A regra de três é um método matemático que usamos para encontrar valores desconhecidos quando estamos trabalhando com grandezas sejam estas diretas ou inversamente proporcionais.
Fazer regra de 3 é algo que deixa muita gente triste e preocupada. Mas, entenda que é muito mais fácil encontrar o resultado do que você imagina. Principalmente se você fizer Regra de 3 no Excel.
Baixe a planilha para praticar o que foi ensinado neste tutorial:
Para começar, o que é regra de 3 (regra de três)?
É um processo prático que usamos para resolver problemas ou situações em que existem 4 valores, no entanto, só conhecemos três deles. Assim, usamos a regra de 3 para encontrar o quarto valor.
Qual a Importância da Regra de 3?
Se você dominar este recurso chamado regra de 3, tanto em seu modelo simples como no composto, ele te ajudará bastante a resolver diversas situações na vida cotidiana e na vida profissional.
Você poderá ver isso nos exemplos abaixo onde buscaríamos seguindo mostrar situação em que o dia onde você realmente poderá fazer a aplicação deste conteúdo necessitando tão somente fazer as ações necessárias para o seu dia a dia.
Regra de 3 no Excel – Diretamente Proporcional
Vamos ao primeiro exemplo:
Olívia comprou 3 taças e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 6 taças do mesmo tipo e preço?
Para realizar este cálculo a mão, você teria que fazer isto:
No entanto, no Excel você precisará fazer somente isto: multiplicar a quantidade desejada (6), pelo valor total (R$ 120,00) da compra das 3 taças.
Assim:
Veja:
Então, quanto Olívia pagaria pelas 6 taças?
Isso mesmo. R$ 240,00.
Cadastre seu e-mail aqui no blog para receber em primeira mão todas as novidades, posts e videoaulas que postarmos.
Receber conteúdos de Excel
Preencha abaixo para receber conteúdos avançados de Excel.
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Regra de Três – Inversamente Proporcional
Outro cálculo e super fácil e rápido no Excel.
Você tem uma equipe de funcionários que trabalhando 8 horas por dia, realizou determinada obra em 20 dias. Se o número de horas de serviço for reduzido para 5 horas por dia, em quantos dias sua equipe concluiria o serviço?
Na mão ficaria assim:
No Excel você multiplica as horas trabalhadas (8) pela quantidade de dias trabalhados (20) e divide pelas supostas horas que seriam trabalhadas (5).
Assim:
Veja:
Responda: em quantos dias a obra seria concluída?
Gostou?
Deixe sua opinião nos comentários.
Agora é com você. Quer se aprofundar ainda mais no Excel? Confira os nossos e aprenda Excel do Básico ao Avançado