Windows) ou Cmd + 0 (Mac).

D) Para exibir colunas ocultas:

  1. Selecione as colunas adjacentes às colunas ocultas.
  2. Pressione Ctrl + Shift  "+" (Windows) ou Cmd + Shift + 0 (Mac).

Lembre-se de que esses atalhos funcionam quando você está trabalhando com planilhas no Excel. Certifique-se de que as células que você deseja ocultar estejam selecionadas antes de usar os atalhos.

Como Reexibir Todas as Linhas e Colunas Ocultas No Excel

O método mais rápido e eficaz de proceder com essa questão, é usando o VBA.

Esse código que estamos oferecendo logo a seguir, consegue reexibir todas as linhas e colunas ocultas do Excel:

Sub ReexibirLinhasColunasOcultas()
Dim ws As Worksheet
Dim rng As Range

‘ Defina a planilha ativa (ou escolha uma planilha específica)
Set ws = ActiveSheet

‘ Defina o intervalo de células em toda a planilha
Set rng = ws.Cells

‘ Mostrar todas as linhas e colunas ocultas
rng.EntireRow.Hidden = False
rng.EntireColumn.Hidden = False

End Sub

Posteriormente, Copie o código e cole dentro do VBA:

Desocultar Colunas no Excel, VBA

Por fim, pressione a tecla F5 dentro do VBA e confira o resultado na sua planilha.


Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel CompletoCURSO DE EXCEL COMPLETO

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel: