Como Fazer Soma com Critérios no Excel

Fazer somas com critérios no Excel é uma das tarefas mais úteis para quem trabalha com análise de dados.

Portanto, com a função SOMASE e sua versão mais avançada SOMASES, é possível somar valores com base em uma ou mais condições específicas.

Afinal, esse recurso é ideal para relatórios, controle de vendas, análises financeiras, entre outros, trazendo mais precisão e automação para suas planilhas.

Vamos lá!

BASE DE DADOS

SOMASE no Excel

Observe que, temos uma tabela para o registro de estoque de suplementos no Excel:

Tabela com o Registro de Estoque no Excel
Tabela com o Registro de Estoque no Excel

No caso, gostaríamos de somar todos os produtos da categoria de BCAA dentro da tabela.

Para isso, vamos utilizar a função SOMASE, no qual é responsável por somar valores de acordo com um critério estabelecido.

Sendo assim, aplique a função SOMASE, selecione a coluna de Categoria, coloque o critério de soma e selecione a quantidade em estoque na coluna G:

=SOMASE(C2:C78; “BCAA”; G2:G78)

Aplicando a Função SOMASE no Excel
Aplicando a Função SOMASE no Excel

Com isso, ao clicar em ENTER, temos o total de produtos da categoria BCAA em estoque:

Resultado da Função SOMASE no Excel
Resultado da Função SOMASE no Excel

SOMASES no Excel

No entanto, quando for necessário somar valores com mais de um critério, você pode utilizar a função SOMASES.

Por exemplo, gostaríamos de somar o estoque do produto BCAA da marca Universal.

Sendo assim, aplique a função SOMASE, selecione as colunas de Estoque e Categoria.

Depois, informe qual categorias, selecione a coluna de Marca e informe a marca desejada:

=SOMASES(G2:G78; C2:C78; “BCAA”; D2:D78; “Universal”)

Aplicando a Função SOMASES no Excel
Aplicando a Função SOMASES no Excel

Assim, ao clicar em ENTER, temos o total desejado:

Resultado da Função SOMASES no Excel
Resultado da Função SOMASES no Excel

Portanto, com as dicas acima, você saberá somar valores de acordo com critérios estabelecidos.

Curso de Excel Completo: Do Básico ao Avançado.

Quer aprender Excel do Básico ao Avançado, passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.

Resolvendo Problemas Comuns no Excel

Por fim, deixe seu comentário sobre se gostou deste post tutorial e se você irá usar essas técnicas em suas planilhas de Excel. E você também pode enviar a sua sugestão para os próximos posts. Até breve!

Artigos Relacionados ao Excel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *